Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Pastor de Shetland Sheepdog

Cachorro Pastor de Shetland Sheepdog

Shetland Sheepdog ou Pastor de Shetland como também é conhecido, é uma raça oriunda das Ilhas de Shetland. Está raça é descendente do Collie de pelo longo. É um cachorro muito amoroso e fiel ao seus Donos.

Pastor-de-Shetland

Origem

É excelente para o agility  e provas de obediência, já que é facilmente adestrável e cheio de energia. Adaptável, é um canino classificado como ideal para famílias jovens ou sedentárias.

Considerada uma das raças mais inteligentes entre os cachorros Pastores, o Pastor de Shetland, também conhecido como Mini-Collie, é um maravilhoso companheiro, meigo, afetuoso, de expressão doce e muito ligado ao dono. Os ancestrais do Pastor de Shetland foram os pastores da Escócia que também estão nas raízes do Collie, e do Border Collie. A escassez de vegetação favorecia um gado menor e os cachorros necessários para pastoreá-los eram proporcionalmente menores. Em uma terra com poucas cercas, um Pastor adaptado era essencial para manter o rebanho longe das terras cultivadas.

Como todos os cachorros de fazenda, eles pastoreavam não apenas ovelhas, mas também pôneis e galinhas. Em algumas áreas distantes, era costume manter os animais em casa durante o inverno,  o amável cachorro Pastor conquistou seu lugar como parte da família. Por causa desse isolamento do resto do mundo, a raça definiu-se em um tempo relativamente curto.

A frota naval britânica costumava frequentar as ilhas para manobras e levava filhotes para serem criados na Inglaterra. Os primeiros cachorros eram chamados de “toonie dogs” (“toon” era o termo usado em Shetland para “fazenda”), mas eles começaram a ser exibidos (por volta de 1906) como Shetland Collies. Os criadores de collies não aceitaram esse o nome, que foi mudado para Pastor de Shetland. A raça é muito mais chamada por seu apelido “Sheltie”.

Nos primeiros anos na Inglaterra, criadores costumavam cruzar Shelties com Collies de pelo áspero na tentativa de melhorar suas características Collie. Essa prática gerou Shelties de tamanho acima da média, e não voltou a ser feita. Acompanhando a imensa popularidade do Collie, o Sheltie tornou-se perfeito para famílias que procuravam um cachorro de estimação leal, marcante e de tamanho menor, e hoje é uma das raças mais populares do mundo.

Pastor-de-Shetland01

Características

O Pastor de Shetland é uma raça de pequeno porte, ágil, ativo e sempre alerta. A silhueta deste elegante animal é, no entanto marcada por uma estrutura óssea forte e membros musculosos. A cabeça tem formato alongado, tem stop pouco acentuado, mas definido. A trufa, os olhos são amendoados, de inserção oblíqua, e cor castanho-escuro, com exceção dos exemplares nas cores azul-merle, que podem ter olhos azuis ou manchados de azul, conferem-lhe um ar gentil e atento, As orelhas de inserção alta, são moderadamente largas na base e têm as pontas dobradas para frente e a mordedura, com articulação em tesoura.

De pelagem longa, e sub-pelo macio, é uma belíssima raça de trabalho. Com uma linda e abundante pelagem na juba e no antepeito. As cores variam entre marta, azul melro, preto e branco, preto e fogo. A altura ideal é de 37 cm para os machos, e 35,5 cm para as fêmeas, medidos sempre na altura da cernelha. O peso deve ser proporcional ao tamanho.

Peso:Macho e Fêmea de 6 kg a 8 kg
AlturaMacho de 37 cm e Fêmea de 35 cm
Grupo:Grupo 1 – Cães pastores
Funções:Cachorro de guarda e pastoreio
Grau de Atividade:Alto
Pelo: Áspera, longa, e lisa, e o sub-pelo é macio, curto, e rente
Cor:Variam entre marta, azul melro, preto e branco, preto e fogo
Nome de Origem:Pastor de Shetland
Pais de Origem:

Grã-Bretanha

Registro FCI:88

Pastor-de-Shetland02

Temperamento

Extremamente inteligente, sensível e com desejo de agradar. Essa combinação faz dele um cachorro muito obediente, que aprende rápido e é muito devotado à família. Além de leal, alegre, gentil, brincalhão, amável e companheiro, não apresenta quaisquer problemas no relacionamento com as crianças, embora possa mordiscar calcanhares nas brincadeiras. Com pessoas estranhas demora um pouco até sentir-se confortável, mas sentindo qualquer traço de animosidade não vai pensar duas vezes para dar o alarme.

Capaz de tornar-se num ótimo cachorro de guarda. É reservado perante à desconhecidos e, perante estes, por vezes, um pouco barulhento. Late bastante.

Curiosidades

O Shelties aparece na a 6ª posição entre as raças mais inteligentes na classificação do livro  “A Inteligência dos Cães” de Stanley Coren. No entanto, a inteligência aguçada não é apenas uma qualidade, podendo transformar-se também num problema, já que por sua capacidade de aprendizagem tão desenvolvida, o Sheltie precisa ser exercitado – físicamente e psicologicamente – para que não torne-se um cachorro entediado, e consequentemente destrutivo.

Pastor-de-Shetland03

Dicas

Por sua característica de procurar o dono constantemente, não são cachorros que devam ser ‘esquecidos’ nos quintais, ou privados do convívio familiar, já que nestes casos podem desenvolver problemas de comportamento, como destruição, latidos em excesso, morder as coisas, e cavar buracos. Apesar de procurarem constantemente a companhia do dono, também não são cachorros de colo.

Podem viver em espaços pequenos, como apartamentos, desde que seja exercitado diariamente. Seu nível de atividade e sua grande facilidade em aprender novos comandos, fazem com que eles destaquem-se em esportes como o agility. Suas necessidades de exercício podem ser atendidas com uma longa caminhada, jogos de curto prazo, ou quintal.

Apesar de sua vasta pelagem impressionar, os cuidados especiais são poucos. No entanto, é indispensável uma rotina pelo menos semanal de escovação, com escova de pinos, para deixá-lo bonito e saudável. Na época da troca de pelos essa escovação deve ser feita mais frequentemente. Apesar de longa, a pelagem não costuma formar nós.

Os criadores são bastante enfáticos sobre a quantidade de banhos. Quanto menos, melhor! Normalmente deve ser banhado o mais espaçadamente possível, por exemplo, semestralmente, existindo criadores que nunca dão banho em seus cachorros, optando pelo chamado banho seco, em intervalos semanais, com talco ou maisena.

A principal restrição aos banhos tradicionais é que os Shelties, por sua pelagem abundante, demoram muito para ficarem completamente secos, e a umidade do pelo pode causar a proliferação de fungos e bactérias causadores de micoses e dermatites, que provocam mau cheiro, e queda dos pelos.

Pastor-de-Shetland05

Saúde

Em geral, o Pastor de Shetland é um cachorro saudável com poucos problemas clínicos, no entanto existem algumas doenças que são diagnosticadas com maior frequência nessa raça como: hipotireoidismo, displasia coxo-femural, atrofia progressiva da retina, doença de Von Willebrand. O processo chamado de miniaturização aumentou os riscos de fraturas nas pernas.

Pode ser sensível a ivermectina. Merles não devem ser cruzados com merles. A geração de Merles homozigotos pode ser fatal, ou afetar a saúde. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 14 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 3.500 a R$ 5.000.

Pastor-de-Shetland04

Leia Também:

 

 

Ler anterior

Cachorro Pastor do Cáucaso (Caucasiano)

Ler próxima

Cachorro Welsh Corgi Cardigan

Deixe um comentário

um × um =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!