Castração de Cachorros e Gatos: Benefícios, Dúvidas

Castração de Cachorros e Gatos: Benefícios, Dúvidas

A castração de cachorros e gatos é um assunto que ainda gera muita polêmica, alguns acham que é invasiva e cruel com o animal, mas o que nem todos sabem é que ela é essencial para o bem-estar do seu pet. Veja quais são os benefícios e tire suas principais dúvidas abaixo.

castracao-02

A castração de cães e gatos é um assunto polêmico, muitas pessoas acreditam que é uma cirurgia cruel, uma mutilação e etc. Há muitas verdades e mitos sobre esse tema, mas a principal coisa que devemos saber é que a castração é a melhor opção para a saúde do seu animal.

A castração deve ser realizada a partir do 40º dia do nascimento e antes dos 4 meses. Ao contrario de que muitas pessoas pensam, castrar o seu pet ainda filhote é melhor para se fazer, pois diminui totalmente as chances do animal ter alguma doença e previne tumores. No caso das fêmeas, a castração antes do primeiro cio, diminui para 0% a incidência de câncer de mama e da piometra (principais causas de morte nas cadelas). Lembre-se que os animais não ficam “tristes” por não ter filhotes, isso é uma característica humana.

Além de diminuir as chances de doenças, outro fator principal para a castração é evitar a reprodução exagerada. Não são todos os animais que tem um lar e não há abrigo para todos os que vivem na rua, com isso, muitos acabam vivendo em má condições ou sendo sacrificados. Quanto maior o numero de animais na rua, maior é a chance deles continuarem se reproduzindo e aumentando.

castracao

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A CASTRAÇÃO:

Castração deixa o animal gordo? – Isso é uma informação mentirosa! O animal pode apresentar um apetite maior após a cirurgia (principalmente quando castrados mais velhos), mas se você alimentar direito o seu pet, ele ira continuar com o mesmo peso, ou seja, é você quem pode deixar ele obeso.

Só deve castrar uma fêmea após ela dar cria? – Como já foi falado, os animais não ficam “tristes” por não terem filhotes, portanto essa informação é falsa. Castrar a fêmea antes do primeiro cio é importante para a prevenção de cancro em glândulas mamárias.

A Castração é uma cirurgia cruel? – Não, é uma cirurgia considerada simples e rápida. É utilizada anestesia geral e o animal já fica ativo após 24 horas. Não há nenhum tipo de conseqüência ruim com o seu pet.

A castração evita que o macho marque território em casa? – Tanto cachorro como os gatos gostam de marcar território, mas caso sejam castrados antes de 1 ano de idade, isso não irá acontecer na fase adulta.

Evita fugas? – Sim, após a castração o macho perde um pouco do interesse na fêmea (não totalmente), embora ele ainda possa cruzar com alguma, não vai ficar fugindo.

O que acontece com minha gata após a castração? – O cio, a falsa gestação, a lactação e as múltiplas gestações desaparecem.

castracao-01

Como toda cirurgia e procedimento anestésico é considerado de risco para o animal, essa também. Mas sendo realizada com bons veterinários e do jeito certo, a tendência é que ocorra tudo bem. É uma cirurgia simples e rápida, com um pós operatório tranquilo, principalmente para os pets mais jovens.

Portanto, a castração é algo que traz muitos benefícios para o seu cão ou gato, evitando doenças e evitando futuramente que a população de animais que vivem na rua cresça.

VEJA TUDO SOBRE CASTRAÇÃO NO VÍDEO ABAIXO:

 

 

LEIA TAMBÉM:

Como dar remédio para cães e gatos ? Ler anterior

Como dar remédio para cães e gatos ?

Cachorro pequinês preço, valor de venda, valor médio Ler próxima

Cachorro pequinês preço, valor de venda, valor médio

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!