Meu cachorro está com gripe (Virose), qual o tratamento?
Os cães, assim como os humanos, estão sujeitos às gripes e é bom saber que nós não iremos pegar a gripe do nosso cachorro, mas se ele tiver contato com outro cão, aí sim, a virose poderá ser transmitida de um para o outro.
A gripe canina é uma doença muito comum nos cães e contagiosa entre eles, então é preciso tomar cuidado redobrado quem tem mais de um animalzinho em casa.
O vírus da gripe canina é conhecido como H3N8 e é um vírus influenza bastante específico e atinge somente os cachorros, não sendo ameaça para nós. Originalmente ele contaminava os cavalos, mas migrou para os cães e se adaptou muito bem, inclusive os estudiosos acreditam que já há um vírus H3N8 que é especifico dos cachorros.
Esta transmissão entre os cães acontece através de secreções respiratórias, bem parecido com o que ocorre entre as pessoas, por isto quem tem um cachorro gripado deve mantê- lo distante dos outros, caso tenha mais de um dentro de casa. Estes cães não devem compartilhar nem o mesmo espaço e nem os mesmos objetos, do contrário será grande o risco de contaminação. Este vírus consegue se manter vivo nos objetos por até 48 horas e nas roupas das pessoas por quase 24 horas. Então, depois cuidar de seu cãozinho gripado, trate de fazer uma boa higienização antes de ter contato com outros cachorros.
Na grande maioria dos cachorros infectados os sinais serão bem leves e quase não são percebidos, a não ser quando o animal começa a tossir muito, ou então quando ficam espirrando e com febre.
Mas há uma pequena parcela dos cães infectados que realmente ficam bem debilitados e precisam de cuidados especiais, pois esta gripe canina pode vir a se tornar uma pneumonia e a dificuldade que o cachorro tem para respirar pode ressaltar em sangramento nos pulmões do animal.
Assim que perceber estes sintomas, o dono já tem que levar seu cão a um veterinário e contar tudo que tem observado de estranho no comportamento do seu pet. Deverá ser feito um teste de anticorpos para diagnosticar com precisão se o animal está mesmo gripado.
Não existe um tratamento específico para a gripe canina, o que deve ser feito é dar uma assistência maior ao animal para que ele vá se recuperando e combatendo os sintomas. Ele deverá beber muita água e ter uma boa alimentação, além dos medicamentos que serão prescritos pelo veterinário.
Nos casos mais graves o profissional poderá solicitar que o cão fique um dia ou mais em observação e passando por um tratamento mais rigoroso. Saiba que a grande maioria dos cães se recupera perfeitamente da gripe canina, mas há casos de óbitos, principalmente nos casos em que a doença é mais grave, por isto é bom não se descuidar.
Logo nos primeiro sinais, leve seu cachorro ao profissional para saber se os sintomas são realmente de uma virose e assim o tratamento possa ser iniciado o quanto antes.
Leia Também:
- Toxoplasmose Canina: Sintomas, Como Prevenir
- Sarna Canina: Sintomas e Tratamento
- Cinomose Canina: Sintomas, Tratamento, Tem Cura?