Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro São Bernardo: Preço Filhote, Características

Cachorro São Bernardo: Preço Filhote, Características

 

Descendente dos antigos cachorros molossos, o São Bernardo é uma raça oriunda dos Alpes suíços. Está raça sobreviveu graças aos monges, que moravam na região desde 1660. A raça foi criada em um mosteiro nos Alpes suíços, conhecido como “Hospice Du Grand ST. Bernard”.

Sao-Bernardo

Origem

De acordo com historiadores, o primeiro propósito dessa raça foi o de proteger às propriedades, seguido então das missões de resgate, que iniciaram-se no século XVIII. Era sua função encontrar vítimas soterradas e buscar auxílio junto aos monges caso o acidentado não pudesse mover-se.

Fisicamente, foram cruzados a fim de obter-se um cachorro robusto, de pelagem isolante e com um excelente faro, que pudesse trabalhar em situações rigorosas. De acordo com historiadores, as missões de resgate envolviam quatro cachorros, nenhum deles usando o pequeno barril no pescoço conforme aparece em fotografias e filmes: ao encontrar um soterrado, dois cachorros deitavam-se ao lado dele para aquecê-lo, um tentava reanimá-lo lambendo-lhe a face e o último retornava ao monastério em busca de ajuda. Na sociedade humana e em meio a estes descritos”anjos dos Alpes” destacou-se Barry, um São Bernardo que salvou mais de quarenta pessoas ao longo de sua vida.

Como aconteceu com inúmeras raças na Europa durante as guerras mundiais, estes cachorros quase desapareceram e para que não sumissem totalmente, foram cruzado com os Terra-nova, o que fez com que surgisse sua variação de pelagem longa, ruim para salvamentos na neve, já que acumulavam neve e umidade. O fato de terem formado equipes de resgate se tornaram animais populares, aparecendo em filmes como Beethoven.

Sao-Bernardo01

Características

Trata-se de um cachorro de porte grande, o tamanho mínimo para um cachorro macho da raça São Bernardo é de 70 cm, medidos sempre a altura da cernelha.

Já para as fêmeas a altura mínima é de 65 cm. Os cães de pelo curto são geralmente mais leves, atingindo cerca de 75 kg (machos) e 65 kg (fêmeas). Os machos de pelo longo pesam entre 80 kg e 100 kg, enquanto as fêmeas pesam até 85 kg. O São Bernardo tem duas variedades: a variedade Pelo Curto (pelagem dupla) e a variedade Pelo Longo. As duas variedades são de porte grande: o tronco é poderoso, firme, musculado e harmonioso; a cabeça é imponente; a expressão é alerta. Stop bem definido.

Focinho curto e de largura constante, cana nasal reta, com um discreto sulco sagital. O comprimento do focinho é menor que a altura, medida da raiz. Trufa preta, tarja e de contorno bem marcado. Olhos de tamanho médio, cor marrom escuro a castanho e inserção moderadamente profunda de expressão amável. As pálpebras com bordas totalmente pigmentadas tocam-se no meio da forma do globo ocular. Orelhas de inserção alta, tamanho médio, largas, formato triangular e as pontas arredondadas, o pavilhão é intensamente desenvolvido e flexível. Portadas caídas, com o bordo posterior ligeiramente afastado e o bordo anterior tocando as faces, bem rente.

Cor branca, com placas maiores ou menores, em marrom avermelhado (cachorro matizado) até formar um manto contínuo no dorso e flancos (cachorro mantado); o manto manchado (marcado de branco) é equivalente. O marrom avermelhado tigrado (bringé) é admitido. A cor marrom amarelado é tolerada. Marcas brancas: no peito, nuca, patas, extremidade da cauda, lista (na cana nasal que se prolonga na cabeça, passando por entre os olhos) e a faixa em torno do focinho.

Peso:Macho e Fêmea de 70 kg a 90 Kg
AlturaMacho de 70 cm a 90 cm  Fêmea de 65 cm a 80 cm
Grupo:
2 – Cães de tipo pinscher e schnauzer, molossoides
Funções:Arrastar grandes caças, pointer, companhia e proteção
Grau de Atividade:Alto
Pelo:Curto
Cor:Branca, com placas maiores ou menores, em marrom avermelhado
Nome de Origem:St. Bernardshund, Bernhardiner – São Bernardo
Pais de Origem:

Suíça

Registro FCI:61

Sao-Bernardo02

Temperamento

Exatamente devido à aptidão em dar o alarme e por possuir um porte gigantesco, o São Bernardo intimida os estranhos e consequentemente, não deixa de ser útil como guardião. Mas é como companheiro que faz sucesso. De caráter amável e temperamento calmo, descontraído, esperto, sempre vigilante. E com o grande diferencial do peso imbatível.

Embora seja um companheiro pacato, que gosta de ficar deitado num canto, quando quer mostrar que gosta da gente a reação é a de pular, apoiando todo o peso do corpo. Mas essa efusividade só acontece quando o dono não mostra- se incomodado. Quando repreendido, geralmente aprende com facilidade. São Bernardo é gentil e paciente com crianças, embora ele não seja particularmente brincalhão. Ele é dedicado a sua família e está disposto a agradar, embora em seu próprio ritmo, pode ser teimoso. Faz novos amigos com facilidade, mas na ausência de seu dono, os exemplares da raça tendem a defender seu território, procurando afastar qualquer pessoa estranha a casa.

Curiosidades

O porte extraordinário aponta-o como mais pesado entre os cachorros usados para companhia e atrai donos especiais.

Os cães mais pesados do mundo são o São Bernardo e o Mastiff, segundo o Guinness Book. Embora tenham um porte gigante e uma fantástica massa muscular, que pode chegar próximo aos cem quilos, a um metro de altura, o tipo de interesse que despertam nas pessoas é bem diferente. Enquanto o Mastiff com sua cara de bravo faz sucesso como cão de guarda, o São Bernardo agrada mesmo é como companheiro, de temperamento dócil e jeito bonachão. Um fato óbvio para cachorros que originalmente foram destinados a funções bem distintas. Se o valente e bravo Mastiff ficou conhecido por lutar em arenas, o amistoso e tranquilo São Bernardo ganhou fama pelas ações altruístas de salvar vítimas na neve.

O São Bernardo destaca-se como sendo mais sociável com estranhos. O próprio padrão da raça da Federação Cinológica Internacional (FCI) endossa esse seu caráter, descrevendo-o como “amigável”. Tirar um cachorro desses do local, contra a vontade, é coisa para estrategista.

Se o São Bernardo não quer fazer algo costuma deitar no chão e não sair. Onde vive um São Bernardo até os “brinquedinhos” ganham volume. Enquanto a maioria dos cachorros diverte-se com uma bolinha de tênis, a do São Bernardo é uma de basquete ou de futebol.

Sao-Bernardo03

Dicas

Ao contrário do que muitos podem pensar, não é um cachorro de difícil manutenção. Trata-se de uma raça ideal para casas com bastante área livre, como sítios e chácaras. Para os cachorros da raça São Bernardo que não tenham um grande espaço em casa é necessários passeios regulares de coleira para proporcionar a dose ideal de exercício diário. Para que possa se exercitar-se adequadamente, esse grandalhão necessita de uma área livre de aproximadamente 80 m2.

Com relação aos cuidados de higiene, tanto os exemplares de pelo longo quanto os de pelo curto podem tomar um banho por mês e serem escovados semanalmente. A baba típica da raça ocorre principalmente após as refeições e depois de ter tomado água, situação que intensifica-se nos dias quentes. Para evitá-la, o melhor é não ter contato com o cachorro nesses horários. Se for comprar um filhote, prefira os maiores, mais pesados, com cabeças grandes, boa movimentação e com a máscara preta na cara.

Sao-Bernardo04

Saúde

Entre os males hereditários que podem atingir a raça, está a displasia coxofemoral, entrópio, epilepsia, o câncer ósseo, a dermatite causada por umidade, infecções de ouvido. Expectativa de vida varia entre 8 anos a 10 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 2.000 a R$ 6.000.

Sao-Bernardo05

Leia também:

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer? Ler anterior

Cachorro Fazendo Fezes Moles: O que Fazer?

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer? Ler próxima

Barriga do Cachorro fazendo Barulho, o que fazer?

Adicionar um comentário

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!