Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Weimaraner

Cachorro Weimaraner

Sem ter uma origem muito conhecida, a raça de cachorro Weimaraner é oriunda da Alemanha. A origem de seu nome veio em homenagem ao desportista grão-duque de Weimar, conheça melhor esse lindo cão abaixo:

Weimaraner

Origem

Apesar de conhecido desde 1600, o padrão deste descendente do braço alemão de pelo curto só foi estabelecido em 1800, apenas no século XX tornou-se popular fora da Europa, em particular por não haver antes uma comercialização que exportasse exemplares para outros lugares tipo. Estes caninos foram criados para realizarem diversas modalidades de caça, entre elas a desportiva e a de animais de grande porte.

Weimaraner01

Características

Fisicamente é um animal que pode atingir os 69 cm e pesar 39 kg. A sua pelagem varia entre a curta e a longa e apresenta-se em tons de cinza-rato e cinza-prateado. Pelagem: de dois tipos. Curta – mais longa e espessa que na maioria das raças de mesmo tipo, muito densa e bem aderente. Se houver sub-pelo, é esparso. Longa — macia e lisa ou ligeiramente ondulada.

Cachorro de caça por faro e por aponte e de busca, em terra e água. Usado também para companhia e proteção. É bom parceiro em atividades esportivas.

Peso:Macho 31 kg a 38 Kg

Fêmea 25 kg a 35 kg

AlturaMacho de 63 cm a 69 cm

Fêmea de 58 cm a 63 cm

Grupo:Grupo 7 – Cães de aponte continentais
Funções:Arrastar grandes caças, pointer, companhia e proteção
Grau de Atividade:Alto
Pelo:Curto
Cor:Cinza-rato e cinza-prateado
Nome de Origem:Weimaraner
Pais de Origem:

Alemanha

Registro FCI:99

Weimaraner02

Temperamento

Ele conquista admiradores não só pelos olhos de cor âmbar contrastando com a pelagem cinza e por suas formas bem proporcionadas e elegantes.

O Weimaraner encanta também pela forte devoção ao dono. São cachorros completamente apaixonados, é tão sintonizado no dono que o acompanha até no estado de espírito – fica triste ou quer brincar de acordo com o ânimo da pessoa. É um cachorro que adora o contato físico e a interação e sofre se for tratado com indiferença. Ama correr e caçar, fica frustrado e destrutivo quando é enciumado.

Essa forte ligação foi desejada desde a formação da raça no final do século 19, na Alemanha, para trabalhar em dupla com o caçador, mantendo-se próximo a ele. Apto a atuar em campos, florestas ou na água, fareja a pista de animal de pelos e a segue com determinação, bem como aponta aves ocultas na vegetação, amarra-as (olha fixamente como se fosse atacar, para deixá-las paralisadas diante do perigo iminente) e ao sinal do caçador, avança para fazê-las levantar vôo. Também busca a caça abatida, sem medo de mata cerrada, pântano ou água gelada.

Atlético e sempre disposto a agradar ao dono, é companheiro animado em caminhadas e em esportes em dupla, como o agility. Essa atividade, aliás, tem tudo a ver com a raça. Atende à necessidade de atividade e aprimora o entrosamento, resultando em melhor aceitação da liderança do dono. Há norte-americanos que reúnem-se para treinar esse esporte com seus Weimaraners e confraternizar em eventos informais como o Weimaraner Agility Fun Day. A sua personalidade é descrita como teimosa, sendo por tanto indicado para donos mais experientes; inteligente e dócil.

Curiosidades

No Brasil, mesmo entre aqueles que conhecem o Weimaraner, poucos sabem do verdadeiro potencial da raça. Em solo verde-amarelo esteve entre as 15 raças mais registradas na Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) na década de 80, quando chegou a mais de mil filhotes por ano. Em 2003, houve registros de filhotes de Weimaraner em 12 Estados brasileiros, na CBKC, num total de 293 exemplares, o que deu à raça a 47ª posição. No mesmo ano, na Alemanha foram registrados 633 Weimaraners (37º lugar).

Mas, o maior pólo de criação de Weimaraners está nos Estados Unidos. Em 2003, foram registrados 8.763 filhotes no American Kennel Club (AKC), 29ª posição entre 151 raças. Mais de dois mil criadores e donos de Weimaraners são sócios do Weimaraner Club Of America (WCA – www.weimclubamerica.org), filiado ao AKC. Existem ainda muitos associados que participam com seus Weimaraners de visitas a pacientes de hospitais e asilos, em programas de pet terapia, aproveitando o bom humor e a sociabilidade da raça.

A tradição secular da cauda cortada é ainda bastante adotada no Brasil. O padrão do AKC exige que o corte seja feito para deixá-la com seis polegadas (15,24 centímetros). Na Alemanha, o corte da cauda de cachorros foi proibido por uma lei protecionista de 1998, para os cachorros que não são usados na caça. O padrão alemão do Weimaraner, adotado pela FCI e CBKC, exige cauda forte e bem coberta de pelos. Nos países onde não há restrição legal ao corte de cauda, a praxe é aceitar igualmente a cauda cortada e a íntegra, como acontece no Brasil.

Weimaraner03

Dicas

Fisicamente disposto a enfrentar longas jornadas na natureza, o Weimaraner precisa de exercício. Quando mantido em ambiente interno, se não sair para correr e brincar queimará energia com o que tiver ao alcance.

Com disposição para a atividade e vontade de agradar, a raça costuma aceitar bem até crianças agitadas. Quanto ao convívio com outros animais, o Weimaraner precisa ser ensinado a respeitá-los. Caso contrário, um gato correndo ou um pássaro no quintal poderão ser vistos como caça.

Apenas late para dar alerta, é protetor e tem porte suficiente para intimidar, apesar de não ser um guardião daqueles que permanecem desconfiados na presença de estranhos.  Deixado sozinho por muito tempo ou em local em que não possa exercitar-se o suficiente, tende a latir muito e a desenvolver maus hábitos, como ocorre com muitos outros cães.

Weimaraner04

Saúde

A maior preocupação é a torção gástrica, disrafismo espinhal, displasia de quadril entrópio, distiquíase, vWD, hemofilia A, osteodistrofia hipertrófica.

Expectativa de vida varia entre 10 anos a 13 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 1.000 a R$ 4.000.

Weimaraner05

Ler anterior

Cachorro Terra Nova

Ler próxima

Cachorro São Bernardo: Preço Filhote, Características

Deixe um comentário

9 − 1 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!