Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachoro Bearded Collie: Preço do Filhote, Características

Cachoro Bearded Collie: Preço do Filhote, Características

Bearded Collie é uma raça canina oriunda do Reino Unido, mas existem ainda outras hipóteses de cachorros da mesma raça que poderiam ter sido criados em outros países. Veja aqui informações, curiosidades, preço de seus filhotes e suas características principais.

Bearded-Collie

Origem

Considerada uma das raças britânicas mais antigas, acredita-se que tenha sido gerada na Europa Central, junto ao komondor húngaro, embora tenha sido usada para pastorear gado na Escócia. Por ser diferente fisicamente de outros Collies, conquistou seu atual nome: barbudo.

Assim como a maioria das raças de cachorro antigas, os pesquisadores encontram dificuldades na hora de fazer o mapeamento preciso. Uma das hipóteses mais aceitas entre os pesquisadores relacionados à origem destes cachorros está a Polônia. Porém, está confirmado e comprovado que a raça possui diversas raças de cachorros pastores na sua história, portanto o Bearded Collie pode ser considerado cachorro pastor. Esta é uma das muitas raças que eram utilizadas por trabalhadores rurais. Por mais que este cachorro pareça ter sido selecionado com características relacionadas à beleza, ele na verdade acabou sendo selecionado muito mais por causa da sua capacidade de trabalho do que efetivamente por ter um “rosto bonito”.

Dentre as principais atividades que foram exercidas por ele, estava a ajuda na travessia de gados das Terras Altas, especialmente no século 18. Ele conseguia manter o controle do gado, sendo que geralmente os pastores utilizavam detrês a quatro cachorros da mesma raça.

O Bearded Collie impõe respeito, não somente pela sua postura simpática, mas principalmente por causa da história que carrega nas costas. Afinal de contas, possui três séculos de existência, de acordo com registros históricos e com pesquisas feitas por especialistas.

No final do século 19 foi reconhecido não apenas pela tarefa de ajudar aos pastores, mas também pela sua beleza. Com o aumento de eventos de exposição de cachorros, passou a ser um dos favoritos para receber os grandes prêmios. Isso fez com que os criadores começassem a tirar os animais do trabalho, já que ele poderia machucar-se, e criando-os apenas como um cachorro para participar de eventos.

Bearded-Collie01

Características

Sua expressão é classificada como curiosa e tem sua musculatura fortemente construída. Impossível começar a falar de suas características, não ressaltar a grande quantidade de pelos que o cachorro possui em praticamente todo o seu corpo, inclusive na região do rosto. Apesar de ser um cachorro que realmente pode parecer ter um corpo mais gordinho, ele na verdade esconde por baixo de toda esta camada de pelos um corpo magro, com uma estrutura óssea de médio porte.

Em relação ao seu tamanho, algumas classificações acabam colocando ele junto ao grupo dos cachorros de médio porte, enquanto que outras dentro do grupo de grande porte. Geralmente estes animais podem chegar a uma altura média de 53 centímetros, sendo que não existe uma grande diferença entre o macho e a fêmea. Já em termos de peso o cachorro geralmente fica em torno dos 20 a 27 kg.

Sua cabeça acaba sendo equivalente ao corpo, sem parecer muito maior ou menor. Outra característica física interessante deste animal está relacionada às patas, que são grandes e fortes. Ele consegue uma propulsão tanto para correr quanto para pular, o que faz com que ele atinja velocidades surpreendentes.

Apesar da expressão do cachorro estar quase sempre escondida também por causa da grande quantidade de pelo que fica por cima dos olhos, ele consegue manter uma expressão alerta, que retrata o estado de espírito destes cães.  É possível encontrar esta raça nas cores preta, azul, marrom e areia. Dentro desta variedade ainda existe a possibilidade de com ou sem as manchas brancas, sendo que na maioria dos casos eles apresentam esta coloração misturada com o branco. Geralmente quando eles são filhotes as cores são vivas, mas com o tempo tendem a ficar mais desbotadas, e em alguns casos ele chega até mesmo a mudar de cor. Esta é uma das poucas raças que apresentam uma variação da coloração dos pelos durante toda sua vida, portanto ele acaba não tendo definitivamente uma cor fixa, o que pode até mesmo confundir algumas pessoas em relação à procedência do cachorro.

Peso:Macho e Fêmea 20 kg a 27 kg
Altura:Macho de 53 cm a 56 cm

Fêmea 51 cm a 53 cm.

Grupo: Grupo 1 Cães pastores e boiadores
Funções:Pastoreio
Grau de Atividade:Alto
Pêlo:Longa e abundante
Cor:Preto, azul, marrom e areia
Nome de Origem:Bearded Collie
Pais de Origem:Reino unido
Registro FCI: 271

Bearded-Collie02

 Temperamento

O Bearded Collie parece que está sempre de bem com a vida. Dócil, um pouco teimoso, corajoso, alegre, com uma disposição que parece inesgotável para brincadeiras, especialmente ao ar livre. É um cachorro que gosta sempre de ficar com outras pessoas, e também com outros animais, mostrando-se extremamente sociável.

São casos muito raros em que esta raça apresenta traços de comportamentos tímidos ou agressivos, sendo que o mais comum é que ele sempre apresente um comportamento dócil e carinhoso.

Curiosidades

Alguns cachorros acabam sendo mais conhecidos por seus apelidos do que efetivamente por seus nomes. O Bearded Collie é um destes, que muitos acabam conhecendo apenas como o “Collie de barba” ou o “Collie Barbudo”.

Esta é considerada uma raça extremamente querida em diversos países da Europa, especialmente na sua nação de origem, o Reino Unido. Muitos especialistas afirmam, inclusive, que este cachorro pode ser considerado uma das raças britânicas mais antigas do mundo. É um cachorro muito inteligente, mas como ele possui ancestrais pastores, espera sempre que o seu dono comande o treino e as atividades do dia.

Portanto, não espere ensinar para ele cosias para que ele faça sozinho, ele sempre vai esperar pela ordem do seu dono. Pode ser um cachorro que apresenta um comportamento, em determinados momentos, dependente. Mas mesmo assim, pode ser um cachorro que poderá aprender muitas habilidades ao longo de um bom treino.

Bearded-Collie04

Dicas

Esta raça precisa de espaço e costuma ter problemas ao tentar adaptar-se em locais fechados e pequenos, não sendo um cachorro recomendado para apartamentos, por exemplo.

Recomendado uma série de atividades ao longo do dia para que ele não tenha muita energia de reserva. Em alguns casos, esta energia, quando não for canalizada, poderá transformar-se em destruição da casa. Os veterinários e especialistas recomendam para esta raça uma dose de, pelo menos, 30 minutos de exercício no dia, para que mantenha-se calmo e tranqüilo.

Outra habilidade muito forte da raça é o seu senso de proteção. Está sempre pensando em proteger sua família, incluindo outros animais que sejam criados com ele. Apesar de não ser um cachorro conhecido por ser agressivo, pode ser um bom cachorro de guarda.

Bearded-Collie05

Saúde

Não existem registros de problemas de saúde comuns nesta raça. Recomenda-se apenas para ficar de olho nos parentes próximos do cachorro, para prever que tipo de problemas hereditários poderá herdar. Expectativa de vida varia entre 14 anos a 15 anos.

Preço

O preço médio do filhote de Bearded Collie pode variar de R$ 1.000 a R$ 3.000.

Bearded-Collie03

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Basset Azul da Gasconha

Ler próxima

Cachorro Boston Terrier: Preço Filhote, Características

Deixe um comentário

sete + oito =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!