Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Puli: Preço, Características

Cachorro Puli: Preço, Características

Cachorro Puli: Dotado de uma longa história, que remonta há mais de mil anos, esta energética, e expressiva raça de cachorros pastores, originária da Hungria, chegou trazida pelos nômades, chamados Magiares, provenientes do Oriente.

Puli

Origem

Dotado de uma longa história, que remonta há mais de mil anos, esta energética, e expressiva raça de cachorros pastores, originária da Hungria, chegou trazida pelos nômades, chamados Magiares, provenientes do Oriente. Considerado mais ágil que o komondor, foi utilizado para pastorear os rebanhos de ovelhas, ao invés de somente guardá-los. Teve sua população reduzida a dois exemplares durante a Segunda Guerra Mundial. Todavia, esforços de criadores, e cruzamentos controlados, garantiram a sobrevivência destes caninos.

Apontando-se por vezes como referência o antigo Terrier Tibetano, pela sua semelhança física. Por volta dos séculos XVII e XVIII, a Hungria foi repovoada por imigrantes do oeste europeu que levaram consigo os seus cachorros alemães e franceses. O cruzamento destes últimos com o Puli Húngaro originou o aparecimento de novas espécies: o Pumi e o Mudi, que depressa vulgarizaram-se, chegando mesmo a colocar em risco a própria existência do seu antecessor.

Esforços desenvolvidos no século XX permitiram a recuperação, e o controle do Puli, que surgiu em público em 1923, na Exposição de Cães de Budapeste, o que valeu-lhe, no ano seguinte, o reconhecimento pela FCI (Federation Cynologique Internationale). Em 1959, são estabelecidos os parâmetros desta classe de cachorro pelo Clube de Puli Húngaro, provocando um claro crescimento desta raça. Atualmente, a sua criação generalizou-se na Austrália, Grã-Bretanha, Bélgica, e Alemanha, sendo já um popular participante nas exposições caninas.

Puli-03

Características

Um cachorro de tamanho médio, com constituição forte, quadrada e fina, mas sem ossatura muito leve. O corpo um pouco magro é bem musculoso em todas as partes. A pelagem da cabeça é tão abundante que ela tem uma aparência arredondada. Os olhos ficam geralmente cobertos de pelos. A cauda, também fortemente coberta, é enrolada sobre o dorso, dando a aparência de uma ligeira elevação da linha superior na região da parte traseira.

A pelagem, sua principal característica, chama muita atenção de quem vê, é muito desenvolvida, longa, de textura grossa, e com a presença de um fino sub pelo. A pelagem chamada “acordoada” é abundante por todo o corpo. Quando eles chegam à fase adulta, pode chegar ao chão. A cor do Puli pode ser preto, preto com tonalidades em vermelho (fulvo ou ferrugem), ou o branco.

O tamanho ideal para os machos varia entre 36 cm a 42 cm, enquanto para as fêmeas fica entre 38 cm a 40 cm, sempre medidos na altura da cernelha. O peso médio varia entre os 10 kg e 15 kg.

Peso:Aproximadamente Macho 13 kg a 15 kg e Fêmea de 10 kg a 13 kg
AlturaAproximadamente Macho de 36 cm a 42 cm e Fêmea de 38 cm a 40 cm
Grupo: 1 – Cachorro pastor e boiadeiro
Funções:Cachorro de pastoreio
Grau de Atividade:Média
Pelo:Longa, de textura grossa, e com a presença de um fino sub pelo
Cor:Preto, preto com tonalidades em vermelho (fulvo ou ferrugem), ou o branco
Nome de Origem:Puli
Pais de Origem:

Hungria

Registro FCI:

Puli-05

Temperamento

Muito animado, insolente, amigável, teimoso, observador, e inteligente. É independente e seletivo, não gosta de exercícios longos e repetitivos. Um animal que distingue-se pela sua forte personalidade, já que aliada à sua inteligência está uma boa dose de vivacidade que aplica na interação com os seus donos.

Vivaz, ágil, e inteligente, seu temperamento é descrito como ativo e leal, chamado ainda de excelente cachorro de companhia, já que é adaptável a diversas circunstâncias. Ditos ainda inteligentes, são fáceis de serem adestrados e, modernamente, são bastante usados em provas de agility.

Curiosidades

A raça Puli é conhecida por seu look alternativo que a assemelha a um esfregão. Além de render-lhe comparações divertidas, a aparência peculiar também lhe é útil: ela protege a pele dos cachorros da água, e da descamação. Apesar de ser um cachorro com uma farta pelagem, conseguem ver muito bem. No entanto, nas provas de agilidade e obediência é permitido prender-lhes o pelo para controlar melhor a direção do seu olhar.

Ainda raríssimo no Brasil, foi o cão de companhia escolhido por Mark Zuckerberg, criador do Facebook – o que aumentou muito a procura por filhotes.

Puli-04

Dicas

Sensível, que não passa despercebido, dado a sua energia constante, e necessidade de comunicação. Aprecia por isso os jogos, e as brincadeiras inerentes em relação com o seu dono, nos quais é um participante atento. Perante estranhos não adota uma postura agressiva, mas é capaz de ladrar, caso sinta-se ameaçado. Não é aconselhável deixá-lo sozinho com crianças muito pequenas, a menos que tenham sido habituados desde pequenos à sua companhia.

São extremamente adaptáveis, vivem bem em espaços amplos, ou em apartamentos, pois estão acostumados a viver ao ar livre, tanto no inverno como no verão, adaptou-se muito rapidamente à vida na cidade, o que permitiu que fosse largamente adotado fora do seu país de origem. Ele é feliz em todos os lugares, desde que esteja com o dono. Apreciam uma boa corrida, e alguns adoram nadar. Um animal de companhia agradável, mas barulhento, que precisa gastar suas energias regularmente. Seu adestramento deve ser feito com doçura e muito cedo.

Aconselhável ter cuidado com a sua pelagem. Por volta dos 6 meses de idade começam a surgir as primeiras cordas, que convém que sejam desenriçadas, já que a camada externa de pelo tem tendência, e entrançar-se com o subpelo. Se realizar este processo regularmente, não haverá qualquer problema na escovagem. O banho também é simples de dar, importante secá-lo com um secador (caso contrário pode demorar dois dias até que fique completamente seco). As orelhas e os olhos devem ser alvo de limpeza e alguma atenção.

Puli-01

Saúde

A raça é forte e resistente, mas pode apresentar alguns problemas de saúde, como, por exemplo, displasia. É fundamental ter um veterinário de confiança para a realização de exames e acompanhamento de sua saúde. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 16 anos.

Preço

O preço médio do filhote de cachorro Puli pode variar de R$ 4.000 a R$ 6.000.

Puli-08

Leia Também:

 

Ler anterior

Cachorro Podengo Português

Ler próxima

Cachorro Galgo Polaco

Deixe um comentário

18 − dezesseis =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!