Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Gato com Tosse Seca: O que Fazer?

Gato com Tosse Seca: O que Fazer?

Meu gato está com tosse seca, que devo fazer?

Se você tem um gato em casa, seja de que raça for, certamente já deve ter passado por uma situação muito comum que é quando o felino fica com aquela tosse seca, que geralmente é causada por bolas de pelos, mas este não é o único motivo, veja abaixo o que você deve fazer.

Gato-tosse-02

A tosse seca em gato, como o próprio nome já diz, não é acompanhada de umidade e surge quando menos se espera e pode ir piorando se o gato continuar tossindo e ficar fazendo força.

Além das bolas de pelo, o que pode causar a tosse seca em gato são as alergias, parasitas respiratórios, alergia ou até mesmo asma.

O tratamento da tosse seca no felino gera sempre muita polêmica porque sempre encontramos alguém que diz saber o que fazer, que falam conhecer um bom remedinho caseiro, mas se são várias as causas, como podemos saber se o tratamento indicado por um amigo realmente é o mais indicado? Por isto não devemos nunca seguir estas orientações, porque estaremos colocando a vida do nosso animalzinho de estimação em perigo.

Se você notar que seu gato está tossindo e se for uma tosse mais seca, verifique se tem algo em sua boca, mas com jeito para não irritá-lo e nem correr o risco de machucá-lo.

Caso note que esta tosse está persistindo há mais tempo e que ele não para, então o melhor a ser feito é levá-lo a um veterinário. O profissional poderá fazer uma verificação mais detalhada e se precisar até alguns exames para que aí sim, possa ser descoberta a verdadeira causa e se inicie o tratamento correto.

Gato-tosse-01

As bolas de pelo é um problema muito sério e vai além da sujeira pela casa, pois pode causar o entupimento intestinal do gato e ser preciso até passar por uma intervenção cirúrgica.

Os gatos têm mania de ficarem se lambendo justamente para retirar o pelo que está solto e boa parte acaba indo para seu estômago, só que a maioria acaba passando pelo trato intestinal, mas há os pelos que ficam no estômago. Com o tempo estes pelos vão se juntando ali, formam uma bola e a forma que o gato tem de eliminá-la é vomitando tudo. Só que você irá perceber que elas não se parecem com uma bola e sim com um “charuto” depois de vomitada, porque passaram pelo esôfago que tem a passagem mais estreita.

Leia: – Gato com Febre: Sintomas, O que Fazer?

Quanto maior for o pelo do gato, maior será o problema.

Se o gato ficar tentando vomitar esta bola de pelo e não conseguir, depois de algumas horas ou no dia seguinte, poderá surgir uma tosse seca, seguida da vontade de vomitar, mas sem obter sucesso.

O felino pode perder o apetite, ficar com depressão e surgirem outros problemas.

A tosse seca, seja por excesso de pelo no estômago, ou qualquer outro motivo, precisa ser analisada por um profissional o quanto antes.

Crie o hábito de observar seu gatinho sempre e ao notar que ele começou com aquela tosse seca, não perca tempo, leve-o ao veterinário para que o profissional possa descobrir o que de fato está causando isto.

Gato-tosse

 

LEIA TAMBÉM:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!