Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Pastor do Cáucaso (Caucasiano)

Cachorro Pastor do Cáucaso (Caucasiano)

O Pastor Caucasiano (caucasiano) é uma raça é muito conhecida na Rússia, seu país de origem. Esta raça ficou conhecida por fazer a proteção de rebanhos na Europa Ocidental, também fazia o papel de cão de guarda.

Pastor-do-Caucaso

Origem

Seu porte, padrão de cachorros pastores da Geórgia, lembra o de um urso, principalmente na cabeça, estilo que tornou-o preferido de Josef Stalin. Apesar do difícil adestramento é considerado um bom cachorro de companhia. É uma raça raríssima na maior parte do mundo, podendo-se dizer que está atualmente à beira da extinção.

Uma raça muito antiga que descende dos exemplares do tipo Mastiff do Tibete relacionados por sua origem aos cachorros Pastores. Por muitos anos esses refinados exemplares acompanharam os criadores de gado no vasto território que estende-se das estepes, e das montanhas de base do Cáucaso até o planalto do Irã. Esta raça tem sido formada, principalmente, nas severas condições das montanhas.

As principais regiões de penetração do Pastor do Cáucaso são a República Federal da Geórgia, Armênia, Azerbaijão, a República independente Karbadino-Bálcãs, Daguistão e da Kalmykia, nas estepes do norte do Cáucaso, e nas áreas circunvizinhas do Astrakan.

Nas regiões Trans-Caucasianas, os cachorros são do tipo de constituição mais pesada enquanto que nas regiões das Estepes, ao contrário, mais leves, mais pernaltas e, frequentemente, de pelagem mais curta. Em Taiwan, onde a preferência é por cachorros peludos e grandes, ainda há alguns criadores. É uma raça pouco difundida na América do Sul, onde há poucos criadores.

 

Pastor-do-Caucaso01

 

Características

São exemplares de porte superior à média, cachorros de grande porte, de constituição robusta ata rústica; são de natureza agressiva, e desconfiada para com estranhos. A essas características deve ser acrescentar a resistência, ausência de exigências, e capacidade de adaptação a variações das condições climáticas, propiciando a utilização do pastor do Cáucaso em quase todas as regiões da Rússia.

Crânio massudo, largo, e com arcadas zigomáticas fortemente desenvolvidas. Stop claramente marcado. Focinho de comprimento menor que o do crânio, e apenas levemente afilado. Trufa forte, larga e preta. Nos cachorros brancos, a cor e palha, a trufa de cor marrom (castanho) é admitida. Olhos escuros, pequenos, formato oval, e inserção profunda. Dorso muito largo, reto e musculado. Garupa larga, musculada, quase horizontal. Cauda de inserção alta.

Quando pendente, atinge a ponta dos jarretes. Capaz de enrolar ou ser portada em gancho. Cauda amputada é permitida. Patas formato oval alongado, arqueadas e bem compactas. Pelos retos, rústicos, com sub-pelagem fortemente desenvolvida, e de cor mais clara. Na cabeça e nas faces anteriores dos membros é mais curta e bem assentada. A pelagem é dividida em três tipos:

● Variedade pelo longo: pelagem mais longa. Os pelos longos do pescoço formam uma juba, nas faces posteriores dos membros, franjas e culotes a pelagem grossa que reveste a cauda a torna grossa e densa.

● Variedade pelo curto: revestido com pelagem grossa, relativamente curta sem juba. Sem franjas nos posteriores, face inferior ou nos membros e cauda.

● Variedade pelo intermediário: pelos longos, mas sem juba, culotes ou franjas. A coloração do pelo resume-se em vários tons de cinza com várias nuanças, normalmente de tons claros, para cores de ferrugem. Também cor de ferrugem, palha, amarelo, branco, cor de terra, tigrado, mas também com manchas definidas e pastel.

Os machos devem pesar no mínimo 50 kg, mas em média pesam 70 kg, podendo atingir os 100 kg; também devem possuir no mínimo 68 cm de altura, e as fêmeas 62 cm na cernelha ou mais.

Peso:Macho de 50 kg e Fêmea de 45 kg
AlturaMacho de 68 cm a 75 cm e Fêmea de 62 cm a 70 cm
Grupo:Grupo 2 – Cães de tipo pinscher e schnauzer, molossoides, cães montanheses e boiadeiros suíços
Funções:Cachorro de guarda e pastoreio
Grau de Atividade:Alto
Pelo:Retos, rústicos, com sub-pelagem
Cor:Tons de cinza com várias nuanças, normalmente de tons claros, para cores de ferrugem. Também cor de ferrugem, palha, amarelo, branco, cor de terra, tigrado, mas também com manchas definidas e pastel
Nome de Origem:Pastor do Cáucaso
Pais de Origem:

Rússia

Registro FCI:328

Pastor-do-Caucaso03

Temperamento

O temperamento calmo é uma característica típica da raça. O instinto de defesa só é revelado quando necessário.

As reações de defesa que manifestam-se de uma forma ativa, são bem desenvolvidos. Uma disposição agressiva e desconfiada perante estranhos. Inteligentes e fiéis e com uma boa memória.

Curiosidades

Originário do Cáucaso, vêm de montanhas que delimitam o continente europeu e asiático, estima-se que este exemplar tenha cerca de 2 mil anos. Naquela região, o Pastor do Cáucaso presta incalculáveis serviços a seus donos. Guarda os rebanhos em grupos de 5 ou 6 cachorros, já que o lobo é uma ameaça constante, conseguindo dominá-lo com relativa facilidade. Além disso, protege a casa de seu dono, onde se liga muito à família; torna-se dócil e revela forte instinto protetor.

Pastor-do-Caucaso04

Dicas

Por ser uma raça rústica não precisa de muitas exigências, porque seu pelo não recolhe odores, ou sujeiras, uma escovação semanal é suficiente. Já o banho pode ser uma vez a cada temporada. Deve ser dado espaço suficiente, uma vez que é uma raça que é muito tolerante como seu senso de independência. Se tiver um grande jardim com cerca será melhor, devido seu instinto de caça, pois gosta de explorar o espaço que tem disponível.

Pastor-do-Caucaso05

Saúde

A maioria das linhagens carregam um gene para a displasia traseira. O câncer também é muito prevalente. Há um problema grave de consanguinidade nesta raça criando problemas de saúde. Expectativa de vida varia entre 10 anos a 12 anos.

Preço

O preço médio pode variar de R$ 3.500 a R$ 6.000.

Pastor-do-Caucaso02

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Saluki: Preço dos Filhotes, Características

Ler próxima

Cachorro Pastor de Shetland Sheepdog

Deixe um comentário

5 × 3 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!