Cachorro Urinando Sangue: O que pode ser?

Cachorro Urinando Sangue: O que pode ser?

Cachorro Urinando Sangue: O que pode ser?
Todos sintomas apresentado pelo cão merecem atenção, alguns porém precisam de providências imediatas como é o caso da presença de sangue na urina do animal, veja aqui como proceder caso isso ocorra.

cachorro-urinando-sangue

Quando o cachorro está urinando sangue não há como esperar para ver do que se trata ou se com o tempo melhora, é preciso providências imediatas. Quando acontece do dono de um pet perceber sangue na urina do seu cachorro, quase sempre a pessoa entra em desespero e é perfeitamente compreensível, pois é algo que indica um problema muito sério.

O sangue na urina do cachorro é chamado de”Hamatúria” e o motivo são vários, sendo que alguns destes problemas são fáceis de serem tratados, enquanto outros são bem mais complexos. Por isto não podemos ignorar o problema ou querer tratá-lo com um remedinho caseiro, é preciso levar o animal imediatamente a um veterinário para que o profissional possa fazer todos os exames necessários e descobrir o que o cachorro tem.

 

Levar o cão a um veterinário deve ser a primeira providência a ser tomada e não pode esperar, pois a situação pode ir se agravando com o passar do tempo e vir a ser um risco para o animal, além de dificultar posteriormente o tratamento. Fique sempre muito atento à coloração da urina do seu cachorro, pois assim você irá descobrir algo de errado assim que o problema surgir. Veja quantos problemas podem causar a presença de sangue na urina do cachorro:

Infecções

Quando ocorre uma infecção no trato urinário do cachorro, pode ser notada a presença de sangue na urina do pet. A infecção nesta região geralmente são causadas por bactérias e além do sangue na urina poderá ser possível observar vários outros sintomas, como febre, maior frequência para fazer xixi, dor ao urinar, o cão fica lambendo suas genitálias, entre outros.

Quando este é o problema, o veterinário prescreve anti-inflamatórios e até antibióticos que poderão resolver o problema em alguns dias.

cachorro-urinando-sangue01

Tumores

Este é um problema muito sério e a presença de sangue na urina do cachorro pode ser por causa de um tumor que deverá ser analisado para saber se é benigno ou maligno. Por isto é tão importante procurar por um veterinário o quanto antes, pois se o sangue na urina for por este motivo, é preciso que o início do tratamento seja o mais rápido possível.

Cistite

A Cistite nada mais é do que a bexiga do cachorro ficar inflamada e as bactérias são as principais causas, mas a Cistite também pode surgir por outros fatores, como uma má formação anatômica, tumores, etc. Quando se tem uma Cistite, o cachorro passa a ter incontinência urinária e será notada a presença de sangue em sua urina. Através de uma ultrassonografia o veterinário poderá detectar a Cistite no animal e o dono terá que tomar cuidados específicos para que seu cão se recupere logo, pois este problema pode evoluir para um tumor se não for tratado corretamente.

cachorro-urinando-sangue02

Envenenamento

Quando o cachorro ingere algum produto tóxico, um dos sintomas poderá ser a presença de sangue na urina. É muito comum acontecer da pessoa colocar veneno para rato e o cachorro por curiosidade ter contato com a substância. Neste caso o cão deverá ser levado imediatamente ao veterinário, do contrário poderá até vir a óbito.

Mesmo que o cachorro seja envenenado por outra substância, geralmente a presença do sangue na urina é o primeiro sintoma, merecendo toda a atenção do dono para que as providências sejam tomadas imediatamente.

Traumas

Quando o cachorro fica na rua, ele pode cair, ser atropelado e chegará em casa aparentemente bem, talvez mancando um pouco. O dono acha que não é nada demais e espera os dias passarem para ver se o cão vai melhorar. Só que internamente pode ter acontecido algo grave, uma séria lesão e a presença de sangue no xixi indicará que há algo grave com o cão. O sangue na urina poderá indicar uma ruptura na bexiga, por exemplo, ou até mesmo um sangramento interno.

Doenças

São várias as doenças infecciosas que podem fazer com que haja sangue na urina do cachorro. A Leptospirose é um exemplo destas doenças infecciosas que trazem outros sintomas, além da hematúria.

Há outras causas para o sangue na urina do cachorro e como vemos, todos os motivos são sempre sérios e merecem nossa imediata atenção. Se você perceber que há sangue na urina do seu cão trate de levá-lo o mais rápido possível para uma consulta com um veterinário pois só este profissional terá condições de lhe dizer o que realmente está acontecendo com o seu pet e quais serão as medidas a serem tomadas.

cachorro-urinando-sangue03

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!