Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro com Gripe (Virose): Tratamento

Cachorro com Gripe (Virose): Tratamento

Meu cachorro está com gripe (Virose), qual o tratamento?
Os cães, assim como os humanos, estão sujeitos às gripes e é bom saber que nós não iremos pegar a gripe do nosso cachorro, mas se ele tiver contato com outro cão, aí sim, a virose poderá ser transmitida de um para o outro.

Cachorro-com-gripe-canina03

A gripe canina é uma doença muito comum nos cães e contagiosa entre eles, então é preciso tomar cuidado redobrado quem tem mais de um animalzinho em casa.

O vírus da gripe canina é conhecido como H3N8 e é um vírus influenza bastante específico e atinge somente os cachorros, não sendo ameaça para nós. Originalmente ele contaminava os cavalos, mas migrou para os cães e se adaptou muito bem, inclusive os estudiosos acreditam que já há um vírus H3N8 que é especifico dos cachorros.

Esta transmissão entre os cães acontece através de secreções respiratórias, bem parecido com o que ocorre entre as pessoas, por isto quem tem um cachorro gripado deve mantê- lo distante dos outros, caso tenha mais de um dentro de casa. Estes cães não devem compartilhar nem o mesmo espaço e nem os mesmos objetos, do contrário será grande o risco de contaminação. Este vírus consegue se manter vivo nos objetos por até 48 horas e nas roupas das pessoas por quase 24 horas. Então, depois cuidar de seu cãozinho gripado, trate de fazer uma boa higienização antes de ter contato com outros cachorros.Cachorro-com-gripe-canina02

Na grande maioria dos cachorros infectados os sinais serão bem leves e quase não são percebidos, a não ser quando o animal começa a tossir muito, ou então quando ficam espirrando e com febre.

Mas há uma pequena parcela dos cães infectados que realmente ficam bem debilitados e precisam de cuidados especiais, pois esta gripe canina pode vir a se tornar uma pneumonia e a dificuldade que o cachorro tem para respirar pode ressaltar em sangramento nos pulmões do animal.

Assim que perceber estes sintomas, o dono já tem que levar seu cão a um veterinário e contar tudo que tem observado de estranho no comportamento do seu pet. Deverá ser feito um teste de anticorpos para diagnosticar com precisão se o animal está mesmo gripado.

Cachorro-com-gripe-canina-01

Não existe um tratamento específico para a gripe canina, o que deve ser feito é dar uma assistência maior ao animal para que ele vá se recuperando e combatendo os sintomas. Ele deverá beber muita água e ter uma boa alimentação, além dos medicamentos que serão prescritos pelo veterinário.

Nos casos mais graves o profissional poderá solicitar que o cão fique um dia ou mais em observação e passando por um tratamento mais rigoroso. Saiba que a grande maioria dos cães se recupera perfeitamente da gripe canina, mas há casos de óbitos, principalmente nos casos em que a doença é mais grave, por isto é bom não se descuidar.

Logo nos primeiro sinais, leve seu cachorro ao profissional para saber se os sintomas são realmente de uma virose e assim o tratamento possa ser iniciado o quanto antes.

Cachorro-com-gripe-canina

Leia Também:

 

Ler anterior

Cachorro Old English Sheepdog

Ler próxima

Hidrocefalia em Cães e Gatos: Tratamento

Deixe um comentário

1 × 1 =

CACHORRO COM DOR DE DENTES: O QUE FAZER? | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] Cachorro com Gripe (Virose): Tratamento […]
maio 6, 2016 7:24 pm

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!