Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Pastor Belga: Groenendael, Tervueren e Laekenois

Cachorro Pastor Belga: Groenendael, Tervueren e Laekenois

O Pastor Belga é uma raça de cachorro que encanta todos por causa da sua coloração preta e pelo volume de seu pelo. Possuem 4 variedades com aparências distintas, são elas Pastor belga Malinois, pastor belga Groenendael, pastor belga Tervueren e pastor belga Laekenois. Muitas pessoas hoje em dia estão querendo ter um cachorro dessa raça em sua casa por ser cão muito dócil e carinhoso com os membros de sua família, porém agressivo e desconfiado com estranhos. Conheça mais sobre essa raça antes de levar para a sua casa.

Cachorro-Pastor-Belga

Origem

Na Bélgica no final do século XIX, foram utilizados vários cães de raça ligadas ao pastoreio. Com o passar dos anos os criadores daquela época decidiram definir e refinar a raça em 4 tipos de variação. Exatamente no ano de 1891, um professor de zootecnia A. Reul, fundou um grupo chamado “Clube do Pastor Belga”, onde ele acabou estabelecendo uma base de identificação racial. Em 1983, criou seu primeiro standard, logo na sequência uma classificação de raça em 4 variedades. Em 1898, surgiu o Pastor Belga, um cachorro de pelo comprido e preto, apelidado oficialmente por Groenendael, que era o nome do castelo de seu principal criador, N. Rose, é a raça mais conhecida de todas as variações dessa raça. Muitas pessoas hoje em dia conhecem esse cachorro como Pastor Belga, sem precisar citar o seu apelido Groenendael. Anos depois, no castelo real de Laeken, surgiu a segunda variação de Pastor Belga. Eram exemplares de pêlo duro e de tamanho médio, batizados com o nome de Laekenois, uma variedade muito difícil de encontrar hoje em dia. A grande maioria dos Pastores Belgas de pêlo curto da região de Malines recebeu a designação de Malinois. E por último, na comunidade de Tervuerem, um fabricante de cerveja, Corbeels, adquiriu exemplares de Pastores Belgas de pêlo curto fulvo, era a quarta variação de pastores, e foram denominados e conhecidos por Terveren.

Os historiadores acreditam que o Pastor Belga Groenendael, é a mais antigas dessas 4 variações,  muito utilizado para ajudar os donos de fazenda para deslocar rebanhos durante o dia e proteger o seu território como cão de guarda a noite.

Características

No contexto geral, o Pastor Belga é um cachorro considerado de porte grande, o macho tem uma altura que varia entre 60 a 66 centímetros, já a fêmea pode chegar a medir até 62 centímetros, o peso dessa raça oscila entre 25 e 36 quilos.

O tamanho e coloração dos pêlos é a principal diferença entre as 4 variações dos Pastores Belgas. O Pastor Belga Groenendael tem uma pelagem reluzente, com pêlos longos e espesso, sua cor predominante é preta. Já o Pastor Belga Tervueren, possui um pêlo longo e macio de coloração loura encarvoada, é um cachorro de estrutura quadrada, com um corpo robusto e bem proporcionado.

A pelagem do Pastor Belga Malinois possui uma pelagem densa, formando um sub pêlo lanoso, seu pelo é curto sobre o corpo e abundante na cauda e ao redor do pescoço. Uma característica muito forte dessa raça é a máscara escura que se forma ao redor dos olhos, orelhas e focinho.

O Pastor Belga Laekenois possui uma pelagem longa e dura, a sua coloração predominante é o louro dourado. O que chama atenção dessa raça são seus pêlos duros, áspero e eriçado. O comprimento do pêlo é de 6 centímetros em toda parte do seu corpo, sendo um pouco mais curto sobre o focinho, na testa e nas patas.

Peso:20kg a 30kg
Altura:Macho: de 60cm a 66cm
Fêmea 58cm a 62cm
Grupo: Grupo 01 – Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços)
Funções:Pastoreio, policial, guarda, busca e salvamento
Grau de Atividade:Moderado
Pêlo:TERVUEREN – Pêlo e Cor: Pelagem comprida, lisa e abundante, fulvo encarvoado, bem saturado. Fulvo claro ou esmaecido.
MALINOIS – Pêlo e cor: Pelagem muito curta na cabeça, exterior das orelhas e parte inferior dos membros e um pouco maior no rabo.
GROENENDAEL – Pêlo e Cor: Pelagem reluzente, longa espessa e unicolor preta.
LAEKENOIS – Pêlo e Cor: pelagem singular, áspera, tipo arame, não encaracolada com cor fulvoesto do corpo de cor fulvo-encarvoado, com máscara preta.
Cor:Máscara: nos tervueren e malinois, a máscara deve ser muito pronunciada e tender a englobar os lábios superiores e inferiores, a comissura labial e as pálpebras em uma só zona preta. Foi definido um mínimo de 6 pontos de pigmentação necessários: as duas orelhas, as duas pálpebras superiores e os dois lábios, superior e inferior, que devem ser pretos. Encarvoado: para os tervueren e os malinois, encarvoado significa que os pêlos têm uma extremidade preta, que sombreia a cor de base. Esse preto é de qualquer maneira em forma de “chama”, e não pode estar presente nem em grandes placas, nem em verdadeiras listras (tigrado). Nos laekenois, o encarvoado é mais discretamente apresentad
Nome de Origem:Chien de Berger Belge
Pais de Origem:Bélgica
Registro FCI: 015


Cachorro-Pastor-Belga

 Temperamento

Como ótima opção para as pessoas que desejam um cão de guarda e de companhia, o Pastor Belga é um  excelente companheiro, ativo, brincalhão e muito carinhoso com o seu dono e membros de sua família. É uma raça muito versátil, apesar da sua pelagem e do tamanho de seus pelos, conseguem se adaptar com facilidade a qualquer clima das quatro estações do ano. Excelente cachorro para quem procura como cão de guarda, possui um comportamento agressivo com os estranhos podendo até avançar, são independentes, valentes e destemidos.

Curiosidades

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Pastor Belga contribuiu bastante como cães sentinelas e mensageiros para o exército americano. Atualmente essa raça é utilizada como cão de trabalho para proteção pessoal, e vem sendo muito utilizada por bombeiros, realizando resgastes de pessoas e pelo serviço secreto dos Estados Unidos, fazendo apreensões de drogas, por exemplo.

Dicas

O Pastor Belga é uma raça que precisa de muita atividade física e mental, pode ser praticando uma corrida ou uma caminhada diariamente, ou praticando exercícios e brincadeiras ao ar livre. Precisam de lugares espaçosos em casa para se movimentar durante o dia, precisa de treinamentos logo quando ainda é filhote para melhor ser sociável com as pessoas. É necessário escovar seus pêlos duas vezes por semana.

Guia-de-racas-PastoBelga

Saúde

É uma raça relativamente saudável, sua expectativa de vida gira em torno de 10 a 12 anos, durante o passar dos anos o Pastor Belga pode apresentar pouco problemas de saúde, como por exemplo a epilepsia, alergias de pele e displasia coxofemoral.

Preço

O Pastor Branco Suíço é uma raça relativamente nova, sua popularidade aqui no Brasil é pequena, porém, existem alguns criadores dessa raça nesse país, o preço desses cachorros pode variar devido a genética e histórico de campeões da família, hoje em dia você pode encontrar essa raça a um preço que pode variar entre R$ 1,600 e R$ 1,800.

Cachorro-Pastor-Belga

Leia Também:

 

Ler anterior

Cachorro Pastor Branco Suíço (Canadense)

Ler próxima

30 Capas para Facebook de Gatos Fofos

Deixe um comentário

dezenove + 13 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!