Cachorro Cocker Spaniel Inglês

De porte médio, pelos lisos e sedosos, o cachorro da raça Cocker Spaniel inglês chama a atenção por onde passa. Mesmo seu nome sendo ” Cocker Spaniel Inglês”, essa raça é de origem espanhola, saiba tudo sobre esse lindo cão.

Cocker-Spaniel-ingles

Origem

Apesar de haver pinturas representando animais de Filipe II da Macedônia parecidos com estes cachorros, acredita-se em três hipóteses: surgiram na Espanha; foram criados por John Dudley, Duque de Northumberland, para o Rei Henrique VIII; ou apareceram em 1570, no livro de John Caius, que descreveu 22 raças, colocando-os como usados na falcoaria. A partir do século XVII, o desenvolvimento destes Cockers seguiu uma linha mais clara. Primeiramente pela palavra Spainel ter sido aceita, em particular na Inglaterra, onde foi considerada uma raça especificamente inglesa.

Ele faz parte do grande grupo de Spaniels britânicos conhecidos desde 1300. A partir desta família surgiram 7 raças, entre elas o Cocker Spaniel Inglês, que, a partir da idade média, substituíram os cachorros corredores, e os sabujos na atividade da caça. Foi nesta época que os caçadores adotaram uma nova estratégia para a caça, que consistia em percorrer os campos com cachorros que levantassem as peças para que então, fazendo voar seu falcão, ou lançando suas redes, obtivessem sucesso na tarefa.

A partir da segunda metade do século XX, em função de sua simpatia e beleza, o Cocker conquistou também um posto de destaque entre os cachorros considerados “de companhia”. Nos Estados Unidos o primeiro clube da raça foi fundado em 1881, e muitos exemplares foram exportados da Inglaterra. A rapidez com a qual estes pequenos fixaram-se, e espalharam-se pela América do Norte só comprovava a sua versatilidade como cachorro de caça, e companhia. Inúmeros Cockers passaram a vencer provas de field-trial (provas de campo) vencendo diversas outras raças na disputa. Por todas estas qualidades, logo ganhou destaque nas principais cinofilias do mundo, inclusive na brasileira, onde a criação oficial tem um excelente nível.

Cocker-Spaniel-ingles01

Características

Esta raça é  de cachorros fortes, atléticos, compactos, e equilibrados, com um corpo perfeitamente desenvolvido. A sua cabeça ampla de aspecto leve possui uma grande trufa, possui um focinho quadrado e largo, os seus olhos são grandes e expressam facilmente sua inteligência e doçura. Suas orelhas apresentam-se em forma lobular, na altura dos olhos, e é coberta por longos pelos que são bem lisos e sedosos. Sua cor pode ser marrom ou marrom escura e a cor dos seus olhos varia de acordo com a cor dos seus pelos, há sempre uma harmonia com a cor dos olhos e da pelagem.

A pelagem, outro grande atrativo da raça, são lisos e sedosos, nunca apresentam aspecto duro, aramado e nem ondulado. Possuem franjas longas nos membros anteriores, no corpo e acima dos jarretes. Todas as cores são aceitas, exceto os brancos. Os exemplares chamados sólidos – são os que apresentam apenas 1 cor, enquanto os mesclados são chamados de part colors.

Sua altura fica entre 39 cm a 41 cm para os machos, e entre 38 cm a 40 cm para fêmeas. O peso dessa raça fica entre 12,5 e 14,5 quilos.

Peso:Macho e Fêmea 13 kg a 15 kg
AlturaMacho de 39 cm a 41 cm e Fêmea de 38 cm a 40 cm
Grupo:Grupo 8 – Cães levantadores e cobradores de caça e cães de água
Funções:Cachorro pastor e de aponte
Grau de Atividade:Médio
Pelo:Lisos e sedosos
Cor:Todas as cores são aceitas, exceto o branco
Nome de Origem:Cocker Spaniel Inglês
Pais de Origem:

Espanha

Registro FCI:5

Cocker-Spaniel-ingles02

Temperamento

Sempre abanando a cauda, destaca-se pelo seu jeito brincalhão e alegre. É robusto, esportivo, bem equilibrado, possui um instinto caçador nato e precisa de muito exercício. Extremamente carinhoso, expressivo, dócil, leal e sensível.

Muito ligado ao dono, gosta de estar sempre perto da sua família humana, sendo bastante sociável, e educado com todos, e pacífico com outros animais de estimação. Devido a essa grande ligação emocional, alguns Cockers estarão sempre pedindo atenção dos donos, e nunca serão suficientemente independentes. Por este motivo, é preciso ensiná-los desde cedo a ficar sozinhos de vez em quando, uma vez que, do contrário, poderão latir em excesso, e apresentar mau comportamento, destruindo coisas. Podem ser bem treinados com petiscos como recompensa e elogios.

É uma raça cheia de vitalidade e dinamismo, mas também são teimosos, resistentes, e corajosos, donos de um faro apurado, podendo ser ótimos para caçar nas florestas e pântanos.

Curiosidades

O maior problema dos Cockers foi justamente causado pela popularidade que a raça alcançou, o que fez com que pessoas desinformadas, e visando apenas o “lucro” acasalassem exemplares sem qualquer orientação, ou critério técnico. Os exemplares dourados – talvez influenciados pelo desenho “A Dama e o Vagabundo” – ganharam enorme mercado e foram eles os maiores afetados por desvios de temperamento, e conformação. Mas infelizmente não foram apenas estes, durante o processo de expansão da raça (de maneira sem controle) não foram poucos os exemplares de todas as cores a apresentar desvios graves de comportamento – agressivos ou totalmente inquietos e mordedores.

Talvez até em função destes exemplares que em nada representam as verdadeiras características da raça, os Cockers começaram a perder espaço para outras raças de companhia o que, aparentemente, está ajudando na melhora do quadro geral de sua criação.

Na escala de inteligência elaborada por Stanley Coren, em seu livro “A Inteligência dos Cães”, o Cocker está na 18ª posição, o que reflete-se na sua facilidade de aprendizado. Ainda criados para o trabalho, cujos exemplares são fisicamente diferentes  corpo mais curto, orelhas menos oscilante e o desejo pelo trabalho, são ainda usados em exposições de raças.

Cocker-Spaniel-ingles04

Dicas

Alegre e disposto são características de temperamento que fazem-no um dos mais admiráveis cachorros de companhia, além de contar com um tamanho que possibilita que adapte-se bem tanto a apartamentos quanto a casas. Não é do tipo que late muito, o que garante boas relações com os vizinhos. Gosta muito de crianças, e com elas seu instinto caçador proporciona horas de muita atividade. É, antes de qualquer coisa, um cachorro muito preparado – geneticamente falando – para o trabalho (caça), e por isso mesmo não adapta-se a ambientes onde não haja movimento adequado para ele. Na falta de estimulação correta, certamente procurará ele próprio por tarefas, o que pode gerar grandes, e pequenos desastres domésticos. Justamente por toda esta energia, pode se dar muito bem na prática de esportes, tendo grande destaque nas competições de agility.

Adora participar da “rotina do dono”, para ele, é o seu melhor passatempo, do qual dificilmente desgruda-se com facilidade. Com estranhos também demonstra a mesma sociabilidade. Passear ao ar livre diariamente é aconselhável, desde que esses passeios sejam feitos com coleira, ou com muitas atividades no quintal. Por ser muito sociável, ele geralmente vive melhor estando dentro de casa, e brincando ao ar livre, em um espaço externo, e seguro para exercitar-se livremente.

Quando seu pelo tem tamanho médio, o ideal é que seja escovado de duas a três vezes por semana. É preciso ter atenção à higiene de suas orelhas, por serem grandes, devem ser limpas toda semana. A tosa do Cocker consiste basicamente em aparar o pelo do dorso, cabeça, base da orelha, cauda e almofada das patas, mantendo-se boas franjas nas orelhas, barriga e patas. A tosa deve ser feita por um profissional competente que conheça bem a raça, pois é muito comum Cockers serem tosados como Poodles em Pet Shops.

Ainda quanto aos banhos, em excesso podem causar dermatites, caspas e eczemas. Para evitar estes problemas, a escovação diária é grande aliada, especialmente nas orelhas.

Cocker-Spaniel-ingles05

Saúde

Entre os principais cuidados que deve-se ter quanto à saúde desse cachorro diz respeito aos seus olhos, pois essa raça possui facilidade em adquirir atrofia progressiva da retina. Por isso, é preciso ter atenção à alimentação, e higiene dele, e caso perceba qualquer alteração no comportamento o ideal é levá-lo ao veterinário. Outros problemas de saúde que podem atingir os exemplares dessa raça são glaucoma, catarata, displasia de quadril, neuropatia familiar e cardiomiopatia. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 14 anos.

Preço

O preço médio do filhote de Cocker Spaniel Inglês pode variar de R$ 1.500 a R$ 7.000.

Cocker-Spaniel-ingles03

Leia Também:

Cachorro Cocker Spaniel Inglês
Avalie esta postagem
Encontros Pet