Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Cavalier King Charles Spaniel

Cachorro Cavalier King Charles Spaniel

O cachorro Cavalier King Charles Spaniel é uma pequena raça canina oriunda do Reino Unido. O Cavalier King Charles Spaniel partilha raízes comuns com o King Charles Spaniel.

Cavalier-King-Charles-Spaniel

Origem

A raça Cavalier King Charles Spaniel é uma pequena raça canina oriunda do Reino Unido. O Cavalier King Charles Spaniel partilha raízes comuns com o King Charles Spaniel. Até ao século XX, as duas raças viviam sob o nome King Charles Spaniel. Eram os cachorros de colo da nobreza, e inacessíveis às outras ordens, visto que só a aristocracia podia-se dar ao luxo de ter cachorros que não trabalhavam. Tidos como exemplares confortadores eram mesmo prescritos pelos médicos para curar algumas maleitas. Eles eram preferidos pelo Rei Charles de Inglaterra que autorizou que estes fossem permitidos em todos os estabelecimentos. São vários os retratos deles no século XVI, XVII e XVIII.

Contudo a raça foi-se modificando ao longo do tempo. Com a crescente popularidade de cachorros com focinho achatado, como o Pug, os cachorros de focinho mais comprido passaram a ser raros. No início do século XX, eram já notórias as diferenças entre os cachorros que observavam-se nos quadros. Numa tentativa de encontrar exemplares com a conformação dos séculos anteriores, o norte-americano Roswell Eldridge instituiu em 1920 um prêmio de 25 libras, que era na altura muito dinheiro, na mais importante exposição canina de Londres, a Cruft’s Dog Show. O seu objetivo era adquirir um casal de cachorros que assemelhasse-se aos quadros de Van Dyck.

Na tentativa de ganhar o prêmio, os criadores começaram a selecionar os cachorros para obterem a aparência dos exemplares originais: tornaram-nos mais pesados, e de nariz mais longo. Depressa houve uma cisão entre o tipo moderno, e o original. Na década de 40 do século XX, a nova variedade, inspirada na conformação original, foi reconhecida como raça independente, e foi-lhe acrescentada à designação Cavalier. O Cavalier King Charles Spaniel rapidamente recuperou a popularidade que tinha nos séculos anteriores, tornando-se uma raça muito procurada no Reino Unido, suplantando a variedade de focinho achatado, o King Charles Spaniel.

No Brasil, a raça ainda é pouco conhecida, mas existem criadores regulares a muitos anos.

Cavalier-King-Charles-Spaniel-06

Características

Um pouco maior que o King Charles Spaniel, o Cavalier King Charles Spaniel possui muitas características semelhantes ao seu parente de tamanho toy. No entanto são raças distintas, e os exemplares não cruzam entre si. É considerado um cachorro ativo, alegre, gracioso, de movimentação elegante, bem equilibrado, e sem vestígios de timidez.

A raça Cavalier King Charles Spaniel tem maxilar forte, e a mordedura é em forma de tesoura. O focinho é afilado, não pontudo, com trufa preta, sem manchas e bem desenvolvida, apresentando stop pouco marcado. Seus olhos são grandes, escuros, redondos, sem serem proeminentes. As orelhas são longas, de inserção alta, com franjas em abundância. O peito é moderado. As patas são medianamente musculosas e retas. Os pés são compactos, almofadados, e bastante peludos. A cauda é de comprimento médio caindo até abaixo do jarrete, embora vejam-se algumas caudas amputadas.

A pelagem da raça é longa, sedosa, ligeiramente ondulada, mas não cacheada. As cores admitidas para os exemplares da raça são: Preto e Bronze – Os cachorros com estas cores são de um preto corvo com marcas bronze por cima dos olhos, nas bochechas, dentro das orelhas, no peito, nas patas, e na parte interior da cauda. O bronze deve ser vivo. Marcas brancas não são desejáveis; Rubi – Cor sólida que cobre todo o corpo num vermelho rico. Marcas brancas não são desejáveis; Blenheim – Marcas castanhas bem separadas contrastam com o fundo cor de pérola; Tricolor – Preto e branco bem separados com marcas bronze por cima dos olhos, nas bochechas, dentro das orelhas, no peito, nas patas e na parte interior da cauda.

De pequeno porte, o peso para os cachorros da raça fica entre 5 kg a 8 kg. O tamanho deve ser pequeno, proporcional ao peso, em media 30 cm a 33 cm.

Peso:Aproximadamente Macho e Fêmea de 5 kg a 8 kg
AlturaAproximadamente Macho e Fêmea de 30 cm a 33 cm
Grupo: 9 – Cachorros de Companhia
Funções:Cachorro de companhia
Grau de Atividade:Média
Pelo:Longa, sedosa, ligeiramente ondulada, mas não cacheada
CorPreto e Bronze – Os cachorros com estas cores são de um preto corvo com marcas bronze por cima dos olhos, nas bochechas, dentro das orelhas, no peito, nas patas, e na parte interior da cauda. O bronze deve ser vivo. Marcas brancas não são desejáveis; Rubi – Cor sólida que cobre todo o corpo num vermelho rico. Marcas brancas não são desejáveis; Blenheim – Marcas castanhas bem separadas contrastam com o fundo cor de pérola; Tricolor – Preto e branco bem separados com marcas bronze por cima dos olhos, nas bochechas, dentro das orelhas, no peito, nas patas e na parte interior da cauda
Nome de Origem:Cavalier King Charles Spaniel
Pais de Origem:Grã-Bretanha
Registro FCI:

Cavalier-King-Charles-Spaniel-02

Temperamento

O Cavalier King Charles Spaniel possui temperamento impetuoso, afetuoso, e absolutamente destemido. Um cachorro amigável, alegre, amistoso, e muito pouco dado à timidez, não agressivo, e sem nenhuma tendência ao nervosismo. Estas são apenas algumas das qualidades que tornam-no convívio com o Cavalier muito fácil e agradável. Com alguma tendência para ladrar, dão bons cachorros de alerta, mas péssimos de guarda, pois recebem bem os estranhos.

Ativos em casa, mas dóceis, são uma boa companhia para crianças e idosos. Adapta-se bem com outros animais, gatos, e cachorros de diferentes portes, mas a socialização da raça não deve ser negligenciada. Descendente de exemplares de caça gosta de seguir pistas, e pode perseguir animais menores, por isso é importante vigiar as primeiras apresentações com gatos.

Excelentes à vida em apartamento. Em casas com um pequeno jardim ao qual possam ter acesso durante o dia, sentem-se como reis. Têm uma grande necessidade de atenção, e não gostam de ficar sozinhos. Sempre disposto a agradar o dono, o treino não revela-se particularmente difícil com esta raça, pois também são bastante espertos.

Curiosidades

Nas histórias em quadrinho da Turma da Monica, do Mauricio de Sousa Produções, o animal de estimação da personagem principal da franquia, a Mônica, tem o nome de Monicão, e é um cachorrinho da raça Cavalier King Charles Spaniel de pelagem marrom.

Nos Estados Unidos, um dos proprietários mais famosos da raça foi o ex- presidente Ronald Reagan, que tinha um exemplar chamado Rex.

Dicas

Muito inteligentes e interessados em aprender, ele aparece na 44ª posição entre 135 raças pesquisadas, que deram origem à classificação do estudioso Stanley Coren, publicada no livro ‘A Inteligência dos Cães’. Participa com freqüência de provas de obediência, e obtém excelentes resultados. Necessita de passeios diários. A brincadeira dentro de casa desgasta bastante as suas energias, mas não é suficiente.

Sua pelagem vasta, ao contrário do que sugere, implica pouco trabalho, bastando um banho, e uma escovadela semanal. Não é necessário aparar a pelagem. As orelhas exigem mais atenção por serem longas, e pendentes. Devem ser escovadas mais freqüentemente, pois sujam-se facilmente quando o mesmo baixa o focinho, arrastando as orelhas.

Esta raça não lida bem com temperaturas altas ou com temperaturas baixas. Preferem climas temperados entre os 10 graus e os 25 graus.

Cavalier-King-Charles-Spaniel-03

Saúde

Existe uma negativa peculiaridade gerada pelos excessivos cruzamentos artificiais neste canino: sua curta expectativa de vida (7, 10 anos) causada por uma doença genética chamada cardiopatia. Devido a este problema, é aconselhado que verifique-se o histórico médico de várias gerações destes animais, a fim de evitar-se insistentes cruzamentos errôneos. Os pais devem ter no mínimo entre 3 anos a 5 anos, e devem ter atestados que comprovem não terem doenças cardíacas. Testes realizados antes são demasiado precoces.

Devido à propensão para o desenvolvimento de otites, as orelhas devem ser examinadas semanalmente. Uma raça também propensa a displasia canina, ente outros. Expectativa de vida varia entre 7 anos a 12 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 3.000 a R$ 6.000.

Cavalier-King-Charles-Spaniel-05

Leia Também:

Ler anterior

Cão Fila de São Miguel

Ler próxima

Flat Coated Retriever: Preço, Características

Deixe um comentário

dez + doze =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!