Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro West Highland White Terrier

Cachorro West Highland White Terrier

West Highland White Terrier é uma raça de cachorros oriunda da Escócia. O mais famoso entre os robustos Terriers, teve sua origem nos cruzamentos realizados entre os Cairn Terriers, saiba aqui tudo sobre essa linda raça, preço de seus filhotes, características principais e algumas curiosidades.

West-Highland-White-Terrier

Origem

Apesar de sua origem ainda ser ponto em debate, ela é atribuída a um homem. É dito que o coronel escocês E.D Malcolm confundiu seu favorito Cairn de cor champagne com um coelho, e nele atirou por acidente. Este acontecimento fez-o prestar maior atenção aos nascidos exemplares de Cairn brancos, que foram cruzados entre si para darem origem aos West Terriers, que davam aos caçadores uma melhor visualização de seus companheiros de caçadas.

A raça trocou de nome muitas vezes, incluindo Roseneath, Poltalloch, Escocês Branco, pequeno Skye e Cairn. Na verdade, o primeiro registro feito pelo AKC foi como Terrier Roseneath em 1908, mas o nome mudou para West Highland White Terrier em 1909. Desde essa data seu nome ficou famoso, e ele mostrou-se como um dos mais competitivos Terriers em exposições, e um dos mais populares de estimação.

 

West-Highland-White-Terrier01

Características

De pequeno porte, mede aproximadamente 28 cm. Seu crânio costuma ser ligeiramente abaulado, terminando em um nariz preto que é considerado relativamente largo. Seu stop é bem prenunciado entre os olhos escuros, e afastados entre si. Suas orelhas são pequenas e também eretas, sempre cobertas por uma pelagem mais macia.

O cão desta raça possui uma constituição corpórea forte e robusta, compacto, enfeitado com uma franja de pelos na face ventral. Sua cauda deve ter entre 12,5 cm a 15 cm e de forma alguma deverá ser cortada. Sua cauda é trazida o mais reto possível e é coberta por pelos ásperos. Sua pelagem costuma aparecer constituída de dois tipos de pelo, uma camada exterior que possui em torno de 5 cm de comprimento e sem caracóis, além de um subpelo macio e muito denso. A cor da pelagem é sempre branca pura.

Peso:Macho e Fêmea de 6 kg a 9 Kg
Altura:Macho 28 cm

Fêmea 7 cm a 10 cm

Grupo:Grupo 3 – terriers de pequeno porte
Funções:Caçador de raposa, texugos, animais nocivos e de companhia
Grau de Atividade:Alto
Pêlo:Curto
Cor:Branco
Nome de Origem:West Highland White Terrier
Pais de Origem:Escócia
Registro FCI: 85

West-Highland-White-Terrier02

 Temperamento

Como parte de seu temperamento o West Highland White Terrier é franco, bastante aberto, curioso e alegre, que conta com enormes cargas de adrenalina. Costuma viver por muitos anos e tem uma saúde excelente, resistente e perseverante, um companheiro ideal e um excelente cachorro de guarda.

Com crianças seu lema é: “Se você respeitar-me, eu o respeito”. Se for atazanado, pode desde fugir dos baixinhos até rosnar e, em certos casos, morder. Sobretudo, com o dono e a família é apegado, mas, não grudento.

Gosta de acompanhar a rotina da casa e de estar onde estão as pessoas, mas normalmente não fica solicitando muita atenção. Já com outros animais: se criado junto desde pequeno, a tendência é dar super certo. Mas um Westie adulto não acostumado com outros bichos, como gatos, aves e roedores, tende a gerar problemas. Quanto a outros cães, a regra é a mesma, sendo que entre dois machos o risco de encrenca é maior. E, com desconhecidos se o exemplar for acostumado com gente estranha desde pequeno, recebe bem de cara.

Senão, em um primeiro momento, late. Então, ao perceber que seus donos aceitam a pessoa, também a aceita. Aí festeja um pouquinho e depois sossega em algum canto. É ativo, não elétrico. Dá uma corridinha pela casa, aí vai brincar um pouco com seus brinquedos, e logo sossega. E, se estimulado, tem mais cinco minutos de euforia e sossega de novo. Não está no topo da obediência canina. Tem vontade própria. Mas se for treinado e o treinamento parecer-lhe uma boa brincadeira, executa qualquer comando. Quanto a seguir as regras da casa, como não subir na cama ou só fazer xixi em tal lugar, aprende desde que o dono tenha liderança e coerência.

Sua personalidade é descrita como adaptável, porém, desobediente, o que requer que seja educado desde filhote para respeitar seus limites. De natureza curiosa, é um canino que requer bastante atividade.

Curiosidades

No Brasil, o portal e provedor gratuito da Internet, o IG, lançando, no final de janeiro passado, lançou nova campanha publicitária da empresa. Desta vez, ancorada por uma mascote de quatro patas. Fazendo gracinhas na TV e estampado em outdoors e nos principais jornais e revistas do País, o irresistível exemplar escolhido pelo IG conquistou a fama, o coração do brasileiro e aumentou a procura pela raça ao ponto de quase enlouquecer os criadores. O espantoso aumento na procura por Westies não significou – pelo menos não ainda – um aumento na quantidade de donos de exemplares. A criação no Brasil é restrita. Em 1999, houve menos de 200 filhotes registrados pela Confederação Brasileira de Cinofilia.

A maioria dos já poucos criadores tem também poucas matrizes. E, para completar, a raça gera ninhadas pequenas: em média, de três filhotes. O fato é que mesmo antes da campanha do IG, o então reduzido time de pessoas que queria um Westie já absorvia completamente a oferta e, muitas vezes, até gerava listas de espera.

West-Highland-White-Terrier04

Dicas

O West Highland White Terrier costuma largar poucos pelos. Sua pelagem clara por vezes exige muito mais cuidado, mas o banho não deve ser dado com muita freqüência já que poderá danificar a sua camada de óleo de proteção da pele dos animais.

Os exemplares desta raça precisa de passeios moderados, ou uma boa brincadeira no quintal todos os dias. Seu pelo liso precisa ser penteado duas ou três vezes por semana, além de tosa a cada três meses. Procure nunca esquecer-se de que o Westie deverá andar na rua somente na guia, solto é uma roleta russa.

West-Highland-White-Terrier05

Saúde

Possui uma grande tendência para a surdez em todos os conterrâneos da raça. Outras doenças comuns poderão ser também encontradas como, por exemplo, problemas de pele, displasia de anca, doenças que afetam seu sistema renal, e ainda calcificação do maxilar. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 14 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 2.500 a R$ 5.000.

West-Highland-White-Terrier03

Leia Também:

Ler anterior

Emocionante: Morador de rua vende carroça para pagar veterinário e salvar seu cãozinho

Ler próxima

Cachorro Staffordshire Bull Terrier

Deixe um comentário

2 + 9 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!