Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro tem Fimose?

Cachorro tem Fimose?

Cachorro tem Fimose?
Fimose é quando há uma dificuldade de que a glande do pênis seja exposta, uma vez que a pele fica recobrindo toda esta parte. E este não é um problema só dos humanos, cachorro também tem fimose e não consegue expor o seu pênis por ter uma abertura prepucial muito pequena.

Cachorro-com-fimose03

Os problemas podem ser vários, por exemplo, se o animal ficar excitado e com o órgão ereto, sentirá dor e pode surgir uma inflamação no local, por isto é importante diagnosticar o problema o quanto antes para que possa ser tratado e o cachorro tenha uma vida normal.

Lamentavelmente os donos de cães quase não reparam em seus animais e por isto só percebem o problema quando já há uma secreção fétida, ou então quando o cão fica se lambendo o dia todo e esta atitude começa a incomodar a todos.

Cachorro-com-fimose

No momento em que o cão está se lambendo ele pode acabar mordendo o prepúcio e isto causa um traumatismo que acaba muitas vezes em infecções e o pior é que só complica a fimose. E não há um tratamento clínico para o problema, devendo-se fazer uma cirurgia que é simples e resolve o problema de vez, pois irá ampliar a abertura prepucial e com isto o cachorro terá como expor seu pênis normalmente.

O ideal é que a fimose seja detectada o mais breve possível para que seja tratada antes que ocorra alguma complicação, por exemplo, pode acontecer do cachorro conseguir projetar seu órgão genital através da pequena abertura e depois não ter como retrai-lo e isto vai lhe causar dor e até mesmo complicações mais sérias. Algumas pessoas só vão ficar sabendo que seu pet tem fimose quando isto acontece e neste caso é preciso levar o animal urgentemente para o veterinário para que primeiramente ele possa ser submetido a um tranquilizante e aí sim, começar os cuidados.

Cachorro-com-fimose02

Há casos ainda mais graves de cães que sofrem com o problema até o dia em que não têm mais força para nada, nem mesmo para se alimentarem. O dono leva o animal ao veterinário achando que é alguma doença e é quando descobre que seu cãozinho tem fimose e já em estado avançado, o que complica bastante o tratamento e há casos em que entra em processo de gangrena e em outros há larvas de moscas no tecido peniano do cachorro.

Pode ser necessário até mesmo a amputação do órgão e tudo isto porque a pessoa não teve a sensibilidade de observar a rotina do seu cão, procurar saber se ele está bem, se tem se alimentado corretamente, se está brincando, pois qualquer mudança na rotina do animal é um aviso.

Se você tem um cão, comece a prestar mais atenção nele, veja diariamente sua rotina, na hora do banho procure ver se há algo errado, quando estiverem brincando, ou passeando, aproveite que o animal está mais descontraído para certificar-se que não há nada de errado e não deixe de levá-lo regularmente para uma consulta de rotina ao veterinário, assim estará evitando sérios problemas e principalmente, evitará que o animal fique sofrendo, seja com a fimose ou algum outro problema.

Cachorro-com-fimose05

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro com Dor de Barriga: O que Fazer?

Ler próxima

Cachorro tem Furúnculo? Como Tratar?

Deixe um comentário

14 − três =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!