Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Old English Sheepdog

Cachorro Old English Sheepdog

Sheepdog – É uma raça muito antiga, hoje em dia é mais utilizado como Cachorro Pastor no Novo Continente e não mais em países europeus como antigamente. É difícil precisar a origem dessa raça, pois possui muita semelhança com o cachorro Russo Owtchar, do qual não sabemos muitas coisa, apenas que eles chegaram ás Ilhas Britânicas em barcos provenientes do Báltico.

old--english-shepdog-02

 

Origem

Tem muita semelhança com o Pastor de Brie Francês e com o Pastor Bergamasco Italiano. O cachorro Old English Sheepdog, também é conhecido com alguns outros nomes na Inglaterra, como Bobtail ou Pastor Inglês, esse, é por cauda da sua cauda cortada. Essa raça como conhecemos hoje, alcançou a estabilidade de suas características há mais de um século, difundindo-se sucessivamente no Sul da Inglatera e no Norte, isto é, na Escócia, onde teria dado origem ao Bearded Collie.

Apesar das especulações sobre sua ascendência terem três conhecidas possibilidades, a mais aceita é a dos cachorros Pastores Continentais, incluído o Pastor de Brie. Usados até o século XIX como animais de trabalho, serviam aos fazendeiros como Pastores rápidos de ovelhas e, para levar o gado aos mercados. Adiante, por volta da década de 1880, iniciaram os cruzamentos artificiais para as exposições, o que inibiu seus instintos agressivos. Este típico, porém, singular cachorro de pastoreio difundiu-se, principalmente na Inglaterra e na América.

old--english-shepdog-01

Características

Um cachorro de porte grande, de aspecto sólido, aparência imponente, robusto, compacto, hábil e protetor de guarda. O corpo é totalmente coberto por uma bela, abundante e distinta pelagem longa, formando cachos ao longo do corpo, porém não tem cauda. As cores aceitas para a pelagem da raça é o cinza, em qualquer tonalidade, acinzentado ou azul. Pelagem densa, felpuda e que pode ser aparada em climas quentes, que apresenta uma tosa aparada, mais confortável para animais domésticos que não competem nas exposições de raça. Fisicamente pode chegar aos 70 kg e medir até 77 cm na cernelha. Sua cabeça é a maior entre todas as raças caninas, é quadrada, volumosa cheia de pregas e rugas, com um crânio largo e achatado entre as orelhas, com focinho forte, quadrado e stop bem definido. Os olhos podem ser escuros, azuis ou ainda de cores diferentes, com o contorno bem pigmentado. Suas orelhas são pequenas e ficam escondidas debaixo do pelo. É um animal grande e de adestramento considerado de dificuldade moderada.

Peso:Macho: de 29kg a 34kg
Fêmea: de 26kg a 30kg
Altura:Macho: mínimo de 61cm
Fêmea: mínimo de 56cm
Grupo:Grupo 01 – Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços)
Seção 1 – Cães Pastores
Funções:Pastoreio e companhia
Grau de Atividade:Médio
Pêlo:Longo
Cor:Cinza, em qualquer tonalidade, ou azul.
Nome de Origem:Old English Sheepdog (Bobtail).
Pais de Origem:Grã-Bretanha
Registro FCI:016

old--english-shepdog04

 Temperamento

De personalidade dócil, protetor, fiel, muito carinhoso com a sua família e particularmente paciente com as crianças, chegando a tratá-las como membros da sua matilha. Excelente guardião, apresentando um caráter muito estável, e equilibrado. Apesar disso, o instinto de pastor pode levá-lo a querer pastorear a própria família, o que pode ser controlado desde filhote. Amigável em relação a estranhos, mas alguns podem ser bastante teimosos. Tem como características a inteligência, a afetuosidade, seu jeito e latido inconfundíveis.

São muitos indicados para o lar, pois costumam adaptar-se facilmente em qualquer local, inclusive em apartamentos, porém devido ao tamanho, não é muito indicado a criação desta raça em apartamentos. Possuem um grau médio de dificuldade para adestramento, será necessário muita paciência e carinho com o cachorro para que ele aprenda os truques.

old--english-shepdog

Curiosidades

Na cultura humana, o pastor inglês conquistou fama e o apelido de Dulux, devido às suas constantes aparições na TV britânica em comerciais da tinta Dulux na década de 1960; Temos o cachorro Einstein do Doutor Brown no filme Back to the Future; A música Martha My Dear, gravada pelos Beatles no chamado Álbum Branco, era o nome de uma cadela sheepdog pertencente de Paul McCartney; e, no Brasil, a representante mais famosa é Priscila, da TV Colosso, programa infantil exibido de 1993 a 1997.

Em nenhuma das principais Cinofilias do mundo, a popularidade desse simpático e grande cachorro equipara-se à conquistada no Brasil. Aqui, no ano retrasado – o último com dados disponíveis , o Old English Sheepdog ficou na 28a posição em nascimentos registrados em face de todas as raças, representando 0,5% do total de registros. Nem mesmo em sua terra natal, a Grã-Bretanha, ele alcança esses números. Lá, em 1997, ocupou o 38º lugar quantidade de filhotes nascidos, obtendo uma representação de 0,4% dos registros de todas as raças.

Nos Estados Unidos, França, Itália e Japão, a situação do Sheepdog é ainda menos expressiva. Nesses países, a sua posição no ranking anual de nascimentos não aparece antes do 47º lugar e a sua representatividade diante do total de registros não ultrapassa 0,3%.

old--english-shepdog03

Dicas

Que a sua vasta pelagem é uma beleza ninguém nega. Mas tosar o Sheepdog, não só é uma prática comum como – há quem aposte, pode ajudar a popularizá-lo. Necessário escovar seus pelos a cada dois dias, ou os pelos podem ficar foscos.

 

Saúde

Entre os principais problemas de saúde, estão à displasia de quadril. É um cachorro que necessita fazer exercício diário para manter a boa forma, o que pode ser uma caminhada não muito longa, ou com bastantes brincadeiras. Uma raça boa para farejar mesmo em escombros. Expectativa de vida varia entre 10 anos a 12 anos.

Preço

O preço médio do filhote pode variar de R$ 1.500 a R$ 3.000.

old--english-shepdog05

Leia Também:

 

Ler anterior

Cachorro Mastiff Inglês: Preço do Filhote, Características

Ler próxima

Cachorro com Gripe (Virose): Tratamento

Deixe um comentário

cinco × 5 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!