Cachorro tem Furúnculo? Como Tratar?

Cachorro tem Furúnculo? Como Tratar?

O cachorro pode ter sim algo parecido com furúnculos e sofrem muito quando o problema aparece, para piorar alguns donos de cães são tão desatentos que nem percebem que é isto que está deixando o animal inquieto e acaba usando medicamentos errados, achando que é alguma dor que o animal está sentindo e realmente dói, só que o tratamento deste problema é mais complexo.

Cachorro-com-furunculo03

Os furúnculos em cães, quase sempre cheios de pus, são dolorosos e incomodam bastante o animal. Na maioria das vezes estes furúnculos que aparecem no cachorro são na verdade uma infecção mais profunda, podendo ser também cistos sebáceos, alguma substância tóxica que se encontre na corrente sanguínea do animal ou até mesmo alguma deficiência nutricional apresentada pelo animal.

É importante lembrar-se que cachorro que come bem não é aquele que come em excesso, mas o que se alimenta de forma correta. E há muitas outras causas para o surgimento do furúnculo, confira mais algumas:

– Os folículos dos cães podem ser o causador do furúnculo, quando eles causam algum tipo de infecção que acaba resultando no problema.

– Quando o animal está com seu sistema de imunidade abalado, seja pelo estresse ou um problema de saúde, o furúnculo pode surgir como sendo uma reação natural do organismo.

–  Agentes que provocam alergia, quando entraram em contato com o animal podem provocar o surgimento de furúnculos.

– Quando o proprietário não cuida devidamente do seu cachorro, os micro-organismos começam a se multiplicarem e em pouco tempo os furúnculos estarão surgindo.Cachorro-com-furunculo

As formas de combater o furúnculo são várias e variam de acordo com a causa. Uma forma muito utilizada é cuidar melhor da higiene do animal, começando por um bom banho, com sabonete antibacteriano e produtos específicos para cães. Lave seu pet com cuidado porque a região do furúnculo fica muito dolorida.

Alimentos utilizados por nós, humanos, não são os mais indicados para os cachorros, eles precisam ter uma dieta própria e lembre-se que isto ainda varia de uma raça para outra. Consultando o veterinário você terá uma lista de alimentos que são mais indicados para o seu cachorro em específico.Cachorro-com-furunculo04

Há muitas soluções caseiras, por exemplo, usar anti-séptico natural, chá de linhaça, painço e até chá de gengibre, porém estes produtos devem ser evitados porque o importante é tratar o furúnculo direto em sua causa. O importante é levar o animal o quanto antes a um veterinário para que ele possa verificar as reais causas do problema e aí sim, começar o tratamento adequado.

Lembre-se de dar muita água ao seu cão, assim ele conseguirá purificar o organismo e já ir se livrando de alguma toxina, caso seja este o problema.

Cachorro-com-furunculo05

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!