Cachorro Basset Hound: Características, Preço

Cachorro Basset Hound: Características, Preço

O cachorro Basset Hound é uma raça que tem como característica o tamanho de suas orelhas que são grandes e caídas, ótimo companheiro para crianças é amigável com toda a família e estranhos. Porém, devido o comprimento de seu corpo com o tamanho de suas patas, devemos tomar muito cuidado a possíveis problemas de saúde.

Cachorro Basset Hound: Características, Preço

Origem

Como toda a raça antiga, não se sabe ao certo a origem da raça Basset Hound, mas a teoria mais aceita é que ela tenha sido desenvolvida na França depois de vários cruzamentos de raça, entre elas o Basset d’artois, a raça foi exportada para a Inglaterra, onde teve o cruzamento de duas raças, a BloodHound e Beagles. Criados especialmente para caçar lebres e coelhos. Em 1800, os primeiros cães da raça foram levados para a Inglaterra, em bora seja uma raça com origem francesa, o Basset foi reconhecido oficialmente na Grã-Bretanha em 1883 pela Kennel Clube Britânico.

Logo depois, o Basset Hound foi levado para os Estados Unidos, onde se tornou um cão de luxo e de exposição.

Cachorro Basset Hound: Características, Preço

Características

O Basset é um cão farejador, portanto a raça detém um faro muito aguçado. É uma raça de pernas curtas e com uma ossatura mais pesada em relação à altura de qualquer outra raça. Apesar do comprimento de seu corpo e  tamanho das suas pernas, o Basset é capaz de fazer grandes caminhada e alcançar coisas que outros cachorros do mesmo comprimento não conseguiriam.

O seu pelo é liso e curto, qualquer cor é aceitável para o padrão dessa raça, você pode encontrar um Basset em 3 tons de cores diferentes (preto, marrom e branco), ou em dois tons diferentes (branco e marrom ou preto e branco).

O que mais chama a atenção dessa raça é o excesso de pele pelo corpo e pescoço, fazendo parecer que tenha um olhar triste, com a sua pele frouxa, quando está deitado ou de cabeça baixa, a sua pele fica toda enrugada, fazendo com que seja considerada  uma das mais fofas e charmosas de todas as raças.

O Basset tem uma média de altura de 34 a 37 cm e podem chegar a pesar até 23 quilos.

Peso: De 25kg a 30kg
Altura: De 33cm a 38cm
Grupo: Grupo 6 – cães sabujos
Funções: Companhia e caça
Grau de Atividade: Baixo
Pêlo: Curto, liso e cerrado.
Cor:
Tricolor de branco fulvo e preto, ou bicolor de branco e fulvo.
Nome de Origem: Basset hound
Pais de Origem: Grã-Bretanha
Registro FCI: 163

 Temperamento

O Basset, apesar de sua aparência, são muitos brincalhões e ativos quando filhote, quando chegam a fase adulta procuram ser mais calmos. São dóceis e amáveis com outros animais domésticos e crianças, com um temperamento calmo, precisam fazer exercícios regularmente para manter a forma. Vindo de uma linhagem de cão farejador, gostam de ficar investigando com o seu olfato apurado toda vez que sentem algum odor.  Persistente,  não é fácil tirar ele do seu curso quando esta farejando, é capaz de seguir o rastro até acabar se perdendo de casa, quando sair com o seu cachorro para passear use uma coleira para evitar transtornos e/ou perder o seu animal.

Acostumados a viver em matilha, não gostam de ficarem sozinhos, á aconselhado que deixem eles na companhia de outros animais, ficando sozinhos costumam latir e uivar até chegada do dono.

Cachorro Basset Hound: Características, Preço

Curiosidades

Muitas pessoas acham que o Basset é um cachorro difícil de ser adestrado, na verdade esses cachorros são fáceis para adestrar, eles não aprendem na base da punição, se mostram muito teimosos contra isso, mas devido o seu instinto é muito agradável para eles que aprendem ganhando uma recompensa por meio de petiscos.

Dicas

O Basset precisa de pouco exercício diariamente, pratique caminhada com o seu cão 20 minutos por dia, fazendo isso, você evita que seu cachorro fique obeso, comprometendo a sua locomoção e correr sério risco de problemas de colunas.

Cachorro Basset Hound: Características, Preço

Saúde

Com suas orelhas grandes o Basset corre risco de ter Otites com o passar do tempo, recomenda-se que para evitar esse tipo de problema, é aconselhável que limpe uma vez por semana a parte de dentro das orelhas de se cão. A sua pelagem necessita de uma higiene mínima, por ter pelo curto dê banho a eles a cada quinze dias, mas precisa de uma higiene frequentemente em volta da boca e das rugas, o Basset costumar babar.

Um problema comum da raça é causado pelo seu porte físico, uma vez que tem um corpo comprido e com as patas curtas, muitas vezes o macho não consegue fazer a montada na fêmea, e a fêmea por sua vez, acaba sentando por não aguentar o peso do macho, precisando sempre de uma ajuda de um ser humano.

Preço

Hoje em dia no Brasil existem muitos criadores dessa raça, e dependendo da qualidade do pai, da mãe e dos avós o preço em média é de R$ 1.300, podendo chegar até R$ 1.800.

Cachorro Basset Hound: Características, Preço

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!