Cachorro Dachshund: Preço, Temperamento, Características

Conheça o Dachshund, uma raça de cachorro amigável com o seu dono e com sua família, eles são uma ótima opção para quem tem crianças pequenas, adoram caçar e são muitos protetores, saiba qual a sua origem, características, temperamento, curiosidades e o preço desse cão que conquista todo mundo com o seu tamanho e comprimento.

Cachorro Dachshund: Preço, Temperamento, Características

Origem

Registros de Dachshund só foram encontrados no século 16, fazendo referência a um cachorro baixo de pernas tortas, chamado de cão escavador, Dacksel ou cão texugo. O nome da raça que conhecemos até hoje, Dachshund, quer dizer simplesmente por cão texugo (dachs hund) em alemão. Esse cachorro com origem na Alemanha, na época o povo da Alemanha queria um cachorro que fosse pequeno e ágil para caçar pequenos roedores como ratos, coelhos e texugos. O Dachshund era ótimo para esse tipo de caça, os cachorros perseguiam sua presa, entravam na toca, tiravam a presa, matando e levando para o seu dono. Com o passar dos anos, houveram vários cruzamentos seletivos, obtiveram 6 características diferenciadas da raça do cachorro Dachshund, tiveram 3 em tamanhos diferenciado (standard, anão e mini) e 3 variedades de pelo, curto, longo e duro, o ultimo obtido depois de ter um cruzamento com raça de sangue terrier.

Na Alemanha o vulgo salsicha ganhou reconhecimentos por suas qualidades de caça, no começo do século XIX foi levado para a Inglaterra onde começou a fazer parte da família nobre inglesa. No Estados Unidos, os primeiros exemplares começaram a ser visto por volta de 1879, o Dachshund chegou no Brasil junto com os colonizadores europeus e eram chamados de “paqueiros”, por serem exímios caçadores de pacas, a sua popularidade começou depois que começou a ser utilizado em anúncios comercias, como por exemplo, sendo o cão propaganda dos amortecedores COFAP.

Cachorro Dachshund: Preço, Temperamento, Características

 

Características

Conhecido como salsicha, essa raça Dachshund é considerada como um cão de porte pequeno e médio, são compridos e possuem pernas curtas, o tamanho deles varia conforme a categoria, a categoria Standard tanto macho, quanto a fêmea pode chegar a medir 35 centímetros e chegando a pesar até 20 quilos, o Dachshund mini tem uma variação de 20 a 22 centímetros e tem uma variação de peso que gira em torno de 5 a 14 quilos e o tamanho mini que chegam a medir até 15 centímetros e pesando 5 quilos.

As suas orelhas são caídas e compridas, os pelos dessa raça são soltos e podem ser encontrados em 3 variedades distintas, lisos, longos ou duros. A cor dessa raça de cachorro pode ser encontrada em vermelho, preto e bronze, somente preto e também malhado com fundo branco. Os olhos do cachorro Dachshund são de tamanho médio de cor preta e tem formato oval.

Peso:Padrão: até 9kg
Anão: até 4kg
Miniatura: até 3,5kg
Altura:De 26cm a 37cm, dependendo da variedade
Grupo:Grupo 4 – Dachshunds
Funções:Companhia e caça
Grau de Atividade:Moderado
Pêlo:Curto
Cor:Fulvo, amarelo, mosqueados ou não, preto e fogo, alrequim
Nome de Origem:Teckel ou Kurzhaar Dachshund
Pais de Origem:Alemanha
Registro FCI:148

Temperamento

O Dachshund é um cachorro muito corajoso, curioso e sempre que podem estão dentro de uma aventura. Adoram caçar perseguindo sua presa com seu faro aguçado, depois que caçam costumam cavar e enterrar suas presas. É um cachorro independente, por isso é uma ótima opção para quem mora sozinho, não se incomodam em ficar muito tempo sozinho dentro de casa, O cachorro Dachshund é um cão que costuma proteger sua família e seu território, latindo para alertar o seu dono sobre possíveis invasores e pessoas estranhas, é uma raça que se adapta muito bem com crianças pequenas. Os animais de pelagem longa tendem a ser mais quietos, parecidos com os terries. Os de pêlo curto são mais ativos, e os exemplares do tipo miniatura tendem a ser mais tímidos.

Curiosidades

Os historiadores acreditam que a raça Dachshund existe a mais de 5 mil anos, pelo fato de terem encontrados seu nome e imagens gravados na tumba de um faraó. Porém, o primeiro registro seguro da raça aparece em um livro de gravuras aonde aparece um cão com uma estrutura física idêntica ao Dachshund em 1561.

Dicas

O Dachshund apesar de ser um cão ativo, precisa de uma atenção moderada diariamente para praticar atividades físicas e caminhadas. É um cachorro que se adapta a vida em casas com pouco espaço e em apartamentos. Os de  pelo liso requer uma atenção de higiene básica, dando banhos 2 vezes por mês, os exemplares de pelos longos precisa ser escovado duas vezes por semana e tosas a quinze dias, assim evita de acúmulos de sujeira e eliminar os pelos soltos. O cão Dachshund de pêlo curto precisa ser escovado uma vez por semana, além de tosas de quinze em quinze dias para tirar os pelos soltos.

Saúde

O cachorro Dachshund tem uma expectativa de vida que gira em torno de 12 a 14 anos, se não mantiver uma vida relativamente saudável, com atividades físicas e caminhadas, podem ficar obesos, com o cachorro apresentando uma doença do disco intervertebral, podem também apresentar diabete, epilepsia, luxação da patela, surdez e torção gástrica.

Preço

Uma raça muito conhecida, no Brasil temos muitos criadores dessa espécie, o valor estipulado a um cachorro filhote dessa raça pode variar pela genética da família, o valor gira em torno de R$ 1,200 a R$ 3,000 o Dachshund.

Cachorro Dachshund: Preço, Temperamento, Características

Leia Também:

Cachorro Dachshund: Preço, Temperamento, Características
Avalie esta postagem
Encontros Pet