Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Raças de Cachorro que Precisam de Focinheira

Raças de Cachorro que Precisam de Focinheira

Muitos cachorros que deveriam usar focinheira simplesmente não usam por culpa de seus donos que são preconceituosos ou não estão devidamente informados sobre a importância do uso. Saiba se seu cachorro precisa usar ou não logo abaixo:

Cachorro-focinheira-01

Alguns até alegam que focinheira é só para cão bravo ou que ficam avançando na pessoa e não aceitam de jeito nenhum que seu cachorro a utilize.

Acontece que todo cão pode morder, mesmo quando ele é bem manso. Talvez ele fica estressado, sob pressão, se sinta ameaçado ou ache que seu dono está sendo atacado e aí eles vão morder.

Há donos de cães que alegam outros motivos para não usarem a focinheira, dizem que sufoca muito o animal, ou o cão fica feio, fica mais agressivo ou simplesmente o animal não deixa ser colocada. Tudo isto são desculpas que não podem mais ser dadas porque a focinheira é sim, muito importante, principalmente para certas raças de cães.

Algumas das raças de cachorros que precisam usar focinheira são:

Pit Bull, Mastim Napolitano, American Staffoshire Terrier, Rottweiller, além das raças que forem derivadas destas ou que for alguma variação.

Hoje no Brasil temos inclusive leis específicas sobre esta questão e algumas cidades estão sendo mais rigorosas com a obrigatoriedade do uso da focinheira, principalmente aquelas onde chegou a ser registrado algum caso mais grave de ataque de cão.

 

Cachorro-focinheira-02

Se você tem um cachorro, o primeiro passo é buscar conhecer as leis de sua cidade que tratam a respeito desta questão e se há alguma que obrigue raças específicas a usarem focinheira quando saírem às ruas.

Entretanto o bom senso sempre deve falar mais alto e o próprio dono deve fazer uma avaliação de seu cão. Se você tem um cachorro de grande porte, ou mesmo que ele seja pequeno, mas fica latindo para os carros que passam, querendo avançar nas pessoas ou em outros cachorros, a melhor coisa a ser feita é optar pelo uso da focinheira.

Hoje no mercado temos vários modelos e o importante é verificar qual se adapta melhor ao seu pet, pois é preciso comprar no tamanho certo. Quando se trata de uma raça de cachorro maior ou mais temperamental, então é bom investir em uma focinheira bem forte.

Tem as focinheiras no formato “cesta” e com elas os cães podem até beber água sem problema algum.

Se a raça for de cão menor, pode-se optar pela focinheira de nylon, mas desde que o animal não possua tanta força e seja mais tranquilo.

Lembre-se que a focinheira também é indispensável quando o cachorro vai ao veterinário, pois é um ambiente em que o animal fica muito estressado, pois verá um estranho lidando com ele e ainda pode encontrar outros cães e vários animais, o que pode significar para ele algum tipo de ameaça.

Focinheira é um ato de amor do dono para o seu cachorro, pense bem nisto e cuide melhor do seu amigão.

Cachorro-focinheira

 

LEIA TAMBÉM:

Ler anterior

O que Cachorro Pode e Não pode Comer?

Ler próxima

EMOCIONANTE: Cachorro herói morre apos lutar contra 4 cobras para salvar sua família.

Deixe um comentário

dezenove − dez =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!