Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Rottweiler: Preço Filhotes, Características

Cachorro Rottweiler: Preço Filhotes, Características

Veja aqui maiores informações sobre o cachorro da raça Rottweiler, preço de seus filhotes, características, informações e dicas sobre esse lindo cão. Apesar de ser uma raça versátil, utilizada hoje em dia para diversos propósitos, o Rottweiler é principalmente uma das mais antigas, se não a mais antiga das raças de pastoreio.

Rottweiler05

Origem

As origens da raça são remotas, e várias as hipóteses propostas. Os alemães asseguram que o Rottweiler é de criação absolutamente germânica, tendo a cidade de Rottweil como a origem do nome da raça. O Rottweiler teria, portanto, originado-se do Mastim Tibetano,  que servia aos romanos como guarda e, na condução do gado. A raça foi oficialmente reconhecida pelo American Kennel Club em 1931 e, embora ainda usado em atividades de pastoreio, o Rottweiler desempenha hoje outras funções, como as de cachorro de resgate e busca cão-guia para cegos, de guarda e ou policial. Logo tornou-se um eficiente animal de guarda e pastoreio, além de ser útil na tração. Devido à sua utilidade, tornou-se popular em todo o mundo. É uma raça descrita como de exemplares inteligentes, valentes e devotados.

Rottweiler04

Características

Trata-se de um cachorro de porte grande, nem pesado nem leve. Não é um cachorro alto, seu corpo é curto, compacto e robusto. De inteligência notável, a devoção e dedicação ao trabalho do Rottweiler são extraordinárias, assim como a obediência, incorruptibilidade, força e tenacidade. De acordo com o padrão da raça, o Rottweiler tem boa índole, é calmo, muito dedicado, obediente, dócil e ansioso para trabalhar.

De pelagem preta e curta, densa, com marcações em castanho, sem sub-pelo no pescoço, de tamanho mais longo somente nos membros anteriores, posteriores, e na cauda, enquanto no resto do corpo tem uma pelagem mais curta e bem aderente.

A altura desejada para os cachorros machos da raça varia entre 60 e 68 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Já as fêmeas desta raça devem medir entre 55 e 65 cm, sempre em harmonia com a estrutura geral do cachorro. O corte de cauda não é mais realizado pela maioria dos criadores profissionais.

Peso:Macho: 52kg
Fêmea: de 42kg
Altura:Macho: de 61cm a 68cm
Fêmea: 60cm a 65cm
Grupo:Grupo 02 – Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços
Funções:Guarda e boiadeiro
Grau de Atividade:Moderado
Pêlo:Curto
Cor:Preto com marcações castanhas.
Nome de Origem:Rottweiler Metzgerhund.
Pais de Origem:Alemanha
Registro FCI:147

Rottweiler03

 Temperamento

O Rottweiler é uma raça de cães muito leais e que adoram sua família, tem muita paciência com as crianças, só que para isso eles precisam ser criados com proximidade desde filhotinhos, geralmente não gosta de ser um cachorro criado sozinho. Além de ser um cachorro de guarda e pastoreio é também de companhia. Trata-se de um cachorro inteligente, que necessita ser adestrado, responde muito bem ao adestramento e gosta muito de ver seus proprietários felizes. Esta característica fez com a raça tenha sido muito aproveitada em trabalhos diversos.

Famoso por ser um cachorro bastante equilibrado, e também possuir um instinto territorial muito aguçado, ainda assim é uma raça tranquila, muito apaixonada por seus donos, e também bastante resistente. Outra grande qualidade da raça é a boa convivência com outros animais, contanto que da mesma forma como com a convivência com crianças, tenha sido acostumado desde cedo. Alguns exemplares da raça quando são educados de uma maneira equivocada, por pessoas que não estão acostumadas com o manuseio de cachorros, principalmente de porte grande, podem acabar tornando-se animais um pouco agressivos. Por isso a raça não é adequada para pessoas que não saibam assumir o controle, e a liderança de seu cachorro. Outra peculiaridade da raça é que, eles necessitam realmente do convívio com seus donos, como são animais muito devotados, tendem a não lidar bem com o confinamento e a solidão.

Curiosidades

Praticamente em todas as cinofilias de peso, o Rottweiler ganhou espaço até atingir as primeiras posições no ranking anual de nascimentos registrados de todas as raças. No Brasil, então, sua conquista foi  e continua sendo insuperável. Em nenhum outro país, a criação da raça alcançou índices tão significativos como os obtidos aqui. Temida e adorada, para começar, o solo verde-amarelo, é a raça número 1 do Brasil em nascimentos ao ano. Mantém-se nessa posição desde 1995. E, foi o cachorro de guarda revelação dos anos 90.

Rottweiler-02

Dicas

Um treinamento de obediência adequado desde filhote e a socialização são extremamente necessários (para todas as raças, não somente Rottweilers). O Rottweiler tem um pelo curto e brilhante, de fácil manutenção. Escovar regulamente para tirar o excesso de pelos mortos é suficiente para mantê-lo bonito. Não é aconselhável dar banho com muita freqüência, pois tiraria a oleosidade natural de sua pele, causando sérios problemas dermatológicos.

Adoram aprender e serão excelentes se tiverem oportunidade. É preciso uma pessoa forte, firme e dominante quando for treinar esse cachorro poderoso (vale lembrar, que o comportamento potencialmente perigoso em cães da raça Rottweiler geralmente é resultado da posse irresponsável, abuso, negligência ou falta de socialização durante a fase de crescimento).

O Rottweiler é extremamente inteligente, e se sai muito bem em diferentes esportes, mas também pode ser teimoso. Ocupa o 9º lugar no ranking  inteligência canina.

Rottweiler

Saúde

O animal deve ser alimentado com rações que sejam balanceadas, indicadas de acordo com a sua atividade e seu estado de saúde, não devendo assim ser alimentado em excesso para evitar a obesidade. As fêmeas gestantes deverão receber uma alimentação ideal para boa formação dos filhotes e sua manutenção.

É importante que seja feito um controle e diagnóstico precoce de Displasia coxofemoral, no cachorro desde pequeno, para que ele não sofra deste problema em sua vida adulta, devem ser realizados exames freqüentes, e conhecer seus pais para que possa-se traçar um histórico quanto à presença de outras doenças. Algumas são passadas geneticamente, e outras podem ser adquiridas quando o animal é submetido a esforços físicos em excesso, que poderão inclusive comprometer as articulações quando apoiar-se em pisos lisos por exemplo. Expectativa de vida varia entre 8 anos a 10 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 1.500 a R$ 6.000.

Rottweiler01

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro com Hepatite: Sintomas, Tem Cura?

Cachorro Yorkshire Terrier preço e características Ler próxima

Cachorro Yorkshire Terrier preço e características

Deixe um comentário

quinze − 6 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!