Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Meu Cachorro bebe muita água, é normal?

Meu Cachorro bebe muita água, é normal?

Meu cachorro tem bebido muita água ultimamente, é normal isso? Quem tem um cachorro dentro de casa sabe o quanto é importante ficar sempre muito atento ao comportamento do animal, até mesmo quando ele está bebendo muita água pode ser algum problema. Veja dicas para esses casos.

Quem tem um cachorro dentro de casa sabe o quanto é importante ficar sempre muito atento ao comportamento do animal, porque qualquer sintoma ou comportamento diferente que ele apresentar, pode ser sinal de uma doença ou algum problema sério e que precisa de providências urgentes.

Cachorro-Agua-02

Até mesmo quando o cachorro bebe muita água pode ser que alguma coisa esteja errada. Claro que nem sempre o fato do animal ficar bebendo água o tempo todo seja motivo de preocupação, por exemplo, em dias mais quentes é até importante que ele se mantenha hidratado, mas é preciso ficar atento, porque tomar água de forma exagerada não é normal.

Quando o cão está bebendo muita água, é conhecido por “polidipsia” e é um sintoma difícil de ser percebido, afinal ninguém vai estranhar quando vê o cachorro indo beber água e não saberá dizer se ele está ou não bebendo água além do normal. Daí a importância de sempre estar observando seu pet.

Se você ainda não sabe quanto seu cão toma de água por dia, é só começar a anotar logo pela manhã, sempre que completar a vasilha de água e no final do dia terá a quantidade exata de água ingerida pelo animal. Assim, quando desconfiar que ele está bebendo muita água, é só medir novamente e comparar.

O ideal é que um cão bebe, por dia, 90ml de água por quilo ao dia, ou seja, você deverá pegar a quantidade de água que ele tomou em 24 horas, dividir pelo peso do cachorro e o resultado não poderá ser acima de 90ml/kg.

Cachorro-Agua-01

Um cuidado que você deverá tomar, ao fazer esse cálculo, é certificar-se que o cachorro não irá beber água em outro lugar. Mantenha-o dentro de casa o dia todo e deixe ele beber água somente da vasilha em que será feita a medição, para não haver erro.

Se você chegar à conclusão de que seu cachorro está bebendo muita água, então deverá levá-lo ao veterinário porque será preciso fazer uma avaliação para que se descubra o motivo, já que podem ser muitas as causas.

Muitas são as doenças que acabam interferindo no controle do cão para consumir água. São muitos os órgãos envolvidos e entre as causas podemos citar o diabetes, uma doença renal mais crônica, hipoadrenocorticismo que provoca uma menor produção de cortisol, pode ser uma infecção no sistema urinário do animal, infecção do útero, excesso de cálcio no sangue, falta de potássio no sangue, entre outras.

Com uma lista tão grande como esta, onde são vários os motivos que levam o cão a beber água de forma exagerada, caberá ao médico veterinário fazer todos os exames necessários para que se descubra a causa.

Observe que isto é algo aparentemente inofensivo, mas que pode salvar a vida do animal se o problema for diagnosticado mais cedo, então comece a observar mais seu cachorro e ao notar algum sintoma estranho, leve-o imediatamente ao veterinário.

Cachorro-Agua

 

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

Meu Cachorro morreu, e agora? O que fazer?

Ler próxima

Cachorro não atende pelo nome, o que fazer?

Deixe um comentário

3 × 5 =

Nenhum comentário encontrado.

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!