Cachorro comer fezes é normal?

Cachorro comer fezes é normal?

É normal meu cachorro comer fezes?

Quem tem cachorro em casa sabe o quanto é importante ficar atento ao comportamento do animal, pois qualquer mudança pode significar algo muito grave e quanto antes começar o tratamento, melhor será. Infelizmente, muitos cães passam boa parte do tempo esquecidos, pois os moradores da casa saem para a escola, trabalho, resolver problemas na rua e só à noite, quando não estão cansados, é que dão atenção ao pet, o que é um grande erro.

Ter um cão em casa é uma grande responsabilidade e é preciso ficar atento ao que ele anda fazendo no decorrer do dia, todos os dias. Por exemplo, se o animal gosta de brincar, está sempre procurando algo para fazer, mas de repente passa a ficar deitado o tempo todo, pode ter certeza que algo não está bem com ele.

Um outro fato que pode acontecer sem que o dono perceba, é o cachorro comer as próprias fezes. Isso é bem mais comum do que muitos imaginam e apesar se acontecer geralmente com os filhotes, não significa que os adultos estejam livres do problema.

A questão é que vários fatores podem fazer com que o cão comece a comer as fezes, podendo ser até mesmo uma doença, mas na maioria das vezes são questões comportamentais. Talvez o pet faz isso simplesmente para chamar a atenção de seu dono, ou então porque está com grande ansiedade.

Cuidados redobrados com o cachorro

Como não há um só motivo para o cão começar a comer as fezes, será preciso tomar cuidado redobrado para com o animal, tentando entender o que está acontecendo com ele e assim descobrir o motivo de tal comportamento.

Primeiramente é importante saber que não é normal um cachorro comer fezes, isto é sinal de que algo está errado com ele. Até uma superalimentação pode causar este tipo de problema, pois quando o pet recebe alimento a mais do que deveria, causa uma má digestão e aí complica tudo.

O que fazer quando o cão come as fezes

A primeira atitude que se deve ter é nunca punir excessivamente o animal quando ele defecar em um local não apropriado. É que se ele voltar a defecar onde não deve, pode comer as fezes para não ser punido.

A maioria das vezes que o animal come fezes é problema comportamental, por isso a importância de observar o cachorro sempre. O melhor a ser feito neste caso é apelar para o estímulo negativo.

Quando o cachorro defecar, não retire as fezes imediatamente, deixe elas no local e fique observando. Se o cachorro tentar se aproximar, diga para não fazer isso, não deixe que chegue perto.

Também é importante levar o cão a um veterinário para que alguns exames possam ser feitos porque a deficiência nutricional faz o cão comer suas fezes. Mas o problema também pode ser ocasionado por vermes, estresse, solidão, punição excessiva, pouco espaço, entre outras questões. Leve o cachorro ao veterinário para certificar-se que está tudo bem com a saúde do pet e depois comece a dar mais atenção a questão comportamental, ensinando com carinho que o animal não deve agir desta forma e procurando dar a ele mais atenção

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!