Como colocar coleira em cachorro?
Quem tem um cachorro em casa, seja pequeno ou grande, manso ou bravo, geralmente vai logo comprando uma coleira para o animal, mas a maioria das pessoas faz isso por tradição, pois na verdade não sabem qual é a importância desta prática.
Só que nem sempre os cães aceitam a coleira muito bem, alguns até fazem de tudo para tirá-la e os donos, com dó do bichinho, acabam tirando, mas isso não poderia acontecer. Para evitar alguns transtornos é muito importante comprar a coleira certa, o problema é que ao chegar a um pet shop a pessoa fica encantada com tantos modelos e geralmente escolhe a mais bonita, mas não deveria ser assim.
É preciso tomar cuidado para comprar a coleira certa, talvez seja bom até levar seu cão para a compra e ver qual se adapta melhor a ele. E depois não ligue se o animal achar ruim, ele precisará de um tempo para entender que aquele novo objeto é importante para os seus passeios.
Como colocar coleira em cachorro da maneira certa
A primeira dica para quem vai colocar uma coleira em seu cão pela primeira vez é não ter pressa. Lembre-se que os animais são diferentes e alguns se adaptam rapidamente com o novo objeto, mas outros levam tempo.
No começo, deixe a coleira um pouco mais solta, só para o cachorro ir se acostumando. Até é bom não deixar a coleira o tempo todo, coloque-a nos horários em que for brincar com o pet e também quando ele for se alimentar, assim irá associar aquele objeto ao seu pescoço com momentos de alegria.
Colocar coleira em cães mais tranquilos é bem simples, mas aqueles mais agitados sempre dão mais trabalho e exigirão ainda mais paciência de seu dono. Em pouco tempo o cão irá entender que colocar a coleira significa que eles vão pra rua passear e isso por si só já é motivo de grande euforia, então é bom compreendê-los, pois estão felizes e eles comemoram de várias formas, inclusive ficando agitados.
Mas é importante lembrar que se você colocar a coleira em seu cão justamente quando ele está agitado, ele passará a entender que isto é o certo. Por isso no começo o dono do animal precisará treiná-lo a não ficar assim e isto requer tempo.
Quando for passear com seu cão e pegar a coleira, se ele estiver pulando, correndo, ou muito agitado, fique parado olhando para ele, até que se acalme e só em seguida faça o que deve ser feito. Caso comece a colocar a coleira no cachorro e ele volte a ficar agitado, retire-a imediatamente e fique parado, esperando que ele se acalme. Essa atitude precisará ser repetida todas as vezes que for levar seu pet para um passeio e com essa repetição ele acabará entendendo que se quiser dar uma voltinha, precisará ficar comportado.
Uma outra dica na hora de passar a coleira pela cabeça do cão é ficar com um petisco na mão e entregá-lo quando ele se comportar direitinho. Depois que colocar a coleira, evite sair imediatamente, justamente para quebrar esta agitação do animal. E é assim, com paciência e repetindo este gesto, que o cachorro entenderá que é preciso ficar quieto para colocar a coleira e finalmente poder ir pra rua passear.
Nenhum comentário encontrado.