Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Galgo Polaco

Cachorro Galgo Polaco

O cachorro Galgo Polaco (em polaco: chart polski) é uma raça primordialmente usada pela nobreza polonesa para caçar lebres e raposas, saiba mais sobre essa exótica e linda raça de cão.

Galgo-Polaco-04

Origem

O Galgo Polaco (em polaco: chart polski) é uma raça primordialmente usada pela nobreza polonesa para caçar lebres e raposas. Em meio à Segunda Guerra Mundial, e ao período comunista, a raça foi praticamente extinta, reavivada anos mais tarde.

As primeiras amostras da presença do Galgo Polaco na Polônia são encontradas no século XIII. Esta raça descende provavelmente dos Galgos Asiáticos do tipo Saluki. O autor russo Sabaniejew afirmava que era o resultado de cruzamento entre Galgos Ingleses e Borzois, mas posteriormente foi demonstrado que esta origem não era possível já que os Barzois não apareceram até ao século XVI.

As aparições do Galgo Polaco na literatura de caça são freqüentes. E as representações na documentação iconográfica são conclusivas. O aspecto do Galgo Polaco não mudou praticamente nada ao longo dos anos. Mostra-se que, apesar dos cruzamentos, a raça manteve o seu aspecto de origem.

Galgo-Polaco-05

Características

O Galgo Polaco é uma raça de porte grande, poderoso e musculado. Apesar de seguir os passos dos Galgos de pelo curto, apreciamos nele algo diferente. E é mais forte e menos fino que os outros. Mas, como dissemos, o seu aspecto deixa-nos ver a sua descendência.

Os traços são muito parecidos com o Galgo Asiático, o seu antepassado. De forte esqueleto e estrutura compacta, a sua poderosa musculatura, e mandíbula demonstram que este exemplar foi utilizado em condições muito adversas de caça ao longo da sua história. Os seus olhos são muito expressivos e despertos.

Sua pelagem pode ter várias cores, é dupla e lisa, embora áspera ao toque. Há variações, de longuíssima até curta, ondulada, dura ou até franjada. Não precisam de banhos freqüentes

Peso: Aproximadamente Macho e Fêmea de 30 kg a 50 kg
Altura Aproximadamente Macho de 70 cm a 80 cm e Fêmea de 60 cm
Grupo:
Funções: Cachorro polícia, e de busca.
Grau de Atividade: Alto
Pelo: Dupla e lisa, embora áspera ao toque. Há variações, de longuíssima até curta, ondulada, dura ou até franjada
Cor: Várias cores
Nome de Origem: Galgo Polaco
Pais de Origem:

Polônia

Registro FCI:

Galgo-Polaco-03

Temperamento

Todos os cachorros da raça Galgo, possuem características bastante peculiares e comuns, contam com um caráter sério e retraído, principalmente durante as suas caçadas, demonstrando ser um caçador com grande quantidade de energia, e vivacidade para ir atrás de suas presas.

Classificado como forte, e de personalidade reservada, tem seu adestramento considerado mediano. É um exemplar dono de si mesmo, confiante, tímido, algo independente, mas, sobretudo muito valente. Em perseguição é rapidíssimo, habilidoso, e muito resistente. Possui uma capacidade de reação rápida e efetiva. Incomparável. Apesar de fisicamente poder parecer tremendo, não é tão feroz como dizem. É doce e inofensivo na vida corrente. Na caça não pode-se dizer o mesmo.

De início, costumam demonstrar seu afeto de forma sutil, abanando a cauda, e dando uma lambida, mas após criarem confiança são de completa devoção, e obediência, ficando algum tempo por perto, e retornando em seguida ao seu ócio. É por isso que recomenda-se pessoas de temperamento calmo e assertivo para adotarem um Galgo. São sensíveis, muito obedientes que não gostam nem necessitam de repreensões excessivas.

Curiosidades

Os Galgos são excelentes caçadores assim como também são bastante polêmicos, em alguns países europeus, a caça com Galgos é proibida já que ele é considerado uma arma de caçada. É rápido e possui um impressionante potencial de letalidade. A razão deste tipo de proibição é que por serem altamente velozes e ágeis, são capazes de matar muitas presas em muito pouco tempo, sem oferecer chance de fuga, a maioria das suas presas são lebres.

São conhecidos por caçarem pela visão, e terem uma personalidade tímida. É uma das raças mais antigas, e oriundas de várias partes do mundo. A magreza, e fragilidade aparentes podem enganar, esses cachorros de caça são robustos, fortes e resistentes, por exemplo, os Whippets são os mais rápidos do mundo na corrida a seguir à Chita.

Foi  também esta raça “Whippet”,  que  serviu de inspiração para o cachorrinho ajudante do Pai Natal, na popular série de desenhos animados “Os Simpsons”.

Dicas

Eles podem ser pequenos como o Galguinho Italiano, ou enormes como o Irish Wolfhound, eleito a raça mais alta do mundo, podendo atingir cerca de um metro de altura. Também apresentam as mais contrastantes pelagens: longuíssima como no Afghanhound e curta como no Whippet, Italian, e no Greyhound, ondulada no Borzói, dura no Irish Wolfhound e no Deerhound e franjada no Saluki.

Mas algumas características são comuns em todas as raças de Galgos. São excelentes velocistas e caçam pela visão. Podem também  ser a companhia perfeita para quem gosta de atividades desportivas. Tudo isso unido a uma doce timidez.

Gostam da companhia dos seus donos, mais ainda do que de outros cachorros, pois sofrem muito com a solidão, daí que o ideal é ter Galgos aos pares. Dão-se bem com outros animais de estimação, e até com gatos apesar de que neste caso convém habituarem-se desde filhotes.

Cuidado ao passear com Galgos soltos em lugares desconhecidos, por serem velozes e de caça, podem-se distrair com alguma “presa”, e partir em corrida frenética, freqüentemente magoam-se resvalando e embatendo contra árvores, saltando por cima de ramos, e troncos, ou caindo em buracos podendo partir patas ou pior, pois a velocidade que atingem quando em perseguição de “lebres” torna-os um perigo para eles próprios, é quase impossível alcançá-los, e o instinto da caça “fala” mais alto.

Preferem lugares quentinhos e macios, pois têm pouca gordura corporal. Recomenda-se também a utilização de agasalhos no inverno, e coleiras mais largas, criadas especialmente para essas raças.

Ideais para casa, ou apartamento por serem muito limpos e sossegados. Não foram feitos para dormir em quintal ou fora de casa, pois sente muito frio, mas, adoram estar no jardim, ou quintal em dias de calor a apanhar solzinho, também são muito limpinhos e silenciosos.

Galgo-Polaco-02

Saúde

São raças fortes fisicamente. Somente o Galgo Italiano, por seu pequeno tamanho, é mais suscetível a fraturas nas patas. Com uma alimentação saudável e exercícios diários, dificilmente têm problemas de saúde. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 14 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 1.000 a R$ 3.000.

Galgo-Polaco-01

Leia Também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!