Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Australian Shepherd (Pastor Australiano)

Cachorro Australian Shepherd (Pastor Australiano)

O cachorro Pastor-australiano (em inglês: Australian Shepherd) é uma raça oriunda dos Estados Unidos que foi levada à nação australiana, sendo muito utilizada pelos pastores de rebanhos, foi desenvolvida e reconhecida como raça primeiramente na América.

Australian-Shepherd

Origem

O Australian Shepherd foi assim chamado por causa da associação com os Pastores Bascos, que foram para os Estados Unidos provindos da Austrália nos anos de 1800. A sua popularidade cresceu consistentemente com a popularização do chamado western horseback riding, após a Segunda Guerra Mundial, conhecido pelo público em geral através de rodeios, exposições equinas, filmes e shows de televisão. Reconhecidamente uma raça polivalente, saindo-se bem sucedida em tarefas que vão de cachorro-guia, a competidora de agility. Sua inerente versatilidade e sua personalidade, facilmente adaptável ao treinamento, tornaram-o valioso para as fazendas e ranchos.

Os fazendeiros estadunidenses continuaram o desenvolvimento da raça, mantendo sua versatilidade, inteligência aguda, forte instinto de pastoreio e sua linda aparência, que desde o início ganhou admiração.

Australian-Shepherd-02

Características

Embora cada exemplar seja único em cores e marcações, todos despertaram uma insuperável devoção por seus familiares. Seus numerosos atributos têm garantido uma contínua popularidade para a raça.

Foram construídos para serem de tamanho e de ossatura moderados. Os cachorros de conformação tendem a serem maiores que os de pastoreio. No geral devem ser ágeis, rápidos, “leves” ao correr e saltar, e tudo neles devem ser avaliados como moderado e harmônico. Seu focinho, de tamanho ligeiramente menor que o do crânio, apresenta um stop moderado, porém bem definido. Suas cores básicas são preto e vermelho (com ou sem marcas brancas e tan), e os merle, azul e vermelho, (com ou sem marcas brancas e tan). Os olhos podem ter colorações bastante variadas marrom, azul, âmbar, ou qualquer variação ou combinação, o que pode incluir um olho de cada cor, ou várias cores num mesmo olho. O tamanho ideal para os exemplares da raça fica entre 51 cm e 58 cm para os machos, e entre 46 cm e 54 cm para as fêmeas, medidos sempre a altura da cernelha. Mas a qualidade nunca deve ser preterida em favor do tamanho.

Alguns cães são naturalmente anuros, mas o padrão exige cauda bem curta até 10 cm. (4 polegadas). Na prática as caudas são amputadas no 3o. dia de nascimento bem curtas.

 

Peso:Macho e Fêmea de 16 kg a 32 kg
Altura:Macho de 51 cm a 58 cm e Fêmea de 46 cm a 54 cm
Grupo:Grupo 1 – cães pastores e boiadeiros
Funções:Cachorro de guarda e pastoreio
Grau de Atividade:Alto
Pêlo:Reto e denso
Cor:Preta, vermelha, azul, merle e vermelho merle, com ou sem marcações brancas e canela
Nome de Origem:Australian Shepherd
Pais de Origem:Estados Unidos
Registro FCI:342

Australian-Shepherd-03

 Temperamento

Considerado altamente inteligente, ágil, veloz, bastante ativo, alegre e dócil, é um cachorro de trabalho, com um forte instinto de pastoreio e guarda. Companheiro leal tem garra e vontade para trabalhar o dia inteiro. Com uma disposição equilibrada, ele é naturalmente de bom caráter, raramente briguento. Pode ser um pouco reservado com pessoas totalmente estranhas a sua rotina.

Como protetor torna-se determinado por seu território. Alguns são mais protetores do que outros. São geralmente, excelentes como guarda. Portanto, é preciso estar ciente da tendência do guardião, e compreender que as precauções normais devem ser feitas ao introduzir um desconhecido ao território de um exemplar desta raça. Também, se houver crianças, ele poderá exibir sua natureza protetora quando “suas” crianças brincarem com outras crianças. Normalmente são bons com crianças, e é frequentemente bem adaptada a atividade dos jovens. Entretanto, as crianças muito novas não devem ser permitidas a conter-lo ou molestá-lo, como este pode ter um efeito adverso ao longo de seu relacionamento.

Foi desenvolvido como uma raça de rebanho. A maioria dos pastores australianos exibirá traços de arrebanhar, inclusive algum beliscar dos calcanhares, tentativas de agrupar alguns objetos (e pessoas), e um desejo para o movimento. Algumas pessoas acham esse comportamento desagradável. É muito importante que esteja socializado corretamente, começando em uma idade adiantada. As classes da obediência e/ou de conformação são maneiras excelentes socializar-lo.

 

Curiosidades

É desta raça o cachorro que detém o recorde de cachorro com a maior longevidade: Bluey viveu entre 1910 e 1939, morrendo aos 29 anos de idade. Entretanto, originalmente, ela não é uma raça para todos.  Na casa certa, sob as circunstâncias corretas, pode ser a experiência mais maravilhosa que você terá de um cachorro.  Mas o exemplar errado, no lar errado, com os proprietários errados, pode ser um desastre.

Australian-Shepherd-04

Dicas

O Australian Shepherds é normalmente de grande energia, requer exercícios regulares e adequados. Se forem deixados sozinhos, sem atenção e exercícios, ele torna-se frustrado, e procura divertir-se de maneira que você não gostará – como latindo furiosamente, escavando, sendo autodestrutivo, etc…  Em nossa opinião os apartamentos e os condomínios não são adequados para esse tipo de raça, embora alguns residam lá completamente felizes.  Os lares da cidade podem ser aceitáveis se uma grande área de exercício cercada estiver disponível, e se a família incluir-lo em suas atividades, de modo que ele receba a atenção adequada.

Eles são voltados para as pessoas. Tem grande necessidade de estar junto a seu dono, seguindo-o a cada passo, em casa ou fora. O isolamento ou a exclusão do convívio social podem alterar, e arruinar o seu temperamento. Não são cães para ficarem “lá fora no quintal”!

O treinamento básico de obediência deve ser feito. São normalmente muito ansiosos em satisfazer seu proprietário, mas podem ser muito forte – se quiserem, tentando dominar o dono. Com uma pelagem dupla e de tamanho médio, que o mantém aquecido mesmo em climas temperados, deve ser escovado semanalmente.

 

Australian-Shepherd-05

Saúde

Embora seja considerada uma raça”saudável”, ele tem seus problemas de saúde. As doenças mais comuns são a displasia coxo femoral, doenças genéticas dos olhos (catarata, “olho de collie”, atrofia progressiva da retina, deslocamento de retina, coloboma, “small eye”), epilepsia, doenças auto-imunes, e alergias. De todas essas as mais prevalentes são a displasia coxo femoral, e as doenças genéticas de olhos. Expectativa de vida varia entre 10 anos a 12 anos.

Preço

O preço médio do filhote do Cachorro Australian Shepherd (Pastor Australiano) pode variar de R$ 2.500 a R$ 6.000.

Australian-Shepherd-01

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Affenpinscher: Preço Filhote, Características

Ler próxima

Cachorro Buldogue Inglês: Preço Filhote, Características

Deixe um comentário

9 + 17 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!