Meu cachorro comeu, ingeriu veneno, o que fazer?

Meu cachorro comeu, ingeriu veneno, o que fazer?

Infelizmente, as histórias de envenenamento de cães são muito comuns. Muitas pessoas possuem em casa determinados produtos que acabam sendo ingeridos por esses animais, ou então eles saem para a rua e aí acontece o envenenamento.

Prevenir, continua sendo o melhor remédio, por isto é importante que as pessoas sempre verifiquem se há produtos tóxicos em locais ao alcance de animais e crianças. Se houver, então procure guardá-los a uma altura em que não sejam mais alcançados.

Geralmente, o envenenamento de cães acontece quando o animal ingeri bebidas alcoólicas, água sanitária, fertilizante, medicamentos, produtos para limpeza e saiba que até chocolate pode envenenar um cachorro.

Cachorro-Veneno

Acontece que mesmo tomando todos os cuidados, pode acontecer do cachorro ingerir algum veneno e nessa hora é importante saber o que deveremos fazer.

Primeiro, devemos conhecer os sintomas mais comuns em um cão envenenado e eles são:

Quadros Convulsivos; o animal passa a não responder mais quando é chamado e apresenta um comportamento totalmente diferente do que costuma ter; Passa a apresentar excesso de salivação; em alguns casos, o cão começa a apresentar tremores musculares; o animal fica fraco, não conseguindo mais se manter de pé.

Assim que notar que seu cão está com esses sintomas, é preciso levá-lo imediatamente ao veterinário, mas antes, procure pela casa o que pode ter provocado o envenenamento porque é importante levar o produto, na embalagem para que o profissional possa verificar o que causou tudo isso e assim definir qual será a melhor forma de tratar o animal.

Na internet é muito comum você encontrar receitas, inclusive caseiras, que prometem resolver o problema do envenenamento em cães, mas nem pense em seguir essas “dicas” porque você poderá complicar ainda mais a situação e colocar a vida do seu cachorro em risco.

Cachorro-Veneno-01

Não existe um tratamento específico contra envenenamento, tudo vai depender dos sinais clínicos apresentados pelo animal. De acordo com cada situação, o veterinário irá decidir o que precisa ser feito para que o animal não morra.

Algumas pessoas até acham que em caso de envenenamento é só provocar vômito no animal e pronto, ele está salvo, mas não é bem assim. O vômito funciona em poucos casos, sendo que na maioria das vezes não vai resolver nada e você estará perdendo um precioso tempo, pois quanto antes o cachorro chegar ao veterinário, melhor será o resultado do tratamento.

Se o cachorro ingeriu substâncias cáusticas e você provocar vômitos no animal, ele sofrerá queimaduras na boca, esôfago e vias aéreas. Então esqueça esta crença de que no caso de envenenamento, é só provocar vômito.

Também não se deve recorrer ao leite, porque dependendo da substância que foi ingerida pelo cão, o leite irá é potencializar o efeito do veneno.

Ao notar que seu cão ingeriu veneno, a solução então é manter a calma e procurar uma forma de levá-lo ao veterinário o quanto antes, juntamente com o produto que ele ingeriu, seja a embalagem ou uma pequena amostra em um saquinho, para já servir de ponto de partida para o veterinário iniciar logo o tratamento.

Cachorro-Veneno-02

 

LEIA TAMBÉM:

Como dar remédio para cães e gatos ? Ler anterior

Como dar remédio para cães e gatos ?

Cachorro pequinês preço, valor de venda, valor médio Ler próxima

Cachorro pequinês preço, valor de venda, valor médio

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!