Infelizmente, as histórias de envenenamento de cães são muito comuns. Muitas pessoas possuem em casa determinados produtos que acabam sendo ingeridos por esses animais, ou então eles saem para a rua e aí acontece o envenenamento.
Prevenir, continua sendo o melhor remédio, por isto é importante que as pessoas sempre verifiquem se há produtos tóxicos em locais ao alcance de animais e crianças. Se houver, então procure guardá-los a uma altura em que não sejam mais alcançados.
Geralmente, o envenenamento de cães acontece quando o animal ingeri bebidas alcoólicas, água sanitária, fertilizante, medicamentos, produtos para limpeza e saiba que até chocolate pode envenenar um cachorro.
Acontece que mesmo tomando todos os cuidados, pode acontecer do cachorro ingerir algum veneno e nessa hora é importante saber o que deveremos fazer.
Primeiro, devemos conhecer os sintomas mais comuns em um cão envenenado e eles são:
Quadros Convulsivos; o animal passa a não responder mais quando é chamado e apresenta um comportamento totalmente diferente do que costuma ter; Passa a apresentar excesso de salivação; em alguns casos, o cão começa a apresentar tremores musculares; o animal fica fraco, não conseguindo mais se manter de pé.
Assim que notar que seu cão está com esses sintomas, é preciso levá-lo imediatamente ao veterinário, mas antes, procure pela casa o que pode ter provocado o envenenamento porque é importante levar o produto, na embalagem para que o profissional possa verificar o que causou tudo isso e assim definir qual será a melhor forma de tratar o animal.
Na internet é muito comum você encontrar receitas, inclusive caseiras, que prometem resolver o problema do envenenamento em cães, mas nem pense em seguir essas “dicas” porque você poderá complicar ainda mais a situação e colocar a vida do seu cachorro em risco.
Não existe um tratamento específico contra envenenamento, tudo vai depender dos sinais clínicos apresentados pelo animal. De acordo com cada situação, o veterinário irá decidir o que precisa ser feito para que o animal não morra.
Algumas pessoas até acham que em caso de envenenamento é só provocar vômito no animal e pronto, ele está salvo, mas não é bem assim. O vômito funciona em poucos casos, sendo que na maioria das vezes não vai resolver nada e você estará perdendo um precioso tempo, pois quanto antes o cachorro chegar ao veterinário, melhor será o resultado do tratamento.
Se o cachorro ingeriu substâncias cáusticas e você provocar vômitos no animal, ele sofrerá queimaduras na boca, esôfago e vias aéreas. Então esqueça esta crença de que no caso de envenenamento, é só provocar vômito.
Também não se deve recorrer ao leite, porque dependendo da substância que foi ingerida pelo cão, o leite irá é potencializar o efeito do veneno.
Ao notar que seu cão ingeriu veneno, a solução então é manter a calma e procurar uma forma de levá-lo ao veterinário o quanto antes, juntamente com o produto que ele ingeriu, seja a embalagem ou uma pequena amostra em um saquinho, para já servir de ponto de partida para o veterinário iniciar logo o tratamento.
LEIA TAMBÉM:
Nenhum comentário encontrado.