Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Perdigueiro Português

Cachorro Perdigueiro Português

O Perdigueiro Português é um cachorro muito leal e companheiro de seu dono e família, costuma ser dócil com pessoas estranhas e com cachorros de outras raças e animais domésticos, é uma raça elaborada para caçar animais de meio porte e hoje em dia é uma ótima opção para cão de companhia e de guarda. Conheça mais sobre o Perdigueiro antes de querer levar um exemplar para sua casa.

Guia-de-racas-PerdigueiroPortugues5

Origem

Igual a muitas raças existentes, o Perdigueiro tem sua história desconhecida. Existem várias opiniões quanto à sua origem, alguns dizem que é francesa, outros dizem que esse cachorro surgiu na Itália e a maioria dos pesquisadores dizem que tem sua origem na Espanha. Acreditam que os seus antepassados teriam sido importados da Espanha para a Grã-Bretanha entre 1705 e 1713 e lá é que foram aperfeiçoados. Existem relatos que a raça Pointer foi desenvolvida no começo do século XVII a partir dos cruzamentos de vários Foxhounds, Galgos, Setters e Bloodhounds.  Esses cães eram utilizados para caça de pássaros, eles partiam em campos abertos com os seus donos se movimentando constantemente quando viam a caça, ficavam correndo atrás deles até o momento em que pudessem ficar apontando a direção de sua presa, auxiliando os caçadores para a abate-los.  

Características

O Perdigueiro Português é considerado um cachorro de porte médio, o macho pode chegar a medir até 56 centímetros e pesar em torno de 23 quilos, a fêmea um pouco menos podendo medir entre 48 e 52 centímetros e pode pesar no máximo 19 quilos.

Possuem uma pelagem curta, densa, lisa e brilhante, essa raça possui duas cores padrão, essas cores são o amarelo e castanho, existem exemplares de cor uniforme ou manchado. Tem um focinho longo e largo sua cabeça é proporcional ao tamanho do corpo. Os olhos são arredondados de cor escura e suas orelhas são caídas de tamanho médio.

Peso:23 kg
Altura:56cm
Grupo:
Funções:Companhia e caça
Grau de Atividade:moderado a alto
Pêlo:pelagem curta, densa, lisa e brilhante
Cor:Amarelo e castanho
Nome de Origem:Perdigueiro Português
Pais de Origem:Portugal
Registro FCI:

Guia-de-racas-PerdigueiroPortugues3

 Temperamento

O Perdigueiro Português é um cachorro que tem uma memória muito boa e tem uma grande capacidade de aprendizagem. São muito obedientes e carinhosos com sua família e fiel ao seu dono. Gostam de crianças, podendo ficar horas brincando com eles correndo de um lado para o outro. É uma ótima opção de cão de guarda e de companhia, são dóceis com estranhos e outros animais de estimação e com cachorros de outra raça quando são treinados.  O perdigueiro é um verdadeiro caçador de grande alcance, é um excelente cão para caçar pássaros podendo correr durante horas atrás de sua presa. Por esse extinto, essa raça se distrai facilmente com a vida e a agitação de uma grande metrópole, mas é quase impossível de se distrair uma vez que está focado.

Curiosidades

O perdigueiro é o  resultado de várias raças de caças, o seu olfato é extraordinário, esses cachorros podem detectar uma caça de longe.

Dicas

O Perdigueiro é uma raça robusta e ativa, os cuidados são mínimos, precisam de uma atenção todos os dias para atividades físicas e caminhadas ao ar livre. Gostam de correr em campos abertos e manter longas excursões. Necessitam de companhia canina ou humana para não ficar tristes e solitários. A sua escovação precisa ser feita apenas em quinze e quinze dias para remover os pelos mortos e não ter um acúmulo de sujeira nos pelos. Caso você tenha uma casa com um quintal pequeno, lembra-se que esse tempo pra atividades e caminhada terá que ser maior.

Guia-de-racas-PerdigueiroPortugues2

Saúde

Essa raça tem uma expectativa de vida que gira em torno de 12 à 15 anos, são muito saudáveis e possuem pouco problemas de saúde, mais comum é displasia do quadril e cardiopatias.

Os perdigueiros são propensos a ter lesões da cauda de ponta.

Guia-de-racas-PerdigueiroPortugues

Preço

O Perdigueiro é uma raça pouco conhecida, porém, existem criadores registrados espalhado por todo o país, o preço do filhote dessa raça pode variar conforme a genética e histórico da sua família, você pode encontrar no mercado em um preço que pode variar de R$ 1,000 a R$ 3,000.

Guia-de-racas-PerdigueiroPortugues1

Leia Também:

 

Ler anterior

Cachorro Pinscher

Ler próxima

Crie Cartaz para Procurar Cachorro e Gato Perdido ou Desaparecido

Deixe um comentário

dezenove − nove =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!