Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Fila Brasileiro

Cachorro Fila Brasileiro

O Fila Brasileiro é uma das dez raças de cachorro mais populares no Brasil, muito calmo e leal com seu dono, porém valente com estranhos. Por essas características costuma ser um cão muito utilizado para defender fazendas e empresas. Saiba tudo sobre essa raça como o preço de seus filhotes, características, temperamento, dicas e curiosidades.

Cachorro Fila Brasileiro

Origem

Fila Brasileiro, como o nome já diz, é de origem do nosso país. Acredita-se que os primeiros exemplares tenham surgido depois que houveram cruzamentos com cães de outras raças trazidas por portugueses na época da colonização do Brasil, tais como Mastiff Inglês, Bloodhound e Buldoque. Com o resultado, os Filas Brasileiros exerceram muitas tarefas. Esses cães tinham o papel de recapturar os escravos e índios ou fazer proteção dos Bandeirantes a possíveis ataques de onças e outros animais de grande porte que apareciam em seu caminho. A raça foi a primeira a ser reconhecida pela FCI (Federação Internacional de Cinofilia), em 1940. O fila ganhou grande números de popularidade entre os anos de 1970 e 1980, o sucesso é tão grande, que hoje em dia está entre as dez raças mais populares do Brasil.

Cachorro Fila Brasileiro

Características

O Fila Brasileiro é considerado de grande porte, o macho pode chegar a medir até 75 centímetros, já a fêmea um pouco menos podendo variar de 60 a 70 cm. É  um cachorro pesado, quando chega na fase adulta pode pesar de 50 a 60 quilos. Seu pelo é curto e liso, a coloração mais comum da raça é castanho, preto marrom escuro, tigrado e malhado.

Possue uma cabeça grande e sua boca é preta, essa característica faz com o que o cão seja conhecido também como “ boca negra ”, em algumas regiões do Brasil.

Possue pele frouxa e enrugada, suas orelhas são grandes e apontadas para baixo, fazendo um formato em V. O Fila Brasileiro possui uma estrutura muscular e óssea muito forte e sua cauda é grande, sendo grossa na base, afinando até a ponta da cauda.

Peso:Macho: de 48kg a 53kg
Fêmea: de 37kg a 42kg
Altura:Macho: de 65cm a 75cm
Fêmea: de 60cm a 70cm
Grupo:Grupo 02 – Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços
Seção 2.1 – Tipo Dogue/Mastife
Funções:Boiadeiro, guarda e defesa
Grau de Atividade:Médio
Pêlo:curto, macio, espesso e bem assentado.
Cor:São permitidas todas as cores uniformes (salvo o branco, cinzento rato, negro e fogo, azul), raiado com riscas mais ou menos escuras. Presença ou não de máscara negra. Admitem-se marcas brancas nos pés, peito e ponta da cauda desde que não excedam 1/4 do conjunto.
Nome de Origem:Fila Brasileiro
Pais de Origem:Brasil
Registro FCI:225

 Temperamento

Apesar do seu tamanho, é um cachorro ágil, ativo e valente. Em  meados dos anos 70 a raça era bastante agressiva e violenta, na época, a entidade de cinofilia brasileira, a CBKC, decidiu alterar esse padrão da raça. Começou-se a promover cruzamentos com exemplares menos agressivos, no entanto, a agressividade da raça não sumiu por completo, por que um grupo de aprimoramento do Fila Brasileiro não concordou com as mudanças de padrão impostas pela entidade. No geral, o Fila Brasileiro é paciente com as crianças, muito fiel, carinhoso e obediente com seus donos e família, porém, se mostram muito desconfiados e pouco amistosos com estranhos. São cães muitos tranquilos e sentem uma segurança muito grande de si mesmo. Não costuma ter medo de ambientes diferentes e ruídos estranhos, latindo somente quando percebem possíveis invasões de estranhos, podendo ser muitos agressivos e agir com muita violência. Quando estão excitados ignora totalmente de ameaças ou batidas.

Cachorro Fila Brasileiro

Curiosidades

A CIGS, Centro de Instrução de Guerra na Selva, um grupo de estudo do Exército Brasileiro, realizou testes durante 5 anos com cães das raças Doberman, Pastor Alemão e Fila Brasileiro, colocando esses cachorros em situações extremas, próxima de uma real situação de guerra na selva, depois desses testes chegaram à conclusão que o Fila Brasileiro é a raça que mais se adapta ao trabalho, o Fila Brasileiro teve melhor adaptação a situações e condições mais inóspitas da floresta Amazônica. O Fila teve seu melhor desempenho em quase todas as qualidades testadas, olfato, resistência, força e coragem.

Cachorro Fila Brasileiro

Dicas

O Fila é um cachorro que precisa de muito espaço e atividades diárias e caminhadas diariamente, com uma duração em média de 40 minutos, Quando  filhote,  é muito importante que não deixe o cachorro exposto a pisos escorregadios, podendo ter lesões articulares.  É um cão que além de ser dóceis com os seus donos, existem relatos de agressividades quando ficam velhos e doentes. É preciso que coloquem esses cães em treinamentos ainda quando filhotes, são cachorros dominadores de seu espaço, não toleram a presença de cães de outras raças e animais domésticos. Por ter pêlos curtos, é necessário escová-los uma vez por semana, dando banhos com shampoo de quinze em quinze dias.

Cachorro Fila Brasileiro

Saúde

O Fila tem uma expectativa de vida que gira em torno de 9 a 13 anos, é uma raça muito saudável, apesar do todo o seu tamanho, são cachorros que não são propensos a doenças comuns de cães de grande porte, como por exemplo a displasia coxofemural e torção gástrica.

Preço

Uma raça muito popular no Brasil, hoje em dia existem muito criadores desse cão, um filhote de Fila Brasileiro depende muito do histórico e genética da família, podendo ser encontrado em um valor de  R$ 1,500 a R$ 3,000.

Cachorro Fila Brasileiro

 

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Dogue Alemão: Preço, Características

Ler próxima

Cachorro Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro

Deixe um comentário

4 × quatro =

Raças De Cachorros De Grande Porte | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] Saiba mais sobre o Cachorro Fila Brasileiro […]
abril 13, 2016 9:18 pm
Bull Terrier | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] Cachorro Fila Brasileiro […]
abril 13, 2016 5:47 pm
Guia De Raças | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] Schnauzer Shar Pei Shiba Inu Shih Tzu Labrador Golden Retriever Fox Paulistinha Fila Brasileiro Dogue Alemão Dogo Argentino Doberman Dálmata Basset Hound Rastreador […]
abril 13, 2016 1:12 pm
Beagle | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] Cachorro Fila Brasileiro […]
abril 13, 2016 1:05 pm
Cachorro Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro | Encontros Pet: Procure Cães e Gatos Perdidos
[…] Cachorro Fila Brasileiro […]
março 14, 2016 9:19 pm

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!