Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Galgo Afegão

Cachorro Galgo Afegão

O cachorro Galgo afegão (em afegão:, سگ تازی افغا) também conhecido como Afghan Hound, é uma raça canina originária do Afeganistão, ainda é desconhecido da maioria dos brasileiros, por isso veremos abaixo algumas características e curiosidades sobre esse belo cão.

Galgo-Afegão

Origem

 

Galgo afegão (em afegão:, سگ تازی افغا) também conhecido como Afghan Hound, é uma raça canina originária do Afeganistão. Oriundo das montanhas dessa nação chegou à Inglaterra em 1900, como cachorro de exposição. É considerado um animal caçador, de perseguição, embora seja popular como um glamoroso canino de competições de beleza. Em estudo realizado por Stanley Coren, é considerado o cachorro que menos responde aos comandos de obediência, ocupando com isso a última posição na publicação ‘A Inteligência dos Cães’, ainda que seja uma das raças caninas mais antigas que tem-se notícia.

O documento mais antigo, data de, aproximadamente, 3000 a.C., um papiro encontrado no antigo Egito, perto de Jebel Musa, que descrevia a raça como grande caçador, e bastante apreciado pela nobreza. Ainda não se conhece a data de quando esta raça instalou-se no norte do Afeganistão, nem encontram- se vestígios da passagem destes por outros locais. Há dúvidas se esta raça sofreu ou não, muitas alterações quando instalou-se no Afeganistão, pois manteve as suas características principais, como pelagem longa e compacta.

Os primeiros antepassados desta antiguíssima raça foram, provavelmente, cachorros importados da região, dotados de uma visão muito aguda, e cachorros indígenas das montanhas. Estamos perante um exemplar muito apreciado no seu país de origem, onde é utilizado para o trabalho, apesar de também para a caça da gazela (isto nos dá uma amostra inicial da rapidez que tesoura). E é até um cachorro polivalente: o mesmo dedica-se à caça, à guarda de rebanhos, e também para exposição. Estamos perante um exemplar muito apreciado na sua terra, mas também fora da região, sobretudo em exposições.

Galgo-Afegão-02

Características

Já comentamos que é um cachorro atlético, com um corpo esguio. Alguns consideram-no como “o rei dos cachorros”, devido à sua elegância, porte altivo, e aristocrata. Possui um olhar penetrante, os olhos escuros de forma amendoados são penetrantes ou distraídos, dependendo da confiança que o cachorro tenha. As suas orelhas são amplas, largas, e estão cobertas por um pelo suave.

A característica que destaca-se é sua pelagem, quando é ainda uma cria, apenas possui uma pelagem, só atingindo o seu auge aos 3 anos, ou 4 anos de idade. Fina, espessa, sedosa, e cobrindo em todo o corpo. É especialmente comprido na cabeça, nas laterais do corpo e nas patas. É uma raça que não muda o pelo, com um crescimento para ávida. Assim que alguns exemplares já adultos podem ter o pelo que chegue até ao chão.

Fisicamente, o Galgo Afegão é de grande porte, medindo entre os 68 cm a 74 cm nos machos, e nas fêmeas, um pouco mais baixas, dos 63 cm aos 69 cm.

Peso:Aproximadamente Macho e Fêmea de 25 kg a 30 kg
AlturaAproximadamente Macho de 68 cm a 74 cm e Fêmea de 63 cm a 69 cm
Grupo: 10
Funções:Cachorro de companhia, pastor e de caça
Grau de Atividade:Alto
Pelo:Longa, fina, espessa e sedosa
Cor:Todas são permitidas
Nome de Origem:Galgo afegão
Pais de Origem:

Afeganistão

Registro FCI:

Galgo-Afegão-04

Temperamento

O Afghan é calmo, quieto e reservado, mas também é alegre, carinhoso e palhaço (sem tornar-se cansativo ou submisso). É intuitivo, inteligente, tem uma boa memória, e um grande senso de iniciativa. Corajoso e destemido, mas também doce e sensível. Adora correr, por isso é necessário que o local onde habite, tenha locais espaçosos. Em relação a estranhos, apresenta uma atitude desconfiada, mas não é violento com estes. No livro de Stanley Coren, “A Inteligência dos Cães”, encontra-se no último lugar do ranking no que toca a inteligência de obediência e trabalho, não significando que não possua inteligência, apenas é muito indiferente às ordens que lhe são dadas.

De caráter calmo, voluntarioso, susceptível, e pouco expressivo. Independente, não gosta de ser chateado. É carinhoso com o seu dono, apesar de distante e altivo dos demais. Deve ser educado com firmeza, mas sem qualquer atitude brusca por causa da sua susceptibilidade. Possui um olhar penetrante e algo feroz, mas não devemos temê-lo.

Um corredor fantástico, sendo capaz de superar os 60 km/h. E adaptam-se aos mais diferentes terrenos. O seu trabalho em terrenos montanhosos é quase inigualável. Em corrida, é capaz de girar com grande facilidade, podendo inclusive fazer mudanças de direção de até noventa graus, sem diminuir a velocidade. Vimos a sua rapidez a agilidade, mas ele também é incansável, com uma resistência física incomparável. Fora da caça é majestoso: caminha com elegância, como se fosse o centro da atenção sempre.

Curiosidades

Difícil de acreditar que o penteado Galgo Afegão, ou simplesmente Afghan Hound, um dos cachorros que precisa de mais horas no cabeleireiro, em concursos de beleza, antes era um excelente cachorro de caça que perseguia lebres e gazelas. Atualmente, deixou para trás seu passado caçador, e dedica- se totalmente ao mundo da moda, e da companhia.

Dicas

A manutenção dos pelos do Afghan é exigente, precisa de três sessões de escovação por semana e um banho de no máximo 10 dias. A raça não requer tosa, mas pode ser feito o trimming no dorso e pescoço, pois nestes lugares a pelagem é mais curta, e lanosa.

Adapta-se bem a viver dentro de casa sempre, e quando é levado para passear tem que ser, no mínimo, por uma hora. Também é um cachorro que precisa de tempo para a vida social, se não pode tornar-se reservado, e introvertido.

Galgo-Afegão-03

Saúde

Pode ser afetado por uma má formação das articulações do cotovelo ou pela displasia coxofemural. É muito sensível às preparações químicas (como pó anti- pulgas), anestesia, tranquilizantes e cortisona. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 14 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 1.800 a R$ 3.000.

Galgo-Afegão-05

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Galgo Polaco

Ler próxima

Cachorro Greyhound (Galgo Inglês)

Deixe um comentário

19 − 12 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!