Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro com respiração ofegante, o que fazer?

Cachorro com respiração ofegante, o que fazer?

Meu cachorro as vezes volta do passeio ou qualquer atividade com a respiração bem ofegante, o que pode ser e o que devo fazer caso isso ocorra?

A respiração de seu cachorro pode revelar muito sobre o animal, por isso é importante ficar sempre atento ao comportamento do seu amigo canino. A respiração ofegante, por exemplo, pode ser porque o cão está com calor, ou porque acabou de fazer alguma atividade física, entretanto, pode indicar também alguém problema sério que precisa ser verificado o quanto antes.

Dor ou até mesmo falta de oxigênio, podem fazer com que o cão fique com a respiração mais ofegante, por isso não podemos ignorar de forma alguma este sinal.

A taxa de respiração de um cachorro varia de 12 a 20 vezes a cada minuto e basta contarmos para ver se está nesta média, mas um olhar mais atento identifica facilmente a respiração ofegante de um cachorro e neste caso, um veterinário deve ser consultado imediatamente.

cachorro-ofegante

A dor é um dos principais motivos que levam o cão a ficar respirando de forma bem mais rápida que o normal. Como o cão não sabe reclamar de alguma dor, ela pode acabar passando despercebida, mas a respiração ofegante é um aviso de que o animal está sofrendo e precisa de nossa atenção e cuidado.

Quando notar que seu pet está respirando rapidamente, verifique pelo corpo do animal se ele tem algum machucado, lesão, ou objeto que está em seu corpo, incomodando ou machucando. A boca e nariz também devem ser verificados, assim como os olhos, analisando se há algum ferimento nestas regiões.

Em seguida, apalpe a região do abdome, bem devagar e observe a reação do cão. Caso ele se afaste, é porque sentiu dor e neste caso é um problema interno.

Outra forma de verificar se o cão está machucado é fazendo com que ele ande um pouco e neste momento você vai observar se ele está mancando. Você também pode brincar com o animal, jogando uma bolinha para ele apanhar e fique observando se ele está se movimentando de forma natural, ou se tem algum movimento que ele apresente alguma dificuldade.

Mas a respiração ofegante de um cachorro pode ser também, sinal de um problema cardíaco. Quando o coração não bombeia sangue suficiente para o corpo, o pulmão acaba levando menos oxigênio para os demais órgãos e o cão acaba respirando de forma mais rápida, involuntariamente.

Se o cão não está machucado, não estava brincando, não está com calor e mesmo estando deitado, ele fica ofegante, com as gengivas mais pálidas, a causa mais provável é a falta de oxigênio.

Você deve levar seu amigo canino a um veterinário o mais rápido possível, para que todos os exames sejam feitos.

Um cachorro com respiração ofegante e que fica tremendo, pode ser sinal de alguma infecção respiratória ou uma pneumonia, que causam a falta de oxigênio no organismo do animal. No caso de infecções, pode ser constatada também a presença de febre, tosse e até espirros. Quando é uma infecção mais grave, ela acaba indo parar nos pulmões e aí surge a pneumonia.

Como vemos, a respiração ofegante de um cachorro pode ser sinal de cansaço, calor, ou algo mais sério, então fique sempre muito atento e em caso de alguma suspeita, leve o animal a um veterinário.

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro ou Gato Envenenado por Chumbinho, O que Fazer?

Ler próxima

Cachorro pode comer manga, melão e melancia?

Deixe um comentário

13 + dez =

nailda
meu cachorro puldo era bastante bricalhao, alegre após tomar a vitamina nutrifull dog .Ele não brinca mais ,fica pelo canto e com a respiração ofegante. Será que foi essa vitamina e o que tem?
novembro 29, 2017 11:09 am

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!