cachorroscãoDoençasSaúde

O que é Cinomose canina?

O que é cinomose?
A cinomose canina é uma enfermidade multissistêmica, ou seja, a cinomose é uma doença que atinge todos os sistemas anatômico do animal: cardiovascular, nervoso e etc…
Como é chamada a cinomose?
Cinomose Canina (VCC) ou CDV (Canine Distemper Vírus), da escala familiar Paramyxoviridae que afeta juntamente vários órgãos.
Qual a gravidade cinomose?
A cinomose usualmente leva cães adultos e filhotes ao óbito, Outros animais silvestres podem ser afetados pela cinomose. A doença cinomose atinge diversos órgãos do cão, podendo ir se alastrando para outros órgãos e tem ainda um problema muito sério que é o fato de ser contagiosa, assim, se houver outros cães na residência, eles deverão evitar o contato.
Qual ambiente a cinomose age? 
O vírus que provoca a Cinomose é bastante resistente, mesmo em locais secos e mais frios. Por isto, se você retirar o animal doente de um ambiente, o vírus poderá permanecer ali por mais alguns meses, vindo a contaminar outros cães que forem colocado no mesmo local. Mas este vírus tem uma sensibilidade muito grande à luz do sol e a desinfetantes, sendo assim, é importante que o local seja muito bem lavado com um bom desinfetante e que depois receba muita luz solar.
Como o cachorro é afetado pela cinomose ? como pegar cinomose?
Como a cinomose canina é transmitida? Como contrair cinomose? A cinomose pode ser trasportada de um cão para o outro por espirros, secreções, nasais, orais, por fezes e ainda pelo ar disfarçadamente o vírus da cinomose pode ser transportado, quando temos contato com o cão doente com cinomose, transportando a cinomose em nossas roupas, sapatos, bonés o vírus para o cachorro sadio. A cinomose tem possibilidade de ficar no cachorro e ele não apresentar nenhum sintoma de cinomose, mas estará espalhando o vírus nesta fase. A cinomose canina é transmitida através de um animal hospedeiro ou portador. A imunização contra cinomose estará completa, apenas após algumas semanas depois de dada a terceira dose da vacina.
Quais são principais sintomas da cinomose?
À medida que a cinomose avança, novos sintomas vão surgindo, sendo que há uma lista destes sintomas da cinomose que variam de cão para outro, por isto a cinomose é uma doença tão difícil de ser diagnosticada, quando está ainda em seu estágio inicial. Somente quando novos sintomas de cinomose vão surgindo é que fica mais fácil detectar a cinomose, mas aí, o tratamento será mais complexo.
Quais os principais indícios da cinomose no meu cachorro?
O movimento de contração involuntário dos músculos é um dos principais sintomas de que o cachorro está com cinomose, então é importante ficar atento também a este detalhe perante a cinomose, além de febre muito alta. E os demais sintomas apresentados por um cão com cinomose, são: espirros, perda imediata do apetite, tosse, muita fraqueza, diarreia, vômitos, secreções nos olhos, uma certa apatia, coordenação motora desordenada, convulsões e em alguns casos até paralisia.
Febre na cinomose
Quando o vírus ataca o cão, poderá ficar incubado por até 2 semanas, mas neste período o animal já começará a mostrar os primeiros sintomas da doença, sendo que o principal deles é uma febre muito forte que pode chegar a 41°.
Como prevenir a  cinomose?
Evitando deixar que ele fique solto na rua e principalmente, evitar que ele tenha contato com cães desconhecidos.
Como a cinomose canina é transmitida? Como contrair cinomose?
A cinomose pode ser trasportada de um cão para o outro por espirros, secreções, nasais, orais, por fezes e ainda pelo ar disfarçadamente o vírus da cinomose pode ser transportado, quando temos contato com o cão doente com cinomose, transportando a cinomose em nossas roupas, sapatos, bonés o vírus para o cachorro sadio. A cinomose tem possibilidade de ficar no cachorro e ele não apresentar nenhum sintoma de cinomose, mas estará espalhando o vírus nesta fase. A cinomose canina é transmitida através de um animal hospedeiro ou portador. A imunização contra cinomose estará completa, apenas após algumas semanas depois de dada a terceira dose da vacina.
Cinomose Canina tem cura?
Tratamento para Cinomose Canina

Cinomose Canina: Sintomas, Tratamento, Tem Cura?

Posso pegar cinomose do meu cachorro?
A cinomose não é uma zoonose e, quer dizer que você não pode pegar cinomose,No entanto, a cinomose é muito contagiosa entre cães e se você tem em casa um animal com cinomose, não entre em contato com outros animais . Não esqueça que todas a secreções que são eliminadas por um cachorro afetado pelo vírus da cinomose estarão contaminadas e se algum animal entrar em contato com secreções deste animal ele estará em risco de pegar cinomose! Se você estiver em contato com um animal com cinomose, troque de roupas e calçados, lave muito bem mãos e braços antes de entrar em contato com um cachorro saudável. Se você tem um filhote, sempre que sair na rua, faça novamente este procedimento antes de pegar seu filhote no colo, fazer carinho ou brincar com ele. tenha cuidado.

Leia Também:

O que é Cinomose canina?
5 (100%) 6 votes
Encontros Pet