Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro com Hepatite: Sintomas, Tem Cura?

Cachorro com Hepatite: Sintomas, Tem Cura?

Meu cachorro pode estar com Hepatite, quais os sintomas e o que posso fazer?
A Hepatite canina é uma doença grave que atinge o fígado do cachorro e são os filhotinhos que estão mais propensos a serem infectados pelo vírus. O animal pode até morrer se não receber o tratamento adequado, mas o importante mesmo é cuidar da prevenção e manter a vacinação do cão em dia.

Cachorro-com-Hepatite03

Os sintomas da hepatite no cachorro irá variar muito, de acordo com o grau da doença, por exemplo: Quando se trata de uma Hepatite Hiperaguda, os sintomas acabam sendo confundidos muitas vezes com envenenamento e precisa ser muito rápido para diagnosticar a tempo, pois com pouco tempo o animal já morre.

No caso da Hepatite Aguda, os sintomas mais comuns são diarreia, febre, vômitos e há casos em que pode ser detectado sangue nas fezes. Durante o período de incubação do vírus, que pode durar até 7 dias, os sintomas dificilmente aparecem.

E quando se tratar de uma Hepatite Crônica então a febre será mais baixa e pode surgir uma tosse insistente.

Cachorro-com-Hepatite02

A coloração amarelada que é percebida na pele e também nas mucosas não é uma regra e muitas vezes nem é percebida. A causa da Hepatite canina é o “adenovírus canino” e a transmissão se dá quando o cachorro entra e contato com um animal doente. A transmissão também pode ser através das secreções, fezes, urina, etc.

E até pelos objetos de uso do cachorro a contaminação pode acontecer, por isto se você tem mais de um cão dentro de casa e um deles pega a hepatite, então ele precisa ficar isolado e também não compartilhar seus objetos de uso. Caberá ao veterinário realizar todos os exames necessários para detectar a hepatite em seu animal e não existe um tratamento para a doença e sim para os sintomas, desta forma a medicação irá variar de um cachorro para o outro, de acordo com os sintomas apresentados. Podem ser usados antibióticos para o caso de infecções e há aqueles animais que precisam até de uma transfusão de sangue.

Cachorro-com-Hepatite-01

Contra o vírus em si não existe um medicamento por isto a melhor solução continua sendo a prevenção através da vacina e evitando que o cão entre em contato com outro cachorro que esteja com hepatite.

A Polivalente é a vacina que ajuda na prevenção da Hepatite e outras doenças e já deve ter a primeira dose ministrada quando o filhote completar seus 30 dias de vida. Antes desta primeira dose, não deixe o cãozinho ir à rua nem ficar próximo de outros animais porque ele estará desprotegido.

Verifique o quanto antes se a carteirinha de vacinação do seu cachorro está em dia e caso não esteja, leve-o mais rápido possível para que tome as que forem necessárias e em caso de dúvida não deixe de levá-lo a um veterinário. Prevenir continua sendo o melhor remédio.

Cachorro-com-Hepatite

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!