Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Boiadeiro de Berna (Bernese Mountain Dog)

Cachorro Boiadeiro de Berna (Bernese Mountain Dog)

Saiba tudo sobre o cachorro Boiadeiro de Berna ou “Bernese Mountain Dog” esse nome vem da expressão alemã “Berner Sennenhund”, que significa cachorro Pastor dos Alpes Berneses. O primeiro nome da raça foi”Dürrbächler”(Dürrbäch), em homenagem ao lugar onde esses exemplares eram vendidos.

Bernese-Mountain-Dog

Origem

O Boiadeiro de Berna (em francês: Bouvier Bernois), também chamado de Bernese, e Boiadeiro Bernês (em alemão: Berner Sennenhund), é uma raça canina de trabalho, originária do cantão de Berna, na Suíça. É considerada a raça mais bem sucedida entre as de colorações tricolores, já que estabeleceu-se satisfatoriamente por toda a Europa, e América do Norte como cachorro de companhia.

A raça surgiu graças aos soldados romanos que, quando invadiram a Suíça trouxeram os cachorros da raça Mastiff para fazer guarda e pastoreio. O cruzamento do cachorro dos romanos, com cachorros pastores, que viviam no interior da região de Berna, na Suíça, deu origem a quatro raças montanhesas suíças: Swiss Mountain Dog, Appenzel Mountain Dog, Entlebucher Sennenhund e Bernese Mountain Dog.

Os cachorros Pastores Suíços que deram origem aos berneses eram utilizados pelas fazendas para fazer guarda, pastorear gado e ovelhas, e carregar pequenas carroças com leite. Nesta época, os berneses eram chamados por vários nomes descritivos, como “bochecha amarela”, “quatro olhos”, “cachorros da fábrica de queijos”, etc.

Já esteve perto da extinção, quando as fazendas pararam de usar seus cachorros para puxar carroças. A persistência da raça é atribuída ao professor Albert Heim, criador de Terra Nova (Newsfoundland), no início do século XX. Em 1948, o temperamento da raça suavizou, e seu tamanho aumentou após o cruzamento com um exemplar da raça Terra Nova. Este processo culminou com a criação do padrão oficial da raça, publicado pela primeira vez em 1973. Ainda hoje muitos clubes americanos, e europeus, realizam provas em que os Berneses são testados quanto à sua habilidade de puxar as pequenas carroças (sledding). Sua grande força e sua capacidade de suportar temperaturas muito baixas vêem desta mistura de raças.

Conhecido e apreciado em todo o mundo, graças ao seu manto tricolor com marcas e manchas bem repartidas, às suas faculdades de adaptação, e às suas qualidades de cachorro de família.

Bernese-Mountain-Dog01

Características

Este exemplar é um grande e fiel companheiro. Muito inteligente, forte, e ágil o suficiente para desempenhar o seu trabalho nas regiões montanhosas. Excelente para o trabalho foi usado por muito tempo como cachorro pastor e guarda territorial. Um cachorro de porte grande, que gosta e precisa de companhia.

Cores no preto intenso com marcações tan (castanho). Branco nos pés, no peito (de preferência em forma de cruz), na ponta da cauda (desejável, não obrigatório), e na cabeça (do focinho estendendo-se por entre os olhos). Olhos castanhos escuros. Pelagem fina, lisa, longa, e levemente ondulada. Orelhas triangulares e pendentes. Cauda pendendo até o tornozelo. De porte grande, a altura dos cachorros machos fica entre 64 cm e 70 cm, medida sempre a altura da cernelha. As fêmeas medem de 58 cm a 66 cm.

Peso:Macho de 45 kg a 60 kg e Fêmea de 40 kg a 50 kg
Altura:Macho de 64 cm a 70 cm; tamanho ideal de 66 cm a 68 cm e Fêmea de 58 cm a 66 cm; tamanho ideal de 60 cm a 63 cm
Grupo:Grupo 2 – Cães de tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides e Cães de Montanha, e Boieiros Suíços
Funções:Cachorro de pastoreio, guarda e companhia
Grau de Atividade:Alto
Pêlo:Longo e brilhante, liso ou ligeiramente ondulado
Cor:Preto intenso com marcações tan (castanho)
Nome de Origem:Bernese Mountain Dog
Pais de Origem:Suíça
Registro FCI:45

Bernese-Mountain-Dog02

 Temperamento

De acordo com o standard da raça ele não deve ser agressivo, medroso ou receoso, mas sim bem equilibrado, atento, vigilante, e sem medo nas circunstâncias do dia-a- dia. É bondoso naturalmente, e fiel com os seus donos, seguro de si, e pacífico com estranhos, de temperamento médio e dócil. Adora a família, e prefere estar sempre por perto dos donos e de seus familiares.

Mas, o temperamento de cada individuo pode variar, pois nem todos são criados de modo a manter o standard da raça. Estes exemplares, assim como os outros, devem iniciar seu processo de socialização ainda filhotes.

 

Curiosidades

Atualmente, com a modernização das fazendas, a criação da raça é quase apenas para a companhia e guarda. O uso da raça em outras funções é feito mais por tradição. É muito ativo, limpo e apegado às pessoas de casa. As características e qualidade do plantel original tornaram-no muito popular na Suíça, onde é chamado de”O Cachorro da Família” e tem participações bem-sucedidas nas exposições cinófilas, provocando um crescente interesse em outros países.

O Klub für Berner Sennenhund, em 1954, começou a verificar as ninhadas, e desde 1964 só permite a reprodução de exemplares aprovados no exame, chamado”Anköhrung”, feito a partir dos 15 meses de idade. É observada a saúde, incluindo isenção de displasia traseira e dianteira, as características físicas conforme o padrão e o temperamento, que deve ser sociável e destemido.

No Brasil, aonde o primeiro casal de Berneses chegou em 1976, há hoje cerca de 150 exemplares, um plantel com tendência à expansão, favorecido até por importações de criadores de outras raças.

Bernese-Mountain-Dog03

Dicas

Não há quem não admire sua cor, porte e temperamento dócil e calmo. É muito sociável, mas desconfiado com estranhos. Silencioso, só late quando é extremamente necessário. Necessita de razoável espaço ao ar livre para exercita-se, não sendo indicado para viver em áreas pequenas. Sua pelagem, mesmo quando criado no campo, dificilmente embaraça ou retém sujeira. Considera-se o seu pêlo auto lavável, que não requer grandes cuidados, uma escovada nela por semana é o necessário para manter o pelo em bom estado. Exige apenas cuidado de higiene básica, bastando banhos e escovações ocasionais. A única cirurgia estética é a remoção dos ergots (5 dedos) entre 5 a 7 dias de vida.

 

Bernese-Mountain-Dog04

Saúde

Os problemas de saúde mais comuns são: Displasia coxo-femoral (que é o mau encaixe da cabeça do fêmur no acetábulo). Este problema é geralmente hereditário. A torção do estômago é frequentemente fatal, e o cachorro deve ser conduzido imediatamente ao veterinário. Entropia e ectrópia são anomalias das pálpebras que surgem por hereditariedade. Desenvolvimento de cancros é uma das principais causa de morte na raça. Expectativa de vida varia entre 8 anos a 10 anos.

Preço

O preço médio do filhote do Cachorro Boiadeiro de Berna pode variar de R$ 2.500 a R$ 3.000.

Bernese-Mountain-Dog05

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Beagle Harrier

Ler próxima

Cachorro Borzoi (Wolfhound Russo)

Deixe um comentário

4 × 5 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!