Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Mastim Tibetano

Cachorro Mastim Tibetano

O cachorro Mastim Tibetano (em chinês: 藏獒), também conhecido como Mastiff Tibetano, é uma raça muito antiga e primitiva, que tem origem nos povos nômades do Tibete, Índia, China e Nepal.

Mastim-Tibetano

Origem

Existe uma teoria de que é o ancestral de todos os cachorros do tipo Molosso, mas esta teoria foi contestada por uma série de cientistas, e também de pesquisadores. Outro estudo altamente questionável é que o cachorro divergiu geneticamente do lobo há mais de 58 mil anos atrás.

Esta raça gigante foi difundida pela Ásia e pelo continente Europeu, e passou a participar de exposições de beleza pela Europa, e América do Norte. Após mais de um século de cruzamentos seletivos, tornou-se um bom cachorro de companhia e guarda, porém apenas em países com temperaturas mais baixas devido a sua grossa pelagem. Foi e ainda é utilizado como um guardião de rebanhos, aldeias, mosteiros e palácios. É também amplamente utilizado por tribos locais de Himachal Pradesh, no extremo norte da Índia, para proteger ovelhas do ataque de leopardos-das-neves.

Considerada praticamente extinta, a raça foi resgatada no fim da década de 1800, pelos britânicos. Apesar desta raça ser considerada pouco comum, o número de criadores ativos vem aumentando aos poucos, levando a produção inclusive excessiva de filhotes. A maior parte deles é pura. No ano de 2008 competiu pela sua primeira vez na exposição de cachorros do Westminster Kennel Club.

Muito popular na China, este é tido como o maior símbolo de prestígio. Seguidamente existem relatos de exemplares que são vendidos a preços astronômicos.

Mastim-Tibetano01

Características

De grande porte, de imponência solene, séria e doce. Os exemplares da raça Mastim do Tibetano demora bastante para desenvolver-se completamente, e atinge seu pleno amadurecimento apenas com 4 anos de idade quanto aos machos, e de 2 a 3 anos no caso das fêmeas. Os machos deverão medir uma altura equivalente a 66 cm, podendo chegar a 83 cm, e as fêmeas no máximo 61 cm. Os cachorros criados no Ocidente pesam entre 45 kg a 72 kg, embora existam exemplares mais pesados. Alguns criadores, e também clubes oficiais, aceitam cachorros que apresentam uma determinada variação na altura e também no peso.

Sua pelagem costuma ser dupla, longa, densa e abundante sujeita ao clima extremo, é encontrado em grande variedade de cores, incluindo tonalidades preto sólido, preto castanho e diversos tons de vermelho, de ouro pálido e vinho escuro. Uma característica interessante é que o pelo não conta com o cheiro desagradável que a maioria dos cachorros de grande porte possui.

Existe, porém alguns casos que quando são um pouco mais velhos podem passar por este tipo de problema. Estes cachorros enormes vêm sendo cada vez mais produzidos no mundo ocidental, e também em alguns canis chineses, sendo muito útil para os nômades com uma estrutura, porém questionável, e menos útil para guardiões de gado.

Peso:Macho e Fêmea de 64 kg a 78 kg
AlturaMacho de 66 cm – Fêmea de 61 cm
Grupo:Grupo 02 – Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços
Funções:Cachorro de guarda e companhia
Grau de Atividade:Alto
Pêlo:Longa, densa e abundante
Cor:Preta, vermelha, ouro e vinho escuro
Nome de Origem:Mastim Tibetano
Pais de Origem:China
Registro FCI:230

Mastim-Tibetano02

 Temperamento

Estes exemplares ainda existem em grande abundância no Tibete, e em outras regiões do Himalaia. A raça de puro sangue, ocidentalizada, poderá variar de temperamento, apesar disto poderão existir cachorros de reprodução idêntica dentro de uma mesma ninhada criadas em uma mesma casa.

Estima-se que no Tibete existam os tipos que são ferozes, e agressivos, além de serem imprevisíveis em seu comportamento, e muito difíceis de serem treinados. Os criados por ingleses por sua vez, são bastante educados e anexados aos seus senhores.

Alguns dos criadores inclusive parecem aos poucos selecionar para a aparência, procurando um cachorro que tenha tamanho grande, pelagem abundante, tenha rugas, seja pesado e tenha uma papada. Outros criadores por sua vez procuram selecionar temperamentos suaves no Ocidente, e alguns de temperamento forte, na Ásia, onde é extremamente elogiado, e motivado a agir desta forma.

Considerado como um cachorro de guarda de rebanhos no Tibete é altamente tenaz em suas capacidades de enfrentar os predadores do tamanho de lobos, e leopardos. Como um cachorro socializado poderá fazer sucesso em um quintal que seja espaçoso, sendo um grande companheiro canino. Não é recomendado para viver em apartamentos. Os cachorros da raça após centenas de anos de reprodução seletiva vêm sendo valorizado por uma sentinela noturna, sempre mantendo possíveis predadores e intrusos longe.

 

Curiosidades

O nome “Mastim/Mastiff Tibetano” é um equívoco; este cachorro não é um verdadeiro Mastiff. O termo “Mastiff” foi usado primeiramente porque significava “cachorro grande”. Um nome melhor para esta raça seria ‘cão- montanhês-tibetano’ ou, para abranger toda a sua origem: ‘cão-montanhês- do-Himalaia’.

Alguns criadores de cachorros ocidentais, e asiáticos estão aos poucos realizando cruzamentos, e tentando criar uma réplica do cachorro lendário que foi identificado como o chamado “Mastiff Tibetano verdadeiro” ou Tsang-Khyi. Este que é muito melhor do que a sua versão atual.

Mastim-Tibetano03

Dicas

O adestramento do Mastim Tibetano deverá ser realizado de forma precoce, para que os comandos possam ser ensinados com muita paciência, e sabedoria aos cachorros. Os criados para residências são calmos, afetuosos e carinhosos, com seus donos, porém muito agressivos e temperamentais com estranhos. São excelentes vigilantes noturnos.

A aparência é poderosa, e muitas vezes intimidadora, por este motivo é interessante que seja tratado da melhor forma possível, para não desenvolver um temperamento difícil. Tem habilidades para caça no escuro, e também costumam enxergar bem inclusive na chuva.

Seu latido parece um rugido, o que oferece um grande poder de comunicação, ou até mesmo uma forma de chamar á atenção de seu dono. É uma forma de comunicação com outros cachorros, e por isso deve ser estimulada.

 Mastim-Tibetano04


Saúde

Bem ao contrário do que a maior parte das raças de grande porte, a sua expectativa de vida é bastante longa, podendo ficar entre 10 a 14 anos, em alguns casos até mesmo mais longos. Outras linhas puras podem contar com uma duração de vida um pouco menor.

Os cachorros saudáveis possuem menos problemas de saúde genética, por isso é muito importante a partir do momento que você adquirir seu filhote, deverá conhecer os pais, e observar os comportamentos para que não compre um que esteja doente.

São encontrados diversos cachorros que possuem doenças como hipotireoidismo, entrópio, ectrópio, problemas de pele, incluindo alergias, problemas autoimunes, incluindo demodex, falta de dentes, má oclusão(mordida profunda ou underbite), problemas cardíacos, epilepsia, progressiva da retina atrofia (PRA), catarata, entupimento de canais auditivos pequenos, como uma tendência para infecção de ouvido. Como acontecem com a maioria das raças de grande porte, alguns exemplares podem sofrer com displasia de cotovelo e ancas. Expectativa de vida varia entre 10 anos a 14 anos.

Preço

Como é uma raça pouco procurada pelo seu alto custo, seu preço pode variar muito. O Mastim Tibetano mais caro do mundo foi adquirido na China por mais de 10 milhões de yuans, ou seja, 2,5 milhões de reais. O nome do comprador não foi revelado, mas sabe-se que ele é um multimilionário, e que construiu fortuna na área do carvão.

Ter um exemplar Mastim Tibetano é sinal de status na China, por isso o animal tem feito sucesso entre os mais de 826.000 milionários que moram no país.  O preço é bem inflacionado, e quem deseja comprá-lo deve desembolsar alguns milhões.

 

Mastim-Tibetano05

Leia Também:

Ler anterior

Cão de Montanha dos Pirinéus

Ler próxima

Cão da Serra da Estrela

Deixe um comentário

dezenove − seis =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!