Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Chorando Muito: O que Fazer?

Cachorro Chorando Muito: O que Fazer?

Meu cachorro está chorando muito, o que posso fazer?

Quem tem um cão em casa sabe o quanto é ruim quando o cachorro fica chorando, não só pelo incômodo que isto traz, mas principalmente pelo fato de sabermos que tem algo acontecendo para que o animal fique assim.
Cachorro Chorando Muito

E como saber o que está incomodando o pet para que ele fique chorando sem parar?

Esta é a questão, pois vários são os motivos que levam um cachorro a chorar, podendo ser um sentimento, uma dor, ou alguma necessidade específica. O que devemos ter certeza é que nenhum cão fica chorando porque gosta. Se o animal chorou é porque algo de ruim está acontecendo e precisamos averiguar do que se trata.

Precisamos no entanto ter cautela, porque ao mesmo tempo em que não podemos ignorar o choro de um cão, também não podemos ir logo fazendo as vontades dele, porque há casos em que este choro é simplesmente manhã, uma forma de chamar a atenção do seu dono e ganhar alguns carinhos. Só que o choro também pode representar uma doença, uma dor e lembre-se que pode ser por motivo de solidão e neste caso o culpado é você!

Cachorro Chorando Muito

Precisamos então, ficar atentos aos sinais que nosso cão demonstra, pois assim poderemos perceber mais facilmente o que ele quer nos dizer e aí sim, tratar o problema da forma correta. Diferente do que acontece com nós humanos, o choro do cão não envolve lágrimas e sim aquele som mais seco, que o cão emite, seja para chamar a atenção do dono ou para demonstrar sua tristeza ou o sentimento de abandono, solidão. Os filhotes geralmente choram mais, principalmente quando eles chegam ao novo lar e isto é compreensível pois ele é novinho, está começando agora a lidar com os desafios da vida e é levado para um novo ambiente. E quando um filhote chega em sua nova moradia é se depara com novos sons, novos cheiros, novas pessoas e o trauma da separação pode ser dolorido e vai demorar um pouco até que ele se acostume com tudo de novo.

Observe que neste caso a solução para o problema do choro é muito fácil de ser encontrada porque já sabemos a “causa”. A família vai precisar ter muita paciência com o animalzinho e jamais ficar mandando ele parar de chorar, pois isto só vai deixá-lo mais triste. O que o cãozinho precisa é de carinho, atenção, que brinquem com ele para que possa sentir acolhido e comece a se sentir querido e seguro em sua casa nova. Mas os filhotes não choram apenas porque estão em um novo lar, eles podem chorar porque estão sentindo alguma dor, ou estão doentes. Também pode ser por causa do frio, da fome, da sede, do barulho de foguetes, uma chuva muito forte, tudo isto são fatores que levarão o cachorrinho ao choro.

Cachorro Chorando Muito

E isto não acontece só com os filhotes. Cães mais jovens e até adultos podem sentir medo de trovão, foguetes, ou algum outro barulho mais estridente. E a doença pode acometer o cachorro em qualquer idade e a reação poderá ser o choro. Se o seu cachorro estava chorando e você tomou todas as providências para que ele se sentisse cuidado, colocando água limpa, comida, cama quentinha e limpa e deu carinho, mas mesmo assim ele insiste em chorar, é hora de tomar uma providência mais urgente, pois ele pode ter uma doença ou está sentindo dor!

Leve seu cachorro imediatamente ao veterinário para que ele possa fazer os exames necessários e detectar se o animal está com alguma doença ou algo que esteja incomodando-o, por exemplo, um espinho. Caso o veterinário constante que está tudo em ordem com o pet, então caberá ao dono descobrir uma forma de mostrar ao animal que ele está protegido naquela família. Algumas pessoas deixam o animal dormir dentro de casa por alguns dias, até que ele se sinta mais seguro em sua nova residência. Em outros casos, é colocado um bichinho de pelúcia ou um brinquedo na caminha dele e isto funciona em alguns casos. Só que cada animal age de um jeito e reage de forma diferente também. Será preciso fazer vários testes até descobrir como tranquilizar o cãozinho.

O que não pode ser feito nunca, é mandar o animal parar de chorar, porque ele pode até parar, mas o problema ainda estará lá com ele e depois, poderá ser muito mais difícil de ser resolvido. Se o cãozinho chorar, não o ignore! Vai lá e tente descobrir do que se trata. Leve-o a um veterinário e certifique-se que está tudo bem com a saúde do bichinho, assim você terá certeza que o problema é comportamental e com paciência e muito carinho, você poderá resolver da melhor forma possível.

Cachorro Chorando Muito

Leia Também:

Ler anterior

Dermatite Canina: Como Tratar?

Ler próxima

Cachorro tem Umbigo? Tem Câimbra?

Deixe um comentário

3 × três =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!