Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Buldogue Inglês: Preço Filhote, Características

Cachorro Buldogue Inglês: Preço Filhote, Características

Saiba tudo sobre o cachorro Buldogue Inglês (em inglês:English Bulldog), como preço de seus filhotes, características e algumas curiosidades. Sua origem não é muito certa, embora se saiba que até meados do século XVIII seus ancestrais, mais altos e ágeis, eram utilizados em combates contra touros.

Bulldog-ingles

Origem

Quando estes combates (Bull-baiting) foram proibidos, o Buldogue visto hoje como cachorro de companhia, foi salvo por fiéis criadores para exposição. A razão para tal afirmação é a de que interferências em seus cruzamentos, que geraram o físico diminuto atual, impediam-no de reproduzir-se sozinho.

Um exemplo disto é o seu nariz: voltado para cima, dificulta o resfriamento do ar, e leva o animal ao superaquecimento, além de restringir sua energia para acasalar-se. Seu físico também não ajudava-o com os filhotes. As fêmeas não eram bem sucedidas em partos naturais, uma vez que suas pernas tortas impediam que seus ossos dilatassem a ponto de proporcionar a passagem dos filhotes. Segundo pesquisa do The Bulldog Club of America, divulgada pela revista Cães e Cia, 94% dos partos são induzidos por cesariana.

Naquele tempo, os Buldogues eram um tanto diferentes do padrão atual, mais parecidos com o boxer (mais altos, musculosos, e ágeis, com membros mais retos e longos). Sua característica mais marcante, a mandíbula, tornou-se mais desenvolvida que a arcada superior para que pudesse morder, de baixo para cima, as narinas e o pescoço do touro, de forma que este não se soltasse.

Com o passar do tempo, e com a proibição dos combates, o buldogue foi transformando-se até chegar ao que conhecemos hoje e que, segundo algum, só continua existindo com a ajuda do homem, uma vez que suas próprias características físicas prejudicam sua reprodução sem interferência.

Bulldog-ingles-01

Características

Possui extremidades fortes, bem musculadas e robustas. Um cachorro amplo, poderoso, e compacto. A sua cabeça é grande em proporção ao tamanho do resto do corpo. Nela podemos apreciar a sua curta cara. Possui um nariz grande, amplo e preto, mas com o focinho curto, amplo e respingado. Tem umas mandíbulas amplas e quadrados. A mandíbula inferior projeta-se para frente, e volta para cima. Os seus olhos, de forma arredonda, e de cor muito escura, quase preta, são de um tamanho moderado. As orelhas estão numa posição alta, e são pequenas e delgadas. A sua pelagem, curta, firme, lisa e possui uma textura fina. As fêmeas não estão tão desenvolvidas como os machos.

As cores apresentam-se uniformemente colorido fulvo, tigrado ou não, ou com manchas limitadas. Todas as nuances do fulvo são admitidas, do vermelho ao café com leite. Os exemplares inteiramente brancos são classificados dentro dos fulvos tigrados com manchas brancas predominantes. Desde que um exemplar apresente a trufa muito escura, olhos escuros debruados com pálpebras escuras, alguma despigmentação da face poderá ser excepcionalmente tolerada nos cachorros muito bons.

Peso:Macho de 28 kg e Fêmea de 23 kg
Altura:Macho de 30 cm a 36 cm e Fêmea de 28 cm a 34 cm
Grupo:Grupo 2 – Pinscher, Schnauzer, Molossóides, Boiadeiros e Montanheses suíços e raças assemelhadas
Funções:Cachorro de companhia
Grau de Atividade:Alto
Pêlo:Curto e liso, de textura firme
Cor:Fulvo, tigrado ou não, ou com manchas limitadas
Nome de Origem:Buldog Inglês
Pais de Origem:Inglaterra
Registro FCI:149

Bulldog-ingles-02

 Temperamento

Sua personalidade é descrita como brincalhão e afetuoso, apesar da face brava. Por ter a tendência a ser preguiçoso, para seus donos mantê-los saudáveis, fortes, e evitar problemas respiratórios, é necessário passear com eles ao menos duas vezes ao dia.

Seus contras são por conta de seu físico favorecer vários problemas nas articulações, olhos e pele, por isso demanda cuidados específicos. É teimoso e possessivo, o que dificulta o adestramento. Já seus prós são por serem excelentes animais para famílias com crianças, pois são sociáveis, e sem traços de agressividade. Companheiros estão sempre prontos para um abraço. Por essas características, é um dos cachorros mais populares nos EUA e na Inglaterra, onde é a raça mais numerosa entre as registradas nos clubes cinófilos.

 

Curiosidades

Se em sua origem o Buldogue era considerado “um cachorro feroz” e usado em combates, hoje isso não passa de lenda. Mesmo com sua expressão brava, é um excelente cachorro de companhia, muito dócil e afetuoso. E, para a sorte de todos, tem uma verdadeira legião de admiradores que procuram enfrentar todas as dificuldades, apenas para tê-lo como animal de companhia, sua nova função no mundo moderno. Jô Soares que o diga… E, se não pode ser considerado exatamente “bonito”, talvez seja um dos cachorros mais usados em comerciais, e desenhos animados, onde sempre aparece na função de cachorro bravo.

O fato de ser – se não a mais – uma das mais caras raças caninas de todo o mundo não tem impedido o Buldogue Inglês de ampliar consideravelmente sua representatividade na cinofilia nacional. Demonstrando tendência de crescimento há pelo menos 20 anos, o cachorro baixinho e troncudo, que na década de 80 não chegava a registrar no País nem cem nascimentos anuais, avançaram, e acabou por atingir, em 1999, um patamar bastante significativo na criação brasileira: com 607 filhotes registrados, ele entrou para o grupo das 30 raças com maior número anual de nascimentos.

Propagandas de TV, aparições em programas de grande audiência, melhoria nas técnicas, e nos resultados dos – tão utilizados na raça – métodos de inseminação artificial certamente são alguns dos fatores que contribuíram para a maior disseminação do Buldogue no nosso país. Especialmente de três anos para cá, a procura pela raça e a quantidade de criadores tem aumentado notavelmente, observa o criador há 13 anos, Gilmar Barros, também presidente do recém-fundado Bulldog Club do Brasil.

Bulldog-ingles-03

Dicas

Apesar do porte físico sólido e pesado, pode ser um companheiro brincalhão, e cheio de energia. É um cachorro “de boa paz”, que relaciona-se muito bem com crianças, desde que estas respeitem seus limites para a brincadeira, e até mesmo com outros cachorros, desde que não haja”brutalidade” na convivência.

O grau de atividade de um típico Buldogue Inglês está no nível mais baixo que pode-se encontrar na espécie canina. Ele realmente aprecia o ócio, passa a maior parte do tempo quieto, dormindo ou relaxando. Mas, é claro que a raça tem seus momentos de maior pique e, nessas ocasiões, curte uma corridinha ou brincadeira, mas realmente dura pouco. Os filhotes, naturalmente, tendem a ser mais ativos; porém, via de regra, se comparados aos filhotes da maioria das raças são bem mais tranqüilos.

Passeios diários ou mesmo a cada dois ou três dias são mais do que suficientes para um Buldogue manter-se em boa forma física. Mais do que isso é até contra-indicado, pois a raça tem a estrutura pesada e a cara achatada, se fizer atividade demais, sente dificuldade respiratória, o corpo fica exageradamente aquecido e o cachorro pode até morrer.

É muito silencioso, que late pouco e demanda poucos cuidados com seu pelo curto. Mas, precisa de atenção quanto à limpeza das dobras do focinho, e pescoço, que deve ser feita com água e sabão neutro.

 

Bulldog-ingles-04

Saúde

A raça tem certa tendência a desenvolver assaduras, dermatites e sarna demodécica. Expectativa de vida varia entre 8 anos a 10 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 3.000 a R$ 7.000.

Bulldog-ingles-05

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Australian Shepherd (Pastor Australiano)

Ler próxima

Hotéis Pet Friendly no Brasil (Aceitam Animais)

Deixe um comentário

7 − seis =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!