Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Samoieda: Características, Preço

Cachorro Samoieda: Características, Preço

Samoieda é uma raça Russa, também conhecida como Samoiedskaia Sabaka, veja aqui suas principais características e preço dos filhotes, essa que é  uma das raças mais antigas da Rússia. Esta raça ficou conhecida por ter ajudado e acompanhado a tribo dos samoiedas nas migrações para a Sibéria, de tal forma que deram o nome de sua tribo para originalizar a raça.

Samoieda01

Origem

Apesar de domesticado, é um cachorro que cumpre exemplarmente suas funções enquanto animal de utilidade, em particular como guardião. Levados à Inglaterra, destacam-se em competições de exposição. Os primeiros exemplares vieram para a Inglaterra no final de 1800, mas nem todas essas primeiras importações foram os brancos e, puros da raça como é conhecida hoje. Um desses cachorros foi apresentado à Rainha Alexandria que fez muito para promover a raça. Descendentes dos cachorros da rainha ainda podem ser encontrados em pedigrees modernos. Em 1906, o primeiro Samoieda veio para a América como um presente do Grão-Duque da Rússia Nicolau.

Enquanto isso, a raça foi tornando-se um cachorro de trenó popular, porque ela era mais dócil do que outras raças de trenó. No início de 1900, os samoiedas faziam parte das equipes de trenó em expedições à Antártida e, compartilhado no triunfo de alcançar o pólo sul. Entre as façanhas da raça, juntamente com sua boa aparência que reluz, logo ganharam a atenção do público nos Estados Unidos, e sua popularidade tem crescido muito desde a Segunda Guerra Mundial. Embora as pessoas Samoiedas que eram nômades há muito que estabeleceu-se em um só lugar, a raça que eles criaram têm viajado ao redor do mundo.

A maior criação de Samoieda ocorre nos Estados Unidos. Em 2003, 1.542 filhotes foram registrados no American Kennel Club, a 67ª posição entre 150 raças. São promovidas competições em obediência, skijoring (o cachorro, com guia, puxa seu parceiro que está sobre um esqui), agility, pastoreio e corridas de trenó. Há títulos de trabalho para o Samoieda que participa de pet terapia (cada hora vale pontos) e de eventos nos quais puxa peso (weight pulling).

Outras atividades podem valer também esses títulos, como atuar em buscas e resgates. No Brasil, a raça foi introduzida em 1975 e ainda é pouco conhecida. Em 2003, 141 filhotes obtiveram registro na Confederação Brasileira de Cinofilia. Nasceram principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Apenas 10 vieram de outros Estados: Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Mato Grosso.

Samoieda02

Características

A raça é chamada carinhosamente de Sammy. É um cachorro de tamanho médio, contorno bem definido e de movimentação elegante. A pelagem é dupla. O pelo de cobertura é mais longo, mais áspero e reto. O subpelo é curto, macio e denso. Tem uma juba em torno do pescoço e sobre os ombros, emoldurando a cabeça, maior nos machos.

Peso:Macho de 20 kg a 30 Kg

Fêmea de 15 kg a 23 kg

AlturaMacho de 57 cm a 60 cm

Fêmea de 53 cm a 56 cm

Grupo:Grupo 5 – cães nórdicos de trenó
Funções:Tração de trenó, atividades esportivas e pet terapia
Grau de Atividade:Alto
Pêlo:Longo
Cor:Branco
Nome de Origem:Setter Inglês
Pais de Origem:Rússia – Sibéria
Registro FCI:212

Samoieda03

 Temperamento

O apego às pessoas, entretanto, não significa submissão a elas. O Samoieda aceita bem a liderança humana, mas está sempre pronto a assumir ele próprio a liderança (em matilha, o líder geralmente é um macho, mas pode ser uma fêmea). O dono precisa saber ser firme para desencorajar comportamentos indesejados no cachorro, caso surjam.

O Samoieda adulto costuma meter-se em brigas com cachorros do mesmo sexo. Para reduzir as chances, o ideal é acostumar os exemplares do mesmo sexo a conviverem desde filhotes. Se o Samoieda não estiver acostumado a conviver com gatos, poderá querer caçá-los.

O Samoieda pode ser barulhento ou não. Quando um cachorro da raça está perto de uma pessoa conhecida, dificilmente incomoda com latidos. Já o exemplar que fica no quintal pode latir com frequência para manter seu líder, o dono, informado e caso ele estiver sozinho e sentir-se ignorado, poderá pedir a presença do dono com latidos e uivos baixos contínuos, tristes. Falar com o dono quando chega a casa é outra característica da raça. É bastante independente e muitas vezes teimosa, mas está disposto a agradar, e é sensível aos desejos de sua família além de atender aos pedidos de crianças.

Curiosidades

Dá para não sentir vontade de afagar essa montanha sorridente, de pelos fofos e densos?

Com sua aparência e atitudes amigáveis, o Samoieda é sucesso como intermediário nas terapias de crianças com necessidades especiais. Inquisitivo, vivaz e travesso, esse cachorro é um companheirão alegre, inclusive quando está na velhice. Dá pulinhos e sacode a cauda chamando para brincar.

Apesar de tanta fofura e elegância (reparou na cauda apoiada sobre o dorso?), o Samoieda é um cachorro rústico. Originário do norte da Rússia e da Sibéria, ele já puxou muitos trenós e pastoreou renas para as tribos dos Samoiedas, as responsáveis pela formação da raça. Até o enorme urso polar o Samoieda espantava, atuando em matilhas.

Outro papel importante desse cachorro era compartilhar o dia-a- dia das tribos, e o interior de suas habitações. Nessas ocasiões, a força, a resistência e a energia necessárias para desempenhar seu trabalho, e para sobreviver no rigoroso clima ártico eram substituídas por um estilo calmo e pacífico. Às vezes era requisitado para a mais aconchegante de suas funções: aquecer os donos, com ajuda da dupla pelagem.

Samoieda04

Dicas

Nas épocas mais quentes, o Samoieda perde boa parte do subpelo. Como a raça não tem odor forte, são desnecessários banhos frequentes. Mas a escovação periódica é importante. Duas escovações por semana reforçam o brilho cintilante típico da raça, tiram nós e emaranhados que podem impedir a ventilação e causar irritação da pele, além de manterem o Samoieda limpo, cheiroso e com o pelo macio. Banho só quando o cão estiver realmente muito sujo ou com o pelo embolado; usa-se xampu para pelagem branca ou xampu neutro e enxágua-se bem, secando-o em seguida, já que a umidade é a grande vilã contra a pele saudável.

Recomenda-se levá-lo para duas caminhadas por dia, tanto para quem mora em casa como em apartamento, ou uma sessão de brincadeiras cansativas como pegar bolinha.

 Samoieda05

Saúde

A maior preocupação é a displasia coxofemoral e torção gástrica. Expectativa de vida varia entre 10 anos a 12 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 3.500 a R$ 4.000.

Samoieda

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!