Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Mastiff Inglês: Preço do Filhote, Características

Cachorro Mastiff Inglês: Preço do Filhote, Características

Hoje o Mastiff é um cachorro de guarda e de defesa, mas antigamente era usado em caça, guerra, guarda pessoal e patrimonial. Apesar de algumas pessoas afirmarem que teve sua origem nas Ilhas Britânicas, é considerado uma raça Inglesa.

Mastiff

Origem

O Mastiff tem sua origem na Grã-Bretenha, apesar de algumas pessoas afirmarem que ele é das Ilhas Britânicas. Há registros que esses cães já existiam na Grã-Bretanha durante a invasão romana. Exemplares foram importados re-importados para a Inglaterra após a Segunda Guerra Mundial, quando quase foram extintos. Seus antepassados Seus antepassados devem ser buscados entre os mastins assírios, descendentes por sua vez do grande Mastim Tibetano.

Antigamente eram usados como cães de guerra e gladiadores, hoje em dia são cachorros de guarda e de defesa. A cinofilia lhe tem grande estima, tanto por seus dotes estéticos como pelas qualidades psicofísicas.

Mastiff-01

Características

O Mastiff é um cachorro que tem muita força, mas apesar disso é um cão amoroso e tranquilo com sua família. Costuma ser desconfiado com estranhos e, sabe utilizar de sua ferocidade se for obrigado a atacar. É um animal de grande porte, volumoso, vigoroso e simétrico. Suas principais características são força, coragem, bom humor e docilidade.

Têm um nariz largo, olhos pequenos e afastados, de cor avelã. As orelhas são pequenas, finas ao tato. A cauda tem implantação alta, é larga na raiz e vai afinando-se até a ponta. A pelagem é curta e espessa, de cor fulva, abricot ou tigrado. Em qualquer uma dessas variedades, o focinho, as orelhas, a trufa e as pálpebras devem ser de cor preta.

Peso:Macho de 72 kg a 104 Kg

Fêmea de 54 Kg a 77 Kg

Altura:Macho e Fêmea de 70 cm a 91 cm
Grupo:Grupo 2 Pinscher e Schnauzer, Molossóides, Boiadeiros, Montanheses suíços e raças assemelhadas
Funções:Cão de guarda e defesa
Grau de Atividade:Alta
Pêlo:Curto
Cor:Fulva, abricot ou tigrado
Nome de Origem:English Mastiff (Mastiff Inglês)
Pais de Origem:Grã-Bretanha
Registro FCI:264

Mastiff-02

 Temperamento

Muito espertos e observadores, os Mastiffs são daqueles que vivem surpreendendo os donos. Há casos de exemplares que abrem a tampa do vaso sanitário para beber água, que puxam cobertas do varal para dormir sobre elas e, que aprendem comandos de obediência só de ver outros cães recebendo aulas. Mas, uma certa teimosia faz parte da raça. Ele tende a testar a liderança dos donos. A exemplo dos cachorros de guarda de forma geral tem temperamento dominante. É natural que não vá acatando de imediato todas as ordens que receber. Por isso, os familiares precisam impor-se. Mas não com violência e, sim, com tom firme e coerência. Isso é nada de permitir ao filhote atitudes que mais tarde serão proibidas. Do contrário, tende a questionar a imposição.

Não espere que ele seja um animal obediente, as vezes ele simplesmente ignora o seu dono, não respondendo as ordens e chamados.

É uma raça muito fiel, embora não excessivamente afetiva, ele dedica-se muito á sua família. Bem humorado, calmo, desconfiado e surpreendentemente suave. É um cachorro de estimação de casa, bem educado, mas precisa de um espaço razoável para esticar-se e ficar bem confortável.

Com a família faz a guarda da casa com a independência necessária, aceitando,portanto, ficar parte do dia sozinho caso seja preciso. Seu grande prazer está na companhia dos donos. É carinhoso com todos os membros da família, mas em geral adota um em especial, a quem vive seguindo pelos cantos. Também exige certa atenção. De tempos em tempos, cutuca as pessoas com a pata ou com a cabeça para ganhar um cafuné. Parte deles costuma ser efusiva ao recepcionar os donos, pulando sobre eles. Tendo em vista o tamanho desses cachorros, é aconselhável educá-los desde cedo a não comportar-se dessa forma.

Já com as crianças da casa, é apontado com unanimidade pelos criadores consultados, como amigável e, paciente. O Mastiff realmente destaca-se nesse quesito. Além de companheiro, é do tipo que tolera brincadeiras estabanadas.

Quando o agito realmente passa dos limites, sua tendência é apenas afastar-se do local. No entanto, como trata-se de um cachorro pesado, e às vezes bruto nos movimentos, pode acabar machucando involuntariamente crianças muito pequenas. Nesses casos, convém supervisionar o convívio. Quanto aos baixinhos que não são da família, embora relatos descrevam boa convivência, o mais seguro é encará-los da mesma forma que faz-se com adultos desconhecidos.

Com pessoas de fora da casa, desde que recebidas por alguém da família, as visitas são aceitas. As mais íntimas recebem até um abano de cauda ou alguma demonstração discreta de afeto. Porém nada muito efusivo, afinal são cães de guarda e, como tais, naturalmente reservados com quem não pertence a casa.

Não são do tipo que precisa ser preso na presença de desconhecidos, mas também tendem a não admitir que esses saiam circulando desacompanhados pela propriedade ou que tenham atitudes suspeitas. Portanto, aviso aos visitantes: nada de conhecerem a casa sem a companhia dos proprietários e evitem gestos bruscos, gritos ou mesmo tapinhas nas costas dos donos do cão.

Na visão canina, esses comportamentos podem parecer ameaçadores, justificando eventuais reações agressivas. Esse cão não tolera invasões territoriais nem mesmo de visitas assíduas. Muitas vezes, regido pelo temperamento ponderado, ele opta apenas por acuar o intruso em vez de atacá-lo de imediato. O acuado provavelmente sairá ileso caso seja possível ficar imóvel até que um dos donos do cachorro apareça e intervenha. Do contrário, será mordido.

Em relação a animais, não é o mais aconselhável manter um Mastiff com um cachorro do mesmo sexo, ainda que seja de outra raça. Há casos de convívio pacífico, mas também há muitos de conflito sério. Quanto a outros animais, como gatos, aves e espécies de grande porte, a exemplo de cavalos e bois, os

Mastiffs tendem a aceitá-los desde que tenham sido acostumados a eles desde filhote.

Bastante silencioso, o Mastiff raramente manifesta-se com latidos.  Late apenas quando toca a campainha ou caso aconteça algo que realmente fuja da rotina.

Mastiff-03

Curiosidades

Mastiff é uma raça canina oriunda do Reino Unido. De origem antiga, vêem-se desenhos egípcios com estes caninos datados de 3000 a.C. Até mesmo um dos césares viu a força e a coragem destes animais quando lutaram ao lado dos ingleses em 55 a.C. Impressionado pelas qualidades desta raça, o imperador os popularizou como guerreiros em lutas contra touros, leões e até mesmo gladiadores. Conhecidos como cães de guarda, são considerados excelentes guardiões e cães de família. Fisicamente, é ainda um dos maiores cachorros reconhecidos pela FCI. Podem pesar até 80 kg e consumir 1 kg de ração por dia.

No Guinness de 1998, o Mastiff está ao lado do São Bernardo como raça mais pesada do mundo. Seus exemplares pesam em média 80 kg e, alguns ultrapassam os 110 kg.

Mastiff05

Dicas

Ele não gosta de clima quente, na verdade é uma raça que deve viver no interior da casa com a sua família, para que fique disposto a cumprir o seu papel de guardião dedicado. Ele tende a babar e, não é necessário cuidar de sua pelagem. Já Mastiff adulto precisa de uma dose moderada de exercícios diários, consistindo de uma boa caminhada ou brincadeira.

Banhar e escovar, ambas essas tarefas não faz parte da rotina obrigatória de cuidados frequentes. É comum que os donos e criadores lavem seus exemplares apenas uma vez por mês, ou mesmo a cada bimestre, ou ainda a cada trimestre. Pouco cheiro e pelagem curta são as razões disso. Também não é raro que dispensem por completo as escovações. Pra quem faz questão de deixar a pelagem sem fios mortos e, gosta de um brilho a mais deve optar por uma rápida escovada a cada semana aproximadamente. Use escova do tipo luva com pinos de borracha. É o modelo mais eficiente para pelagens curtas.

Ele precisa de atividade física diária para manter-se em forma. Uma boa caminhada por cerca de 40 minutos é suficiente. Caso ele viva em área espaçosa e, seja estimulado movimentar-se, o que geralmente acontece quando há mais de um exemplar, não é necessário levá-lo para passear.

Embora não seja o forte da raça, vale ressaltar que exercícios mais pesados, como longas corridas e tração, são fortemente desaconselhadas antes dos 2 anos de idade. Até então, o Mastiff se encontra em fase de desenvolvimento acelerado, o que significa músculos, tendões e ligamentos mais predispostos a lesões.

Saúde

Os poucos problemas de saúde típicos do Mastiff são relacionados ao tamanho avantajado da raça e muitas vezes podem ser evitadas com manejo adequado.

Entre os principais problemas de saúde, estão à displasia coxofemoral, displasia de cotovelo, ruptura dos ligamentos cruzados, torção gástrica, osteocondrite dissecante. Expectativa de vida varia entre 10 anos a 12 anos.

Preço

O preço médio do filhote de mastiff inglês pode variar de R$ 3.000 a R$ 7.000.

Mastiff-04

Leia Também:

 

Ler anterior

Cachorro Bull Terrier: Preço dos Filhotes, Características

Ler próxima

Cachorro Old English Sheepdog

Deixe um comentário

três + quatro =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!