Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Dermatite Canina: Como Tratar?

Dermatite Canina: Como Tratar?

Veja aqui como tratar a Dermatite Canina: Os cães, assim como nós, podem ter problemas de pele e isto para eles pode vir a se tornar uma grande complicação se não for tratado a tempo. A “Dermatite” é uma destas doenças que trazem danos à pele dos cachorros e pode surgir em qualquer fase da vida do animal, inclusive quando eles são jovens e saudáveis.

Dermatite canina

Caso você note que o seu cão está se mordendo e coçando sem parar, não pense que a única causa é pulga ou carrapato, porque pode ser também a dermatite. O termo ” dermatite”  é usado para se referir à coceira na pele, que pode ser algo temporário ou até mesmo crônico, sendo que esta doença pode surgir por vários fatores, desde uma má alimentação, sensibilidade do animal a bactérias e também a determinados produtos.

Por isto, quando um cão apresenta a dermatite, precisa ser levado ao veterinário porque o tratamento vai estar diretamente relacionado à causa. Quando o dono de um cão resolve tratar a dermatite por conta própria, pode agravar o problema e depois será mais difícil para o veterinário resolver o problema. Usar remédios caseiros indicados por amigos é um dos maiores erros! Somente trate a dermatite, seguindo as orientações do veterinário, que depois de realizar os exames já saberá qual foi a causa da doença e terá condições de lhe prescrever o tratamento certo.

Para saber se a dermatite foi causada por alergia, pode ser que o veterinário peça um exame de sangue para o seu cão. O ELISA é um exame que oferece resultados mais precisos e geralmente é o mais solicitado, mas temos também o RAST que poderá ser indicado.

Dermatite canina

Tem ainda o Exame Intradérmico, onde é injetado no cão um antígeno para saber se o animal tem alergia ao agente que foi injetado nele. Algumas pessoas acham o exame de alergia caro demais e acabam não optando por ele, mas esquecem que este exame trará melhor qualidade de vida para o animal. Cachorros, assim como os humanos, podem ter alergia a certos alimentos, a determinados produtos, etc. Nem sempre o problema deve ser resolvido depois que aparece, sendo possível evitá-lo, esta seria a melhor opção sem dúvida alguma.

E uma vez que você já sabe quais são os produtos que estão causando alergia ao seu cachorro, deverá retirá-los de sua residência para que o animal possa viver melhor. A prevenção continua sendo a melhor forma de cuidar do cão. Veja se o local onde o cão dorme não tem mofo, poeira ou pólen. O ar-condicionado também pode causar alergia nos cães, principalmente aqueles que vivem em apartamentos e têm pouco contado com o mundo aqui fora.

Dermatite canina

A dermatite poderá ser tratada com xampus medicinais e o veterinário irá lhe prescrever quais deverão ser usados. Estes produtos possuem determinados compostos que ajudam a deixar a pele menos irritada e os banhos vão removendo os alérgenos que ainda estiverem no pelo do cachorro. É importante que o xampu para tratamento da dermatite não resseque a pele, desta forma você poderá lavar seu cachorro com maior frequência. Estes xampus ainda deverão ter agentes antimicrobianos e também antifúngicos. Tudo isto para ajudar no combate à dermatite.

Outro recurso que poderá ser utilizado pelo veterinário para tratar o cão com dermatite é o anti-histamínicos que são medicamentos que ajudam a controlar os principais sintomas da doença. São três tipos de anti-histamínicos e o veterinário é que vai lhe indicar aquele que deverá ser utilizado. Outra forma de tratamento é através da imunoterapia de longo prazo e muitos animais respondem bem às injeções, porém é preciso ter paciência, já que será preciso aguardar alguns meses até que sejam vistas as primeiras melhoras.

Dermatite canina

Será identificado o componente alérgico que provoca a alergia em seu animal e uma vacina será desenvolvida, dando início ao tratamento. Estas injeções poderão ser semanais ou mensais, vai depender do tempo que o cachorro levará para criar a imunidade necessária contra estes agentes e aí o problema estará praticamente resolvido. Um erro muito comum é pensar que cachorro apresenta alergia somente quando o alimento é de má qualidade. O animal é sensível a um determinado ingrediente, independente de onde ele esteja.

A vantagem que um alimento premium pode oferecer é que as empresas evitam colocar nestes produtos os componentes mais apontados como causadores de alergias. Como vemos, não é porque o alimento é premium ou mais barato, a questão é se tem ou não o componente causador do problema. A dermatite aparenta ser um problema simples, mas é bastante complexo como podemos observar. Ao primeiro sinal, leve o cachorro para o veterinário verificar e assim você estará sendo bem orientado para dar início ao tratamento certo para o seu animal.

Dermatite canina

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!