Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Staffordshire Bull Terrier

Cachorro Staffordshire Bull Terrier

O cachorro Staffordshire Bull Terrier, também chamado de Staffbull, é uma raça oriunda dos cruzamentos entre os antigos Buldogues, e alguns terriers, realizados no século XVIII, no Condado de Staff, na Inglaterra.

Staffordshire-Bull-Terrier

Origem

Como razão para sua origem está às rinhas que popularizavam-se no país naquela época, principalmente após a proibição do Bull-Baiting (Luta entre cachorros e touros) em 1835. O objetivo era o de obter um animal forte, resistente, e ágil ao mesmo tempo, então cruzaram o antigo Bulldog com terriers, dando origem ao Bull-and- Terrier. Parte deles foi levado para os Estados Unidos por volta de 1870, mas os que ficaram na Inglaterra deram origem ao que chamamos hoje de Staffordshire Bull Terrier. Seu nome variou por três vezes, até ser finalmente chamado de Staff, em homenagem a seu condado natal. O primeiro registro de um Staffbull em cartório deu-se em 1935 em Londres, com um cachorro chamado Buller. O Staffbull desempenhou várias funções, mas ficou conhecido especialmente como “cachorro babá”, devido à afinidade e proteção dada às crianças da família.

Antes do século XIX era comum que os criadores proporcionassem lutas de cachorros com touros, e o Staffordshire Bull Terrier está incluso neste grupo, uma época onde os touros eram atacados por vários cachorros com o intuito de amaciar a carne, e ainda proporcionar de forma sádica um entretenimento para os espectadores. As lutas eram feitas em arenas, e aconteciam não apenas com touros, mas também com ursos, e outros animais de grande porte.

Inicialmente os exemplares da raça Staffordshire Bull Terrier não eram criados para assemelhar-se aos animais de companhia, mas sim para ter uma característica de caça e ataque, eram animais exóticos que testavam os atributos de força e habilidade. Os primeiros animais eram um pouco maiores, e faziam parte de uma mistura de cães Bull Terrier, o American Pit Bull Terrier e American Staffordshire Terrier.

Conforme o tempo passou a raça moderna passou a contar com um temperamento adequado para um animal de estimação, e também para um animal companheiro. Este passou a ganhar um maior respeito, tornando-se digno para exibições. Foi aceito então pelo The Kennel Club do Reino Unido como Staffordshire Bull Terrier, em 1935. Os exemplares da raça encontrados atualmente nos Estados Unidos não possuem um histórico de luta local, sendo descendentes de cachorros que navegavam durante as migrações para a América, atravessando o Atlântico com navegadores a partir do Reino Unido. A raça foi reconhecida pelo American Kennel Club somente em 1975.

Staffordshire-Bull-Terrier01

Características

O Staffordshire Bull Terrier é de porte médio, forte, bastante musculoso com uma aparência bastante similar a do American Staffordshire Terrier. É um cachorro de cabeça larga, principalmente nos exemplares de sexo masculino, que é definida com músculos occipitais protuberantes, e um focinho relativamente curto.

Seus olhos costumam ser escuros e redondos, possui uma boca larga com uma mordida do tipo tesoura limpa, ou seja, seus incisivos superiores sobrepõem-se ligeiramente aos incisivos inferiores. Suas orelhas são pequenas. Os músculos de suas bochechas são bastante pronunciados. Seus lábios mostram-se rígidos.

Visto de cima possui uma musculatura forte no pescoço, e ombros. Sua cauda é levemente pronunciada. A pelagem é lisa, curta, e sempre bem assentada ao corpo, qualquer outro padrão ou diferenciação deve ser levado em consideração como uma mistura, o cachorro que tiver estas características não deve ser utilizado para procriação já que não são aceitos como cachorros oficiais.

As cores de pelagem possuem tons como vermelho, fulvo, branco, preto, azul, tigrado ou ainda qualquer das cores anteriores com mistos de branco. Todas as variações de cores da raça são permitidas somente a variação de pelagem que não é levada como oficial.

Peso:Macho de 11 kg a 17 kg

Fêmea de 10 kg a 16 kg

Altura:Macho de 36 cm a 41 cm

Fêmea de 33 cm a 38 cm

Grupo:Grupo 3 – Terriers tipo bull
Funções:Cachorro de caça
Grau de Atividade:Alto
Pêlo:Curta e lisa
Cor:Vermelha, branca, preta, azul, tigrada e fulvo
Nome de Origem:Staffordshire Bull Terrier
Pais de Origem:Reino Unido
Registro FCI: 76

Staffordshire-Bull-Terrier03

 Temperamento

O Staffordshire Bull Terrier tem um temperamento brincalhão, e gosta de brincar com a família, e com os amigos. Ele é tipicamente companheiro, amável, dócil, e geralmente atende aos desejos da família. Seu amor por uma boa caçada só perde para sua necessidade de companhia humana. É também sua característica ser simpático com estranhos. Alguns podem ser muito determinados. Embora, geralmente, não fique procurando briga, é corajoso e tenaz.

Como todo o Terrier, precisa ser estimulado à obediência desde cedo, do contrário poderão até mesmo desenvolver traços fortes de personalidade dominante, e acabar saindo de controle de seu dono. Outro ponto fundamental é a socialização do filhote não somente com outros cachorros, mas com pessoas e ambientes diferenciados. As aulas de obediência, e treinamentos para finalidades diferenciadas, devem ser feitas com treinadores certificados, e junto deles seus donos, o que é uma ótima alternativa de socialização com os demais moradores da casa, além de seu dono.

Costumam ser quietos, e não latem quando não existe a necessidade, diferente da maioria dos cachorros da raça Terrier. Outra particularidade interessante sobre o Staffordshire Bull Terrier é que são cachorros que podem relacionar-se com pessoas de todas as idades, devido a seu temperamento bastante tolerante principalmente com crianças.

Com outros cachorros, e animais de pequeno porte, costumam apresentar uma convivência complicada, principalmente no que envolvem cachorros de mesmo sexo. Os machos costumam ser dominantes de território, e encaram uma disputa com outro cachorro levando a uma briga bastante séria, o que é um traço marcante de seu histórico violento. Por ser uma raça que é muito apegada ao seu dono, não suporta passar por longos períodos sozinhos, e este período poderá ser utilizado inclusive para que ele utilize toda a sua destreza, e inteligência para aprontar grandes bagunças. Como resultados de uma pesquisa que é feita pelos órgãos responsáveis por cachorros, em classificações de inteligência, o Staffordshire Bull Terrier ocupa a posição de 49 entre 135 raças que foram pesquisadas.

Curiosidades

A raça Staffordshire Bull Terrier costuma muitas vezes ser confundido com os Stafforshire Bull Terriers Irlandese. Segundo a imprensa internacional, este nome trata-se da criação de animais Pitt Bull, e seu nome serve apenas de cobertura para vendas no mercado ilegal.

O padrão normal é contar com orelhas intactas, em seu formato original, existem alguns exemplares de orelha cortada, porém não é considerado um padrão desta raça. Este é apenas um processo estético realizado pelos seus treinadores, que muitas vezes tentam realizar a venda citando que ele possui suas orelhas diferentes, o que é uma informação totalmente incorreta.

Staffordshire-Bull-Terrier04

Dicas

Por serem cães muito resistentes, são capazes de acompanhar seus donos em qualquer atividade física, como por exemplo, corridas junto de bicicleta, ou mesmo competições próprias para cachorros como o agility, e o flyball, corridas também são permitidas. O que deve ser observado é que o cachorro deverá ter uma idade superior a 18 meses de idade para não fazer esforços excessivos, que possam danificar a sua saúde, onde pode ser afetada principalmente quando o cachorro for um pouco mais velho.

Essa é uma raça atlética que precisa de boas caminhadas com coleira todos os dias. Ele também gosta de caçar no jardim, e correr em áreas seguras. Ele anseia por contato humano. Assim, é muito mais adequado como um cachorro de casa. Os cuidados com o pelo são mínimos. Os cachorros desta raça costumam ser conhecidos pela sua grande agilidade e disposição. Possuem um porte pequeno e extremamente atlético, podendo viver em praticamente qualquer espaço. São excelentes para manter-se em apartamentos, desde que possam realizar suas atividades físicas regularmente, e possam contar com a presença diária de seu dono.

Staffordshire-Bull-Terrier05

Saúde

O Staffordshire Bull Terrier é um cão bastante saudável, e não exige muitas preocupações de seu dono quanto a sua saúde. Em alguns casos que são raros, podem desenvolver a chamada catarata hereditária, ou mesmo uma desordem metabólica, que ocasiona um comportamento, e demência como sintomas que são detectáveis através de testes de DNA, onde é possível ser feito um diagnóstico precoce para minimizar os efeitos da doença.

Em países onde existe um número maior de exemplares da raça é possível encontrar condições genéticas conforme divulgadas acima, além de outras situações como, por exemplo, a displasia coxo femural, que é uma má formação entre a bacia e o fêmur, que pode gerar problemas sérios quando ele for adulto. Uma condição que normalmente ocorre apenas em cachorros de grande porte. É muito importante que sejam realizados exames principalmente nos pais da ninhada, para que possam ser identificados genes que possam trazer problemas de saúde para os filhotes. Os canis ou mesmo criadores que comercializam este cão devem dar todas as orientações necessárias para auxiliar o novo dono. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 14 anos.

Preço

O preço médio do filhote do cachorro Staffordshire Bull Terrier pode variar de R$ 2.500 a R$ 4.000.

Staffordshire-Bull-Terrier02

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro West Highland White Terrier

Ler próxima

Cachorro Malamute do Alaska

Deixe um comentário

sete + dez =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!