Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Pastor de Beauce (Beauceron)

Pastor de Beauce (Beauceron)

Com a sua originalidade Francesa, o Pastor de Beauce ou também conhecido como Pastor de Beauceron é uma raça de pastoreio, sendo uma raça muito utilizada por fazendeiros.

Pastor-de-Beauce

Origem

Comum no norte da França, este Pastor possui em seu histórico de trabalho, o pastoreio e a caça de javalis. Mais recentemente, foi adotado como cachorro de companhia e de guarda. Passou ainda a ser bem visto, recebido em competições de exposição de raças pela Europa. Apesar de possuir um adestramento classificado como moderado, seu tamanho, que pode chegar aos 70 cm na cernelha, requer que seus encontros com outros cachorros sejam supervisionados.

Também chamado Pastor Francês de pelo curto, Beauceron, ou ainda Bas Rouge (meias vermelhas), pelas manchas cor de fogo nas garras, o Pastor De Beauce lembra um pouco o Dobermann e muitos acreditam que esta tenha sido a origem do mais famoso cachorro de defesa alemão.

Segundo historiadores, o Pastor de Beauce também pode ser descende de um cachorro muito mais primitivo, de pelo duro e aspecto selvagem, no qual atuaram minuciosos processos seletivos. O primeiro registro de um cachorro com a denominação “Pastor de Beauce” aconteceu em 1893. E a partir daí, a raça começou a despertar o interesse de numerosos cinófilos; desde então, sua criação tem-se estendido notavelmente. O primeiro padrão oficial da raça foi escrito por M Paul Megnin que, em 1922 fundou o Club des Amis du Beauceron.

Originalmente utilizado como cachorro pastor pelos franceses que tinham criações nas planícies, o Beauceron ganhou espaço junto a diversos outros campos de atividade, sendo também aproveitado para guarda, guia de cego e cachorro de polícia. Foi amplamente utilizado pelo exército francês durante as duas Grandes Guerras. A última modificação do seu standard foi realizada em 2001. Atualmente, destaca-se principalmente como guardião. No Brasil, ainda são poucos os criadores da raça, que tem tudo para tornar-se mais popular.

Pastor-de-Beauce01

Características

Possui uma estrutura bem formada e rígida, apesar de não ser um cachorro pesado. A sua cabeça é comprida e achatada e o chanfro pouco saliente. Os olhos são castanhos, quase pretos, de formato ovalado e as orelhas, de inserção alta, estão normalmente pendentes. O corte de orelhas é atualmente proibido na Europa, mas não no resto do mundo. O dorso é reto, o lombo largo e bem arqueado, dotado com patas e membros fortes e musculosos. A cauda é comprida e curva-se ligeiramente no fim em forma de gancho.

A pelagem é curta, grossa e bem assentada ao corpo, apresentando um fino e felpudo sub pelo, preferencialmente na cor cinza-rato. A cor da pelagem pode ser preto e fogo (bas rouge) – preto com manchas em vermelho fogo, ou arlequim (danoisé) – azul mosqueado com fulvo, cinza, preto e fogo.

O tamanho dos exemplares machos fica entre 65 cm e 70 cm. Já as fêmeas apresentam, em média, de 61 cm a 68 cm de altura, sempre medidos na altura da cernelha.

Peso:Macho e Fêmea de 30 kg a 50 kg
AlturaMacho de 65 cm a 70 cm e Fêmea de 61 cm a 68 cm
Grupo:1 – Cães pastores e Boiadeiros (exceto Boiadeiros Suíços)
Funções:Cachorro de guarda e pastoreio
Grau de Atividade:Alto
Pelo:Curta e grossa
Cor:Preto e fogo (bas rouge) – preto com manchas em vermelho fogo, ou arlequim (danoisé) – azul mosqueado com fulvo, cinza, preto e fogo
Nome de Origem:Pastor de Beauce
Pais de Origem:

França

Registro FCI:44

Pastor-de-Beauce02

Temperamento

Um exemplar bastante obediente e que aprende com facilidade. Possui um forte instinto de proteção e como grande vantagem, não possui o espírito altamente dominante comum a muitas das raças usadas na guarda. Apresenta também ótimo desempenho em competições de ataque e defesa assim como em treinamentos específicos como cachorro de salvamento em escombros.

Combinando com seu aspecto rústico, é muito sólido e resistente e também, bastante curioso e sociável, não sendo excessivamente desconfiado ou agressivo. Até em razão de sua funcionalidade original, uma índole mais independente, o que não significa que não seja bastante apegado aos seus donos. Como todo cachorro de pastoreio, pode viver tranquilamente do lado de fora da casa, mas deve ser um integrante da família a quem protegerá.

Excelente cachorro de guarda, porque possui um elevado sentido de proteção territorial. É reservado e desconfiado com estranhos. Um animal talhado para o trabalho: atento, inteligente, cumpre eficazmente as tarefas que lhe são propostas, aprende rapidamente. Aprecia o ar livre, o exercício físico e os desafios, ou jogos que experimenta com dono.

Curiosidades

Além de atuar com muita eficiência na guarda, também é utilizado em pet terapia, Schutzhund, French Ring, detecção de drogas em aeroportos, agility, pulling e mushing, só para citar algumas outras atividades nas quais se destaca. É a sua versatilidade que explica também a crescente popularidade que a raça tem conseguido não apenas na França, mas, a partir dos anos 60, no resto do mundo.

Pastor-de-Beauce04

Dicas

Imprescindível que os donos destes animais possuam alguma experiência anterior com outros cachorros, uma vez que é aconselhável que a sua educação seja acompanhada, principalmente se existirem crianças no seio familiar. Eles possuem uma grande personalidade e independentes, pelo que convém integrá-los na família e discipliná-los.

A manutenção do seu pelo é simples e deve ser realizada semanalmente, ao contrário, da prática de exercício físico que deve ser diária e intensa, já que este cachorro não satisfaz-se com uma singela “voltinha ao quarteirão”. Se este ponto for cumprido, o Beauceron poderá viver relativamente calmo e feliz dentro de casa.

Pastor-de-Beauce05

Saúde

Como a grande maioria dos cachorros de grande porte e de crescimento rápido, está sujeito à displasia coxo-femural e de cotovelos. Caso vá adquirir um filhote, certifique-se de que os pais tenham sido examinados e que tenham sido aprovados pelas radiografias. Expectativa de vida varia entre 10 anos a 12 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 1.500 a R$ 2.500.

Pastor-de-Beauce03

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Landseer

Ler próxima

Cachorro Jack Russell Terrier

Deixe um comentário

5 × 4 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!