Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Pastor Alemão

Cachorro Pastor Alemão

O Cachorro Pastor Alemão é considerada como a terceira raça mais inteligente do mundo, é comum vermos exemplares desse cão trabalhando em conjunto com a polícia, são dóceis e leais com o seu dono e membros da família sendo uma ótima opção para cão de companhia. Saiba mais sobre o pastor alemão antes de levar um para sua casa.

Cachorro-Pastor-Alemão

Origem

A história do Pastor Alemão é distinta, algumas pessoas acreditam que no passado, o Pastor Alemão existia em várias regiões da Alemanha, esses cachorros eram diferentes em determinadas regiões do país. A partir do século XIX que um oficial de cavalaria prussiano, Von Stephanitz definiu e desenvolveu o padrão da raça. Outros acreditam que os pastores são provenientes da denominada idade do bronze (cerda de sete mil anos antes de Cristo), sendo que os primeiros exemplares foram encontrados no continente asiático e, a partir disso, se popularizando por toda a Europa.

Outra hipótese, que é a mais conhecida e aceita, sugere o surgimento dessa raça, é que ela foi reconhecida pela primeira vez nas regiões de Turingia e Wuttenberg, na Alemanha, naquela época os cães pastores tinham uma tarefa de vigiar e proteger o gado. E por causa desse fato, que o nome dado a essa raça é por causa das suas habilidades típicas como cão de pastoreio.

Cachorro-Pastor-Alemão

Características

O Pastor Alemão é uma raça considerada de porte grande, o macho pode chegar a medir até 66 centímetros e ter um peso que varia entre 33 e 43 quilos, já a fêmea um pouco menos tendo uma altura de 55 a 60 centímetros e pesar entre 34 e 40 quilos. Possuem um focinho comprido, sendo muito eficiente quando esta procurando alguma caça com o seu faro, a sua cauda é longa e tem uma grande quantidade de pelos, suas orelhas são médias e tem um formato de triângulo, sendo largo na base e fina nas pontas. A sua pelagem é longa e macia tendo uma combinação de cores, as cores predominantes dessa raça são marrons claro com mancha preta nas costas.

Peso:Padrão não comenta
Altura:Macho: de 65,5cm a 60cm
Fêmea 55cm a 60cm
Grupo:Grupo 01 – Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços)
Funções:Pastoreio, policial, guarda, busca e salvamento
Grau de Atividade:Moderado
Pêlo:A pelagem correta do Pastor Alemão é o mais densa possível e dupla: pêlo e subpêlo. O pêlo deve ser reto, áspero e bem assente, curto na cabeça e orelhas, incluindo a face interna do pavilhão auditivo; na face anterior dos membros, nas patas e dígitos; um pouco mais longo e cheio no pescoço. Na face posterior dos membros, alonga-se até o nível do carpo e do jarrete, formando, na face posterior das coxas, culotes, de tamanho moderado.
Cor:Varia desde o preto, com marcas marrom avermelhado, marrons ou amarelas, até o cinza claro. Preto e cinza unicolor sendo, o cinza, encarvoado (sombreado). Máscara e manto, pretos.
Pequenas e discretas marcas brancas no antepeito ou uma coloração muito clara na face interna dos membros, são toleradas mas, não almejadas.
A trufa deverá ser, necessariamente, preta em todas as cores de pelagem.
São penalizadas, como sinal de pigmentação insuficiente, a ausência da máscara, os olhos claros, os penetrantes, as marcas claras e esbranquiçadas, no antepeito e na face interna dos membros, as unhas de cor clara e a ponta da cauda avermelhada. O subpêlo é cinza suave. O branco não é admitido.
Nome de Origem:Deutscher Schäferhund
Pais de Origem:Alemanha
Registro FCI:166

Cachorro-Pastor-Alemão

 Temperamento

O Pastor Alemão é uma ótima opção para quem procura um cachorro que mescla o companheirismo e lealdade com a proteção de sua casa, é uma raça muito inteligente, versátil, devotada e fiel aos seus donos e membros da família, costuma se dar muito bem com cachorros de outras raças e animais domésticos. O Pastor Alemão é muito calmo quando filhote e quando são adultos ficam mais calmos ainda, não é um cachorro medroso, com estranhos costumam ser um pouco reservados no começo, porém, quando pega confiança são muito carinhos com as pessoas. É uma raça que gosta da companhia de crianças e de idosos, sendo muito pacientes e amoroso, mas é muito importante que acostume com a presença de crianças e idosos a sua volta desde filhote. O seu nível de Inteligência é muito alto, é fácil ensinar truques e comandos de obediência e de proteção.

Curiosidades

O Pastor Alemão com sua extrema facilidade para aprender comandos de seu dono e por possuir um faro excelente são utilizados em vários países, inclusive aqui no Brasil, como cão policial. É  comum serem vistos em atividade para capturar pessoas desaparecidas, procurando drogas em aeroportos ou em bairros que o tráfico comanda, esses cachorros também são utilizados como cão de guarda, atacando quando for preciso dentro dos estádios de futebol, controlar multidões em eventos e manifestações. É uma raça que exerce muito bem atividade de acompanhantes de cegos e doentes mentais. Tamanha sua inteligência que hoje em dia existem vários filmes com os pastores alemães atuando.

Cachorro-Pastor-Alemão

Dicas

É uma raça que precisa de muitas atividades físicas e mentas diariamente, precisa ter um tempo reservado para o seu pastor todos os dias, exercendo uma longa caminhada no fim de tarde ou até mesmo uma bateria de exercícios e aulas de treinamento em um parque. Seu pêlo precisa ser escovado pelos menos 2 duas vezes por semana, para evitar o acúmulo de sujeira e nós do seu pêlo. Adoram ficar em um lugar espaçoso onde possa se exercitar e correr o dia todo, não é recomendado essa raça dentro de apartamento ou lugares fechados, costumam ficar muito agressivo quando acontece isso. Para ter um cão sempre saudável e feliz, é preciso estimular a mente deles com truques e comandos.

Cachorro-Pastor-Alemão

Saúde

O Pastor Alemão tem uma expectativa de vida que gira em torno de 10 a 12 anos, infelizmente é uma raça que pode apresentar vários problemas de saúde com o passar dos anos, existem vários registros de pastores alemães que sofre de displasia coxofemoral, podendo ficar paraplégicos por volta de 10 anos de idade, outro problema que a raça pode apresentar é torção de estômago e epilepsia. É muito importante que faça exames com o seu cão frequentemente, é muito fácil encontrar hoje em dia pastores alemães irem a óbito depois de pegar uma infecção generalizada por fungos Aspergillus.

Preço

Existem vários criadores dessa raça espalhada por todo o país, o preço de um filhote de Pastor Alemão pode variar dependendo da genética e histórico da família, você pode encontrar por um preço que varia entre R$ 2,000 e R$ 5,000.

Cachorro-Pastor-Alemão

Leia Também:

Ler anterior

Ilustrações Engraçadas Mostram as Diferenças entre Morar com Cão e Gato

Ler próxima

Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão Miniatura)

Deixe um comentário

catorze − seis =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!