Cachorro com Falta de Ar: O que Fazer?

Cachorro com Falta de Ar: O que Fazer?

A falta de ar em seu cachorro pode surgir quando você menos esperar, por isto é bom estar preparado para saber o que fazer nesta situação. Geralmente, nestas horas o cão fica com a boca aberta todo o tempo, a língua fica de fora e mantém o pescoço mais esticado do que de costume.

Cachorro-com-falta-de-ar03

Em alguns casos a língua do animal fica com um aspecto mais arroxeado. Estes já podem ser os primeiros sintomas da falta de ar no cachorro. O importante nesta hora é não se apavorar, até porque você precisará deixar o animal bem tranquilo, então mantenha a calma. Observe de forma rápida todo o local onde o cão se encontra para ver se dá falta de algum objeto, por exemplo, uma bolinha ou um outro brinquedo, pois se não encontrá-lo pode ser este o objeto que está impedindo o cão de respirar normalmente.

Mas nem sempre a falta de ar é por este motivo, por isto é fundamental  levar o cachorro o quanto antes a um veterinário. Um bom exemplo acontece com os cães de idade mais avançada que estão mais propensos a sofrerem com a falta de ar, pois apresentam problemas cardíacos, enquanto que nos animais mais jovens o mais comum são as doenças respiratórias, entre elas a bronquite, que fazem com que o pet apresente maior dificuldade para respirar.

Cachorro-com-falta-de-ar-01

Outra causa da falta de ar em cachorros é o calor porque o animal não fica suando como nós para ajudar a manter a temperatura do corpo mais baixa e a forma que eles têm de aliviar um pouco a alta temperatura é através da ofegação.

Quando perceber que o cachorro está com falta de ar é preciso levá-lo imediatamente ao veterinário, mas você já pode tomar algumas providências até mesmo para ajudar seu cãozinho. Mantenha o pescoço do animal mais esticado para facilitar a passagem do ar.

No intuito de querer dar carinho ao cão é normal que a pessoa queira levá-lo no colo ou ficar abraçada com ele, mas é mais interessante deixar o cão deitado no banco do carro por exemplo, com o pescoço esticado para que ele consiga respirar melhor até chegar à clínica.Cachorro-com-falta-de-ar

O veterinário conta com suplementação de oxigênio e medicamentos que irão ajudar seu amigo a respirar com facilidade normalmente, além de tomar as providências necessárias para detectar a causa do problema e aí ver o que será preciso ser feito.

Talvez seja solicitada uma radiografia do tórax para facilitar a detecção do problema. Outros exames mais complexos podem ser necessários de acordo com os sintomas. Algumas raças apresentam com maior frequência este problema de falta de ar, justamente porque têm o focinho mais curto, entre elas: Pug, Boxer, Buldogue, Lhasa Apso e algumas outras. Converse com seu veterinário para que ele possa lhe dizer se a raça do seu cão está propensa a ter este problema e se for o caso, orientar-lhe sobre como se comportar quando o cão sentir falta de ar. Esteja preparado para ajudar seu cachorro nestas circunstâncias e verá que algumas simples atitudes poderão fazer toda a diferença.

Cachorro-com-falta-de-ar02

Leia Também:

Como dar remédio para cães e gatos ? Ler anterior

Como dar remédio para cães e gatos ?

Cachorro pequinês preço, valor de venda, valor médio Ler próxima

Cachorro pequinês preço, valor de venda, valor médio

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!