Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Landseer

Cachorro Landseer

Sendo uma raça descendente dos cachorros de ursos pretos e os crioulos, pertencentes aos Vikings. O Landseer é uma raça oriunda do Canadá.

Landseer

Origem

Porém muitos clubes de cinofilia consideram como sendo simplesmente uma variação preta e branca da raça Terra Nova, entretanto o FCI a considera como sendo uma raça separada. Esta raça se bem treinada ajuda também muito os nadadores salvadores a recuperar pessoas na água que estão a afogar-se, ou com dificuldades de nadar para a costa. E são muitas as histórias sobre os esforços corajosos deste cachorro em resgatar as pessoas que estejam precisando desse tipo de socorro.

Na verdade, a raça tem o nome de Sir Edwin Landseer, um pintor que comemorou os feitos heroicos de um Landseer em resgatar o capitão do afogamento, pois os Landseers são definitivamente “bebés d’água”. Inclusive é um cachorro que não hesitaria em dar um mergulho se eventualmente estiver passando próximo a um rio, ou mesmo um pequeno riacho, mesmo que estejam carregando alguma mochila presa as suas costas.

Quase desapareceu completamente, principalmente quando o Terra Nova tipicamente preto tornou-se moda. E também a existência da raça foi gravemente afetada pela Segunda Guerra Mundial, graças aos esforços feitos pelos criadores alemães e suíços, o Landseer foi revivido nos anos 1930.

Landseer01

Características

Fisicamente, as características que mais destacam-se são sua resistência aos rigores climáticos, sua força, que permite-lhe transportar cargas e salvar pessoas de afogamentos. Assemelhado ao terra-nova, pode chegar a medir os 80 cm na cernelha.

Possui um crânio largo, um focinho curto, mas forte, com um nariz preto escuro, os olhos são amendoados dando ao cachorro uma expressão amigável. As orelhas de tamanho médio são de forma triangular, têm pontas ligeiramente arredondadas, são cobertas com pelos bem curtos. Esta raça tem um pescoço largo e musculoso, uma parte traseira reta e nivelada, com um lombo musculoso e um peito profundo, com costelas bem arqueadas. A cauda é forte densamente coberta com cabelo espesso, quando está em repouso, a cauda forma uma ligeira curva no final e trava para baixo. Em movimento, a cauda é portada reta com uma ligeira curva no final.

A pelagem dupla, com acabamento longo, reto, macio ao toque, levemente ondulado, grossa e oleosa, sendo que o sub-pelo é grosso e muito oleoso. E sua pelagem predominantemente branca é marcada com manchas pretas no corpo, a cabeça e as orelhas são pretas. Uma mancha branca que vai do focinho ao colar melhora a aparência e a torna impressionante.

Peso: Macho e Fêmea de 45 kg a 70 kg
AlturaMacho de 72 cm a 80 cm e Fêmea de 67 cm a 72 cm
Grupo:2 – Cães de tipo pinscher e schnauzer, molossoides, cães montanheses e boieiros suíços – Molossóides
Funções:Cachorro de guarda e companhia
Grau de Atividade:Alto
Pelo:Dupla, com acabamento longo, reto, e macio ao toque, levemente ondulado, grossa e oleosa
Cor:Predominantemente branca é marcada com manchas pretas
Nome de Origem:Landseer
Pais de Origem:

Canadá

Registro FCI:226

Landseer02

Temperamento

A personalidade e o temperamento tornam-no definitivamente um cachorro de família, pois esta raça adora estar próxima de sua família. Um exemplar confiante, independente, inteligente, fiel, de fácil adestramento. Muito ativo, gosta de todos os tipos de atividades. Natação, por exemplo, é sua atividade favorita.

E apesar de seu grande porte, preferem a qualquer coisa estar no colo de um membro da família e ser carinhosamente afagado. Pois este afável cachorro não gostaria de ser relegado para um canil, ou o quintal, pois prefere ficar dentro de casa, curte uma preguiça no sofá, ou na frente do fogo onde ele pode dedicar toda a sua atenção para a família. Este gigante gentil seria também uma ótima babá, um companheiro maravilhoso e um guardião seguro para toda a família, especialmente as crianças, pois é um protetor por natureza.

Sabe também imediatamente discernir uma situação perigosa e vai agir imediatamente para proteger a família. Amigável com estranhos, outros cachorros, animais, desde que não os reconheça como uma ameaça à família.

Curiosidades

Uma raça das mais exigentes, pois ao ter a percepção de que a família está em perigo, imediatamente não hesitaria em colocar-se entre a família e o perigo detectado. E apesar de não ser um cachorro feroz, é bastante destemido e ficaria bravamente na frente do membro da família para enfrentar a ameaça.

Landseer03

Dicas

Um bebedor bagunçado, baba muito, porem é um cachorro muito inteligente, que é conhecido por ser fácil de treinar, o que não deixa de ser uma vantagem para esta raça de grande porte. Adaptam-se muito bem em um apartamento, pois são praticamente inativos dentro de casa e podem mesmo ser considerado como almofadas de sofá. São nadadores exímios e natos, principalmente pelos seus pés palmados que fazem-no nadadores excelentes.

Se a natação não é possível, uma longa caminhada seria benéfica para o mesmo. Entretanto são cachorros bastante sensíveis ao clima quente e para exercitar-lo é melhor fazê-lo no início da manhã, ou começo da noite quando a temperatura é mais amena e fria.

E quanto aos cuidados com a pelagem, a raça tem uma pelagem grossa que faz-se necessária uma escovação cuidadosa diária. E de preferência uma escovação com um pincel duro, para poder remover os emaranhados de sua pelagem. E a escovação regular também vai distribuir os óleos da pelagem e banhos frequentes não é necessário nem recomendável para não retirar o óleo que impermeabiliza o pelo, no lugar da lavagem um banho seco é recomendado. As unhas devem ser cortadas regularmente, devem ter os dedos ergôs removidos.

Landseer04

Saúde

Podem apresentar displasia coxofemoral, e torção de estômago. Expectativa de vida varia entre 9 anos a 11 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 2.000 a R$ 10.000.

Landseer05

Leia também:

Ler anterior

Pointer Inglês: Preço Filhotes, Características

Ler próxima

Pastor de Beauce (Beauceron)

Deixe um comentário

19 − 18 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!