Cachorro Scottish Terrier (Terrier Escocês)

Cachorro Scottish Terrier (Terrier Escocês)

 

Conhecido e muito admirado pelos escoceses, o Scottish Terrier ou também conhecido como Terrier Escocês, é umas das raças mais antigas na Escócia. Essa raça é muito apreciada por caçadores, já que a raça foi criada para torna-se cachorros de caça.

Scottish-Terrier

Origem

A paixão dos escoceses por esta raça é tão grande que gerou a frase: Já existiam escoceses nestas planícies quando a Europa ainda estava sob domínio romano. Sua popularidade na Europa é grande, um dos mais famosos desses terriers figurou no desenho animado A Dama e o Vagabundo, da Disney. Na sociedade, foram símbolo da marca de uísque Black and White, companheiros dos ex-presidentes norte-americanos Franklin Roosevelt e Ronald Reagan.

Os exemplares da raça foram introduzidos na América no ano de 1890, mas foi apenas a partir da Primeira Guerra mundial que tornaram-se populares. No ano de 1936 os Scottish como eram chamados, era a raça mais popular existente nos Estados Unidos. Apesar disto não permaneceram por muito tempo na moda, mas sempre fazem sucesso por muitas pessoas.

Scottish-Terrier01

Características

Um exemplar compacto, de porte pequeno, robusto, pernas curtas, bastante resistentes, de dimensões apropriadas para introduzir-se em tocas, além de ser bastante atarracado, com uma boa proporcionalidade corpórea. Possui um corpo rijo e um revestimento resistente às mudanças de temperatura.

Sua cabeça dá a impressão de ser longa para um cachorro desta estatura. Seu corpo é coberto de pelos apertados e levemente crespos. Apesar de ter seus membros curtos, a sua constituição permite que ele possua grande agilidade, liberdade de movimentos, sua andadura é muito fluida e desembaraçada com membros retos para frente, sempre livres nas articulações do ombro, joelho e também os jarretes. Seus olhos devem ser pequenos, brilhantes sendo amendoados e não arredondados. As orelhas devem ser pequenas e proporcionais ao corpo, sua altura chega ao máximo a 28 cm.

A pelagem possui uma camada de óleo em sua superfície, o que dificulta a infiltração de água e neve, fazendo com que escorra para os lados. Seu sub-pelo denso auxilia nesta função, ajuda a sentir menos as variações de temperatura. Os tufos de pelo dentro das orelhas devem evitar a entrada de terra ao cavar, o que torna-o com uma das adaptações mais interessantes com o passar do tempo entre as raças.

É aceito em três cores, preto, trigo e blinde, em tons malhados e o principal cuidado que requer-se para uma pelagem saudável é o stripping, que nada mais é, do que arrancar o pelo das costas para que mantenha-se a sua textura áspera, e também dura.

Em atitude de atenção oferece uma imagem bastante interessante de grande imponência apesar de seu tamanho reduzido.

Peso: Macho de 8 kg a 11 kg – Fêmea de 7 kg a 9 kg
Altura Macho e Fêmea de 25 cm a 28 cm
Grupo: Grupo 3 – cães terriers
Funções: Cachorro de caça e companhia
Grau de Atividade: Alto
Pelo: Curto, densa e macia
Cor: Preta, trigo e blinde
Nome de Origem: Scottish Terrier
Pais de Origem:

Escócia

Registro FCI: 73

Scottish-Terrier02

Temperamento

Os Scottish são descritos como sendo muito amáveis e também bastante teimosos. Por várias vezes são citados como uma raça indiferente, apesar de serem observados comportamentos que eles tendem a ser muito fiel a sua família. São bastante territoriais, em movimento, alertas, rápidos e às vezes um pouco mal-humorados, até mesmo mais do que as outras raças terrier.

Esta raça é conhecida por ser muito independente, brincalhona, inteligente, é apelidado de “Duro de Matar” devido a sua determinação sem fim. O que poderá fazer-lo um bom cachorro de guarda, devido a sua tendência de latir apenas quando for necessário. É destemido e poderá ser em alguns casos agressivos com outros cachorros.

Tem uma grande propensão para escavar e perseguir pequenos vermes, esquilos, ratos e camundongos, devido o seu instinto de caça.

Curiosidades

Possui grandes habilidades para caça, mesmo que na maioria dos casos atualmente não seja criado para esta finalidade. Antigamente era criado para caçar e lutar, contra texugos, matava a presa e levavam para seus donos.

Complemento perfeito do seu físico, o temperamento ativo e corajoso faz-o disposto a descobrir o esconderijo da presa e a adentrar terra abaixo, sem conhecer exatamente o tamanho e a ferocidade do adversário com quem travará uma luta de morte. Esta grande valentia, que está sempre pronto a exercer, pode também ser um problema na convivência com outros animais.

Os machos, por exemplo, são geralmente briguentos e só aceitam a companhia de fêmeas. Outra capacidade do Scottish é perceber qualquer ruído estranho. Isso deve-se à audição muito aguçada e que possibilita saber, até mesmo pelo som da respiração da presa, se ela está na toca. Caso se baseasse apenas no faro poderia ser enganado, porque a moradia dos animais fica com o cheiro deles, mesmo quando desabitada. Este mesmo ouvido apurado e seu espírito atento tornam-no um ótimo cachorro de alarme.

Em casa, afastado da natureza, é possível observar o seu instinto de”toqueiro”, sempre à flor da pele. Ele elege um lugar escondido, como embaixo de um sofá e faz dele a sua “toca”. É para lá que leva os brinquedos e refugia-se quando quer sossego. Porém, se existir um jardim por perto, ele adorará cavá-lo e será preciso educá-lo desde filhote para que não faça este tipo de “travessura”, tão compreensível em tratando-se de um caçador nato de tocas.

Scottish-Terrier03

Dicas

O filhote, assim como os adultos, possui uma grande energia e temperamento bastante forte. Devido as suas origens, poderá ser um tanto destruidor uma vez que os seus instintos de caçador ainda não tenham sido totalmente contidos. É interessante que nesta fase o dono inicie seus programas de adestramento, com o objetivo de aproveitar a plena energia dos filhotes.

Caso seja necessário deixar-lo sozinho, deverá ser acostumado desde cedo, principalmente deixando brinquedos, diversões para que não fique entediado e procure diversão em móveis, e sapatos. Sua pelagem precisa ser escovada de 2 a 3 vezes por semana.

Scottish-Terrier05

Saúde

Paralisia é um problema de origem hereditária desta raça, apesar disto talvez o menos grave do ponto de vista do cachorro. Afeta cachorros normais que andam e exercitam-se até que sejam submetidos a esforços estressantes. Com o aumento do esforço sua andadura começa a ficar estranha e cambaleante, podendo refletir diretamente na coluna cervical. Esta paralisia trava os músculos de uma só vez, mas não deverá ser confundida com um surto de epilepsia, uma vez que não perde a consciência nos casos em que a paralisia acontece, assim que o cachorro está descansado volta a movimentar-se normalmente.

O Hipotireoidismo também é algo comum de acontecer, caracterizado pela baixa produção de hormônios da tireoide. Seus principais sintomas são a perda anormal de pelos, normalmente bilaterais e simétricos, pelo fraco e sem brilho, problemas de pele crônico, ou alérgicos, aumento de peso, infertilidade, fadiga, letargia e forte intolerância ao calor.

Alguns casos de epilepsia também podem acontecer, sendo causados por vários fatores e o tratamento varia de acordo com o diagnóstico feito pelo veterinário. De acordo com os criadores americanos, nos últimos anos aumentaram consideravelmente os casos de epilepsia entre os exemplares desta raça.

Outro problema que pode ser encontrado é a Osteopatia Craniomandibular, problema genético caracterizado pelo crescimento anormal dos ossos da mandíbula, doença diagnosticada no cachorro ao completar sete meses de vida. Nestes casos é muito importante que exista um diagnóstico preciso para que seu tratamento surta efeitos esperados. Expectativa de vida varia entre 10 anos a 12 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 2.500 a R$ 4.000.

Scottish-Terrier04

Leia Também:

Como dar remédio para cães e gatos ? Ler anterior

Como dar remédio para cães e gatos ?

Cachorro pequinês preço, valor de venda, valor médio Ler próxima

Cachorro pequinês preço, valor de venda, valor médio

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!