Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Cimarrón Uruguayo

Cachorro Cimarrón Uruguayo

Sabendo que sua origem é bem comum, o Cimarrón Uruguayo é uma raça que descende de cachorros espanhóis e portugueses, sendo bem provável que descenda do cachorro Fila de São Miguel, cujo o tamanho, peso e aparência são semelhantes.

Cimarron-Uruguayo-02

Origem

Este exemplar tornou-se selvagem durante a guerra da independência do Uruguai no final do século XVIII, tendo uma população selvagem muito grande, causando problemas aos fazendeiros da região. Como consequência disto o Governo do país naquela época promoveu incentivo  que exterminasse-se a raça que encontrava-se na natureza, e foram mortos mais de 300 mil cachorros em estado selvagem.

Algumas matilhas conseguiram escapar do extermínio, e foram domesticados, selecionados ao longo dos anos, e agora estes caninos tornaram-se bons animais de trabalho usados como cachorro de guarda, e boiadeiro.

Foi o Sr. Carlos Alonso Imhoff que resgatou os descendentes daqueles Cimarrones, e depois de rigorosa seleção, escolheu os primeiros 17 exemplares que serviriam de base para oficializar a raça e redigir o Standard da mesma no ano de 1989. No Brasil foi introduzido através da fronteira do RS com o Uruguai, tendo como principais núcleos criatórios, os municípios de Bagé e Jaguarão. Destaca-se não apenas na habilidade de guarda, mas também na condução dos rebanhos.

Cimarron-Uruguayo-04

Características

De médio porte, elegante, robusto, e dotado de muita força. A raça é usada tanto para pastoreio, quanto para guarda. Além disso, no Uruguai muito conhecido pela sua habilidade de caça e agilidade, sendo corajosos e determinados.

O focinho é medianamente largo, ligeiramente mais curto que o crânio, com a trufa preta e stop moderado. Os olhos são marrons, de cor escura, de tamanho médio e formato amendoado. As orelhas são caídas, de tamanho médio e formato triangular. Pode-se cortar em forma de “orelha de puma”, arredondando a parte superior.

A pelagem é curta e lisa, bem rente ao corpo e com a presença de sub pelos. A cor do pelo é tigrado ou baio, podendo apresentar manchas brancas no focinho, na parte inferior do pescoço, no antepeito, no peito, na região ventral e na parte inferior dos membros. Fisicamente podem chegar a pesar 55 kg. o tamanho dos machos pode variar entre 55 cm e 62 cm. A altura das fêmeas varia entre 53 cm e 58 cm, sempre medida na atura da cernelha.

Peso:Macho de 34 kg a 55 kg e Fêmea de 27 kg a 36 kg
AlturaMacho de 56 cm a 62 cm e Fêmea de 53 cm a 58 cm
Grupo:Grupo 2 – Cães de tipo pinscher e schnauzer, molossoides, cães montanheses e boieiros suíços
Funções:Cachorro de Trabalho, Caça, Guarda e Pastoreio
Grau de Atividade:Médio
Pelo:Curto e liso
Cor:Tigrado ou baio
Nome de Origem:Cimarrón Uruguayo
Pais de Origem:

Uruguai

Registro FCI:353

Cimarron-Uruguayo-03

Temperamento

É o cachorro ideal para fazendas, guarda e companhia. Muito rústico, de extrema coragem, não tem agressividade gratuita, ou seja, só vai latir se, realmente, houver necessidade, entretanto defende muito bem seu território, mantendo estranhos afastados. Também é muito usado no trabalho com o gado, principalmente quando é necessário retirá-lo do mato, ou de locais de difícil acesso ao homem/cavalo. Detentor de um excelente temperamento equilibrado, tranquilo, leal, é muito apegado a toda a família, relacionando-se muito bem com crianças (buscando sempre protegê-las), e outros animais domésticos, entretanto, sendo uma raça que está na mão do homem somente de 30 anos para cá, ainda apresenta um sentimento atávico muito forte, o que ocasiona um instinto muito primitivo de caça.

Os cachorros quando adultos forem conviver com outros animais domésticos (aves, mamíferos,…), desde cedo devem ser acostumados com seus novos companheiros, sob pena de futuramente não distinguirem-nos da caça comum. Desempenham com muita finalidade a função de guarda, e são bem criteriosos.

Além disso, são muito inteligentes, e conseguem aprender as coisas com facilidade. Possui características marcantes como a coragem e a determinação. Tem costume de ter muito ciúme da sua residência.

Curiosidades

O Cimarrón Uruguayo também conhecido como Cimarrón Del Uruguay, Perro Criolo ou Perro Gaucho, é a única raça de origem uruguaia reconhecida internacionalmente. Sua bravura e valentia, no entanto, já era bem conhecido no final do século XVIII, quando na época das guerras pela Independência, o General José Gervásio Artigas imortalizou-os, com a frase:”Quando ficar sem homens, lutarei com cachorros cimarrones.”

Fora do território Uruguaio e no sul do Brasil, a raça ainda é praticamente desconhecida. Seu reconhecimento internacional está em processo de finalização e muitos estão sendo enviados a criadores de outros países com o objetivo de divulgar a raça.

Dicas

Em seu país de origem é classificado como sendo do Grupo 2, o mesmo onde enquadram-se o Fila Brasileiro, Dogo Argentino, Rottweiler, Mastiff, Boxer e outros e, está sendo o preferido para provas de “Agility”. Viva em apartamento ou casa, não deixe-o sempre fechado, seu companheiro necessita de um passeio diário, tanto para exercitar, como para aprender a conviver com outros cachorros do bairro, e a não enlouquecer quando junta-se com um gato, passarinho, etc. O ideal deve ser uma hora pela manha, e uma hora pela tarde. Use sempre coleira, não deixe-o solto jamais até que ele madure, é uma boa forma de evitar possíveis acidentes, e como consequência a dor de toda a família. Ativo, gosta de atividades físicas e brincadeiras. Precisam ser criados em locais que tenha espaço, para correr e brincar. Devido ao pelo curto, a escovação pode ser feita ocasionalmente. Assim, os cuidados são bem simples e fáceis.

Cimarron-Uruguayo-01

Saúde

Até os doze meses, o Cimarrón Uruguayo é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 90 g a 270 g por dia. A partir de um ano é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 230 g a 400 g por dia. Não há uma frequência obrigatória de banhos. Necessitam de passeios diários e atividade física. Expectativa de vida varia entre 10 anos a 12 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 1.000 a R$ 2.000.

Cimarron-Uruguayo

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Dogue de Bordeaux

Ler próxima

Cachorro Cocker Spaniel Inglês

Deixe um comentário

3 + 1 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!