Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Cocker Spaniel Americano

Cachorro Cocker Spaniel Americano

O Cocker Spaniel Americano é uma raça descendente do Cocker Spaniel Inglês. Os criadores queriam uma outra raça que fosse mais empenhada ao trabalho, com isso o Cocker Spaniel Americano “nasceu”. Um pouco menor que o Cocker Spaniel Inglês, mas com a pelagem mais longa e densa. O Cocker Americano é uma das dez raças mais populares do mundo, com isso muitas famílias procuram essa raça por ter uma personalidade amável e fiel.

 

Cocker-Spaniel-Americano

Origem

A raça foi desenvolvida para ser um Cocker Spaniel perfeito, ou seja, um caçador completo e eficiente. Esta exigência influenciou inclusive, no desenvolvimento do tamanho da raça, afinal o Spaniel Americano precisava ter o tamanho menor (para facilitar a caça em pântanos), além de serem mais práticos para o transporte em barcos. Por isso, é menor que o seu primo, o Cocker Spaniel Inglês. Além disso, é possível encontrar várias diferenças entre ambas as raças, tais como: O Cocker Spaniel Americano possui o focinho mais arrebitado com o objetivo de diminuir o esforço ao carregar uma presa abocanhada. Além disso, sua pelagem se tornou-se mais longa e densa.

Tantas foram às mudanças que a partir da fundação do English Cocker Spaniel Club, em 1930 foi uma questão de tempo até que o Cocker Americano fosse reconhecido como raça independente. O primeiro clube a reconhecê-lo como raça foi o Canadian Kennel Clube, em 1940. O American Kennel Clube reconheceu o Cocker Americano em 1945 e o Cocker Inglês em 1947.  Depois desta declaração da independência, e especialmente após o término da segunda guerra, o Cocker Americano registrou um enorme crescimento no número de filhotes registrados nos EUA, estabelecendo logo diversos recordes e ficando sempre entre as raças mais registradas nos anos subsequentes.

Cocker-Spaniel-Americano01

Características

Os traços gerais são de uma raça bastante equilibrada. As suas extremidades traseiras são retas, e o seu tronco descende até umas extremidades posteriores fortes e musculadas. O seu crânio é arredondado, com uma cabeça modelada que está colocada sobre um pescoço largo, e ligeiramente arqueada que permite ao cachorro tocar com o nariz no chão. O seu focinho é amplo e profundo, e apresenta uma trufa com as fossas nasais bem desenvolvidas, ao mais puro estilo dos cachorros de caça.

As orelhas, muito largas e cobertas de pelo comprido, são de colocação baixa. Os seus pequenos e redondos olhos são de cor castanho-escuros, e olham de frente. A sua pelagem é exuberante, densa, ondulada, de textura sedosa e tem uma camada de pelo nas orelhas, no abdômen, na parte inferior do tórax e nas extremidades. Sua pelagem é curta na cabeça, mas é longa, sedosa e colada ao resto do corpo, com franjas onduladas, mas não cacheada, tendo subpelo suficiente para proteção na água. Esta pelagem de conformação apropriada ao show tornou-no de grande sucesso nas exposições

A cor do pelo pode ser sólida (preto ou tons de canela) ou particolors (duas ou mais cores bem definidas e bem distribuídas) sendo que uma das cores é, necessariamente branco. As marcas canelas, que podem ir das tonalidades mais claras do creme até o vermelho mais escuro, não devem cobrir mais que 10% da pelagem.

Peso:Macho 10 kg a 13 kg

Fêmea de 11 kg a 12 kg

AlturaMacho de 37 cm a 39 cm

Fêmea de 34 cm a 36 cm

Grupo:Grupo 8 – retrievers, levantadores e cães d’água
Funções:Cachorro de companhia, de caça
Grau de Atividade:Médio
Pelo:Duplos, levemente ondulados e sedosos
Cor:Dourado, preto, chocolate, chocolate e castanho e branco com qualquer cor sólida
Nome de Origem:Cocker Spaniel Americano
Pais de Origem:Estados Unidos
Registro FCI:167

Cocker-Spaniel-Americano03

 Temperamento

São exemplares inteligentes, brincalhões, agitados, extrovertidos, ciumentos, carentes, dóceis, afetuosos, e bem sociáveis, mas também tem uma forte personalidade, tendo que domesticar e educar, desde filhote, e com firmeza.

Passam a maior parte do tempo de bom humor e adoram correr. Alimentam-se muito bem, e adoram dormir depois das refeições. Apesar de serem bastante temerosos, são excelentes companheiros para as brincadeiras das crianças, já que possuem um caráter muito brincalhão. Muito adaptáveis tanto a uma variedade de estilos de vida, como de grupo de idades.

Curiosidades

Se o Cocker Spaniel Inglês era um caçador que aprendeu a fazer companhia para desempenhar um novo papel, o Cocker Americano foi desenvolvido para que fosse um excelente companheiro que, eventualmente, pudesse caçar. No entanto, a grande maioria dos Cockers Americanos não tem o instinto tão aguçado quanto os Cockers Ingleses.

De maneira geral, possui certo ar  “aristocrático”, que fizeram dele quase exclusivamente de luxo, e de companhia. Para isso também contribuiu de maneira determinante a seleção realizada exclusivamente sobre a sua morfologia, em prejuízo das suas qualidades como caçador.

A raça ficou muito popular através do filme “A Dama e o Vagabundo”, de 1955, pelos estúdios Disney, através da cadelinha chamada Dama. No Brasil, a raça ganhou mais destaque através da apresentação do programa de televisão TV Colosso, que dava destaque em sua vinheta a um cachorro da raça Cocker Spaniel Americano.

Dicas

Apesar do tamanho e do porte aristocrático, adapta-se muito bem na prática de esportes, tendo grande destaque nas competições de agility, devido ao seu porte pequeno, e sua enorme agilidade. Com crianças, costuma aguentar bem o tranco das brincadeiras, mas não pode-se dizer que seja o cachorro ideal para crianças muito pequenas, já que podem acabar machucando-o em suas brincadeiras mais rudes.

Por possui uma pelagem densa e exuberante, e para que ele fique com uma aparência saudável e bonita, precisa de cuidados especiais. Não apenas no momento da tosa, que deve respeitar o padrão da raça, mas também no período entre as tosas, em que deve ser escovado e desembaraçado para que mantenha-se bonito.

Ideal para pessoas que buscam por pequeno porte. Eles conseguem adaptar-se tanto em apartamentos, como em casa. É uma das raças mais recomendadas para fazer companhia para idosos, crianças e adolescentes, adoram divertir-se  e passear. Por ser uma bastante dependente é contra indicada para pessoas que passam muito tempo fora de casa, ou em viagens. A ausência prolongada dos donos deixa-o muito triste.

Por ter ancestrais utilizados para a caça (tendo que aprender códigos) de forma rápida, ele manteve suas características genéticas do passado. Por possuir um excelente olfato, o dono não deve estranhar caso seja presenteado com um pássaro ou rato na boca de seu cachorro. Late pouco – mas mais do que o Cocker Inglês.

 Cocker-Spaniel-Americano04



Saúde

De maneira geral, são muito robustos e saudáveis, mostram-se mais propensos do que a média a diversas doenças hereditárias. Estas só podem ser prevenidas através da criação cuidadosa. Entre as principais enfermidades que podem acometer os exemplares desta raça estão a epilepsia, displasia coxo-femural, os problemas oculares, otites, e renais. Expectativa de vida varia entre 10 anos a 12 anos.

Preço

O preço médio do filhote de Cocker Spaniel Americano pode variar de R$ 2.500 a R$ 7.000.

Cocker-Spaniel-Americano02

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Braco Francês

Ler próxima

Cão Lobo Checoslovaco

Deixe um comentário

catorze − cinco =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!