Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Setter Inglês

Cachorro Setter Inglês

Setter Inglês, descendente de Spaniels (cães de caça espanhóis), a raça foi planejada em meados do século XV para encontrar e apontar aves. Esse antigo Setter era mais rústico, maior e com a pelagem encaracolada.

Setter-Ingles

Origem

O tipo moderno foi desenvolvido por Eduard Laverack, no século XIX, a partir de um casal, fazendo sucessivos inbreedings (cruzamento entre cachorros parentes). Pouco depois, Purcell Llevellin cruzou cachorros de criação de Laverack com Irlandeses e Gordons, resultando exemplares mais adequados à caça. Essa diferença entre os cachorros “trail” (caça) e “show” (exposição) permanece até Originariamente, o Setter Inglês (em inglês: English Setter) era um cachorro de aponte de cor branca, com manchas pretas e vermelhas. Tinha, além disso, uma constituição um tanto maciça. Vários criadores colaboraram para o refinamento da raça, dedicando seus esforços e cuidados a este cachorro.

É um cachorro de caráter amistoso e alegre. É muito ativo, precisa de uma boa dose de exercício diariamente e apresenta aptidão nata para atividades de caça. É um cachorro como os demais Setters, descendente dos Spaniels. Dito expressivo e habilidoso para o trabalho como caçador, com o passar dos anos, as proibições das caçadas, passou a ser constantemente visto como cachorro de companhia.

Setter-Ingles01

Características

O Setter Inglês é um cachorro de tamanho médio, contorno bem definido e de movimentação elegante. A cabeça tem formato ovalado, com stop bem definido. Os olhos do Setter Inglês devem ser escuros, brilhantes, em tons de castanho, desde a avelã até o marrom. A cauda da raça Setter Inglês apresenta comprimento mediano e lindas franjas com pelagem longa, lisa e sedosa.

A pelagem do Setter Inglês é longa, sedosa e brilhante, ligeiramente ondulada, sem ser encaracolada. Franjas ao longo da cauda, da linha inferior do tronco e da parte superior dos membros anteriores e posteriores As cores aceitas para a raça são o preto e branco (azul belton), laranja e branco (laranja belton), limão e branco (limão belton), fígado e branco (fígado belton) ou tricolor.

De porte grande, o tamanho dos cães da raça Setter Inglês fica entre 65 e 68 cm para os machos e entre 61 e 65 cm para as fêmeas, medidos sempre na altura da cernelha. Podendo atingir os 30 kg.

Peso:Macho e Fêmea de 20 kg a 30 Kg
AlturaMacho de 65 cm a 68 cm – Fêmea de 61 cm a 65 cm
Grupo: 7 – cães de aponte britânicos
Funções:Cachorro de caça, aponte e companhia
Grau de Atividade:Alto
Pelo:Curto
Cor:Preto e branco (azul belton), laranja e branco (laranja belton), limão e branco (limão belton), fígado e branco (fígado belton) ou tricolor
Nome de Origem:Setter Inglês
Pais de Origem:

Grã-Bretanha

Registro FCI:2

Setter-Ingles02

Temperamento

Como cachorro de caça, atividade para o qual mantém intactos os seus instintos, o Setter Inglês é ágil, incansável e destaca-se da maioria das raças desenvolvidas para essa função, por sua tranquilidade e boas maneiras inatas, sendo um cachorro de companhia exemplar. Conhecido por ser silencioso, bondoso, atencioso e de fácil adestramento, requer exercícios constantes, embora seja cauteloso com crianças.

A raça destaca-se também por seu apego às pessoas. Enquanto o Irlandês é instável, o Inglês chega a ser carente de tão meigo, mas sem ser inconveniente.

Curiosidades

O Setter Inglês vem tornando-se mais conhecido em nosso país, sem que a sua beleza e temperamento sejam afetados.

Em nosso solo, aonde chegou há cerca de 50 anos, a criação sempre foi pequena. Nos últimos tempos tem aumentando a procura de acasalamentos, as ninhadas não têm dado conta dos pedidos. Mas, o importante concordam todos, é que sejam mantidos os critérios de criação para que permaneça garantida entre nós a nobreza do Setter Inglês.

As estatísticas da CBKC – Confederação Brasileira de Cinofilia e ACB – Associação Cinológica do Brasil mostram que a criação nacional é pequena. Em 1983, o Irlandês registrava 611 filhotes; o Inglês, 67; o Gordon, 9. Em 1993, o Irlandês registrou 141; o Inglês, 55; e o Gordon, 15. Enquanto a queda do Irlandês foi significativa, a do Inglês foi bem menor. O criador Heitor Daguer, do Canil Villacam, Rio de Janeiro – RJ, avalia que houve influência positiva do cuidado com que o Setter Inglês é tratado no país, com importações e acasalamentos criteriosos, garantindo a sua qualidade.

Setter-Ingles04

Dicas

No Brasil, onde a caça é ilegal, poucos dos cachorros com esta função adaptaram-se tão bem à vida doméstica quanto o Setter Inglês. Mesmo que bastante saudável e resistente, sua longa e clara pelagem necessita de cuidados básicos para não ficar suja ou embaraçada, principalmente quando criado em contato com a vegetação.

Também o fato de ser obediente e não latir desnecessariamente, faz com que a raça possa ser criada em pequenos espaços, até mesmo em apartamento, desde que exercite-se adequadamente, pois, apesar de caseiro e afeiçoado ao dono, preza a liberdade. Ele sobressai-se pela aparência, bastante sofisticada para um cachorro de trabalho. Em relação aos outros dois Setters, Gordon e Irlandês, ambos de pelagem escura, somente o inglês possui variedade de cores, sempre tendo o branco como base.

Os cuidados são em condições normais, escovação semanal e banho quinzenal. Os criadores não aconselham um Setter Inglês a quem não possa ter um convívio diário com ele, dando-lhe carinho e atenção. Este contato é tão importante quanto à alimentação.

Setter-Ingles05

Saúde

Entre os principais problemas físicos que pode apresentar devido à seleção artificial, estão a cegueira e as alergias cutâneas. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 14 anos.

Preço

O preço médio do filhote do Cachorro Setter Inglês pode variar de R$ 2.000 a R$ 3.500.

Setter-Ingles03

Leia Também:

Ler anterior

Cachorro Schipperke

Ler próxima

Cachorro Vizsla (Braco Húngaro de Pelo Curto)

Deixe um comentário

1 × 5 =

Nenhum comentário encontrado.

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!