Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Bullmastiff: Preço Filhote, Características

Cachorro Bullmastiff: Preço Filhote, Características

Com a finalidade de obter tudo o que pode-se desejar de um cachorro de guarda, criadores britânicos decidiram somar aos dotes do Mastiff algumas características de outras raças de grande porte. A nova raça, obtida provavelmente do cruzamento do Mastiff com o Bulldog, considerada pura, foi reconhecida oficialmente em 1924 pelo English Kennel Club. O reconhecimento
pelo AKC veio em 1933.

Bullmastiff

Origem

Apesar dos Mastiffs (seu descendente) serem uma das mais antigas raças britânicas, o Bullmastiff, é provavelmente mais recente. A documentação histórica desta raça começa no final do século 19, quando a caça ilegal em grandes propriedades tornou-se um problema tão grande que a vida dos cachorros de guarda estava em risco. Era necessário um cachorro forte e corajoso que pudesse aguardar a aproximação do invasor em silêncio, atacar a partir de um comando, e render o invasor sem machucá-lo. O Mastiff não era rápido o suficiente, e o Bulldog não era tão grande, então foram cruzadas as duas raças para criar o cachorro perfeito, que foi chamado de “cachorro vigia de caça noturno” (gamekeeper’s night dog).

A cor preferida era o preto machado, porque podia camuflar-se melhor à noite. Quando a raça tornou-se famosa, muitos proprietários escolhiam-nos como guardas, mas preferiam os filhotes de cores mais claras, especialmente aqueles com a mancha escura na área dos olhos, uma marca de seu ancestral Mastiff.

Os criadores preferiram buscar uma linhagem pura, e então empenharam-se em gerar um animal ideal que fosse 60% Mastiff e 40% Bulldog. E, mesmo sendo selecionado como um cachorro de guarda, ele teve outros papéis, em determinadas épocas chegou até mesmo ter sido utilizado como auxiliares do exército, e também da polícia. Atualmente é um excelente cachorro de companhia, apreciado em todo o mundo. Ao mesmo tempo, é uma raça muito dócil com os familiares e com as crianças, demonstra fidelidade e equilíbrio, adaptando-se muito bem para a vida em família, apesar de manter as suas características tanto de defesa como também de guarda.

Bullmastiff01

Características

O focinho do Bullmastiff é curto, a mandíbula é larga, com mordedura preferencialmente em torquês. No entanto, é admitido um leve prognatismo inferior. Os olhos são escuros, ou avelã, de tamanho médio. A pelagem da raça é curta e dura, bem assentada ao corpo. A raça apresenta uma típica máscara preta, assim como tons mais escuros próximos aos olhos, que são contornados de preto. Qualquer tonalidade de tigrado, fulvo ou vermelho é admitida para a raça.

A altura dos cachorros varia de 63 cm a 69 cm para os machos, e entre 61 cm e 66 cm para as fêmeas, medidos sempre a altura da cernelha. O peso da raça Bullmastiff varia de 50 a 59 kg para os machos, enquanto as fêmeas têm peso entre 41 e 50 kg.

Peso:Macho de 50 kg a 59 kg

Fêmea de 41 kg a 50 kg.

Altura:Macho de 63 cm a 69 cm

Fêmea de 61 cm a 66 cm.

Grupo:Grupo 02 – Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços
Funções:Cachorros de guarda e companhia.
Grau de Atividade:Alto
Pêlo:Curta e dura.
Cor:Castanho, tigrado, fulvo ou vermelho.
Nome de Origem:Bullmastiff.
Pais de Origem:Grã-Bretanha
Registro FCI: 157

Bullmastiff02

 Temperamento

O temperamento do Bullmastiff é uma mistura de gentileza, alegria, seriedade, atividade, resistência e vigilância, um companheiro devotado e, um cachorro de guarda. Ele não permite-se provocar facilmente, mas se estiver ameaçado ele é destemido. É teimoso e não é fácil motivá-lo a agir contra sua vontade.

Geralmente se dá bem com outros cachorros e animais da casa, e com crianças também. Precisa de um lar firme e amoroso. Contando com um estilo totalmente protetor é um excelente cachorro de guarda pessoal e também de territórios, defende as crianças com uma coragem invejável. Não costuma aceitar que apareçam estranhos em sua região de domínio, a não ser que eles lhe sejam apresentados pela família, então torna- se dócil e carinhoso, sabendo diferenciar pessoas estranhas o que demonstra muita inteligência. Pode ser treinado para domar um pouco seu temperamento egoísta, e costuma proteger o seu território não atacando, mas sim deitando os intrusos por terra e os mantendo seguro embaixo de suas patas. É interessante que o mesmo seja treinado e socializado desde pequeno, e devido a estas grandes exigências, não é aconselhável a ser criado por donos inexperientes.

Curiosidades

Esse guardião é amoroso com os donos e equilibrado na forma de agir, o que reduz os riscos de acidentes fatais. Ele é pouco conhecido até em sua terra natal, a Inglaterra. E lá, como nos EUA e no Brasil, bastante confundido. Por terem uma aparência semelhante a algumas raças mais conhecidas, como o Boxer e o Fila Brasileiro. Todos esses cachorros pertencem a um grupo chamado de molossos, caracterizado pelo físico robusto, compacto e com boa musculatura; peito volumoso, mais amplo que a parte de trás; cabeça larga e focinho mais curto que o crânio.

A falta de popularidade da raça, porém, não provém de uma carência de qualidades ou da ausência de uma função prática. Eles possuem muitas virtudes e desempenha o seu papel como guarda e companhia com eficiência e peculiaridades bastante atraentes. E, apesar de desconhecido e de ainda não estar entre as raças mais populares na Inglaterra, nos últimos dez anos seu número de registros tem triplicado naquele país. A razão para tal aquecimento, segundo o secretário da Bulmastiff Society, na Escócia, Robert Taylor, está provavelmente no caráter equilibrado e pouco violento, o que “garante a segurança, reduzindo as chances de acidentes fatais”. Trata-se de uma preferência atual na Inglaterra, cujo objetivo é erradicar cachorros extremamente bravos que machucaram ou mataram pessoas. Afinal, foram os ingleses que difundiram as rinhas entre cachorros, que lhes custaram severas críticas de entidades e organizações protetoras de animais.

Bullmastiff03

Dicas

O Bullmastiff é um cachorro grande que precisa de exercícios todos os dias pra ficar em forma. Mas suas necessidades são moderadas, e ele fica feliz com longos passeios de coleira. As atividades e passeios são ideais para o mesmo, porém na rua é preciso ter alguns cuidados, pois a raça normalmente não gosta de outros cachorros. Não sente-se bem em climas quentes, e não é um cachorro para viver fora da casa. Dentro de casa, ele precisa de uma cama confortável e de bastante espaço pra esticar-se. Ele baba. Alguns roncam. Os cuidados com o pelo são mínimos. Devido ao seu tamanho possante é preciso que se tenha uma vigilância constante quando o cachorro e a criança estiverem juntos, pois ele poderá fazer movimentos bruscos ou mesmo derrubar a criança. Caso isto aconteça não pode ser repreendido, por isso é interessante um treinamento desde pequeno, pois irá manter-lo mais tranqüilo. Se for criado em uma família dócil e afetuosa assim ele será, sendo muito calmo e adapta-se até mesmo a vida em apartamentos. O pelo é bastante fácil de manter-se. E por isso a escovação realizada semanalmente mantém a sua pelagem limpa e ainda diminuem as necessidades de ele tomar um banho, já que é prejudicial à camada oleosa que protege a pele.

Bullmastiff005

Saúde

São propensos a algumas doenças hereditárias de sua raça como, por exemplo, a displasia de sua anca, que afeta 24,5% de todos os indivíduos. A displasia do cotovelo, que afeta 13,8% dos indivíduos. Atrofias progressivas de retina também são comuns de encontrar, o que é um problema bastante particular que pode ser diagnosticada através de um exame genético. Além de artrites e inchaços nas patas. É muito comum se encontrar tumores e também problemas oculares, uma das grandes preocupações dos criadores desta raça. Expectativa de vida varia entre 7 anos a 10 anos.

Preço

O preço médio do filhote do Bullmastiff pode variar de R$ 2.500 a R$ 4.500.

Bullmastiff04

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Boston Terrier: Preço Filhote, Características

Ler próxima

Cachorro Fox Terrier: Preço Filhote, Características

Deixe um comentário

16 + 8 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!